[Alunos-assis] Agenda Cultural - Sarau Lítero-Musical - CHAMA POÉTICA - 29/04/2010

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Terça Abril 27 17:56:38 BRT 2010


A Diretoria da FCL-UNESP/Assis 

Apresenta:



Sarau Lítero-Musical - CHAMA POÉTICA

Poemas e canções de amor



29 ABR - quinta-feira - 20h00 - SALÃO DE ATOS 






O CHAMA POÉTICA preparou uma bela apresentação de poemas e músicas que tratam o amor, tema tão recorrente à poetas e compositores.

A voz impactante e trabalhada de Carmen Queiroz será acompanhada pelo som do violão de Marcelo Menezes.

Nas leituras dos poemas, Fernanda de Almeida Prado, Alex Dias e Francesca Cricelli. 




ARTISTAS PARTICIPANTES:

- Alex Dias (ator e poeta)

- Carmen Queiroz (cantora)

- Francesca Cricelli (atriz e poetisa)

- Marcelo Menezes (músico) 




DIREÇÃO:

- Fernanda M. Bueno de Almeida Prado (psicóloga formada pela Unesp de Assis, psicanalista e produtora cultural - idealizadora do Chama Poética, conselheira da Poiesis, Casa das Rosas e Museu da Língua Portuguesa em São Paulo) 


  


 
--------------------------------------------------------------------------------
 


SOBRE O CHAMA POÉTICA 

O Chama Poética, eventos lítero-musicais, visa em seus projetos, difundir e fomentar a arte através da poesia, da prosa poética e da música, sempre convidando artistas de muita qualidade e competência, sejam atores, músicos, poetas ou convidados especiais. Por possuir um histórico de respeito na produção cultural, e muito vasto, o Chama Poética é capaz de desenvolver projetos lítero-musicais em diversos temas e estruturas diferentes, como a série sobre poetas, compositores/intérpretes, datas comemorativas, dramaturgos, sendo adaptável a espaços distintos.

O Chama Poética é o responsável pela realização do evento Sarau Chama Poética, que acontece a mais de cinco anos, originalmente na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, se estendeu para o Museu da Língua Portuguesa e Biblioteca de São Paulo em apresentações mensais. Também foi apresentado por mais de dois anos no SESC Ipiranga, estendendo-se para outras unidades da Rede SESC, como o SESC Presidente Prudente e SESC Bauru. Cada Sarau acontece dentro de um tema escolhido previamente e dentro deste tema a curadora faz a programação e direção com sugestões dos músicos, declamadores e poetas convidados.

Este sarau é uma espécie de reedição das Noites de Música e Poesia que o poeta Antonio Lázaro de Almeida Prado, professor emérito e fundador da UNESP de Assis produziu por vários anos naquela Universidade. Fernanda de Almeida Prado, idealizadora e produtora cultural do Chama Poética, sendo filha do poeta Antônio Lázaro, conviveu com o pai em todos os eventos por ele produzidos, aproximando-se da literatura - especialmente da poesia - desde sua infância.

O Sarau Chama Poética também foi apresentado no Fórum de Psicanálise de Ribeirão Preto e, por ocasião do 14° Festival de Poesia de Gênova, à propósito do convite e participação do poeta Antonio Lázaro de Almeida Prado, que representou o Brasil, o Sarau Chama Poética realizou três apresentações na Itália, no Palazzo Ducalle, na Casa América e SUQ (Festa das Nações- realizada no Porto antigo de Gênova). Essa é uma das características do Chama Poética, conseguir aproximar diversas culturas, e desenvolver temas específicos, como foi o caso do Sarau Chama Poética "Xadrez de Estrelas", realizado na Casa das Rosas, aproveitando a visita do tenor Mario Anacleto que lançava o seu livro sobre "Fado". Para este evento, três poetas da língua portuguesa foram os homenageados, Camões, Fernando Pessoa e Padre Vieira. Assim como, foi apresentado o Sarau Due Pátrie, com uma intrínseca conversa entre a poesia italiana e brasileira.

Outra extensão do Sarau Chama Poética é o CHAMINHA POÉTICA, que sempre desenvolve temas ligados ao universo infanto-juvenil, mas que encanta pessoas de todas as idades, como no evento "Para Crianças e Passarinhos", tema apresentado no SESC Ipiranga e Casa das Rosas, onde as músicas de Vinicius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque, Paulo Tatit e outros, misturavam-se entre contações de histórias e declamações de poesias e cantigas de roda.

No Museu da Língua Portuguesa, o Chama Poética iniciou, em 2008, o projeto MEMÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA, apresentando alguns dos maiores compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira, como Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Ataulpho Alves (evento realizado no dia de centenário de nascimento do compositor), Paulo Vanzolini, Especial Maysa (Casa das Rosas), Era do Rádio (Casa das Rosas). Estamos com os especiais marcados para os próximos meses do Museu da Língua Portuguesa: Era de Ouro, Francisco Alves, Elis Regina, Orlando Silva, Silvio Caldas, Dalva de Oliveira. 


As Oficinas Chama Poética tiveram início, também, na Casa das Rosas, com muito sucesso de público no dia 16 de julho de 2009. E em agosto foi apresentada na UNESP de Assis. Na Casa das Rosas o sarau "Os Motivos da Rosa" - que aconteceu no dia 12 de julho, deu o mote da oficina, que abordou o universo da poetiza Cecília Meireles e puderam, inclusive, declamar alguns dos poemas selecionados, orientados pelos oficineiros. As Oficinas Chama Poética primam pelo didatismo, sendo conduzidas por Fernanda de Almeida Prado, psicanalista, produtora cultural e estudiosa de literatura, idealizadora do Chama Poética e por Alex Dias, ator, poeta e produtor cultural, que também discutiram algumas poesias e a importância de estabelecer temas e critérios de seleção dos poemas em eventos lítero-musicais.

O Chama Poética também prepara aulas-show. Exemplo disso é a aula-show sobre a Antologia Poética de Vinícius de Moraes, misturando música, imagens e muita informação sobre o autor. Essa aula consta na programação de abril de 2010 no SESC Bauru.

O Chama Poética é atualmente uma referência nos eventos poéticos e musicais da capital paulista, com público certo e disputado e vem conquistando um novo público em cidades do interior. 


ALGUNS TEMAS JÁ REALIZADOS PELO CHAMA POÉTICA 


http://sarauchamapoetica.blogspot.com 


  a.. Ataulpho Alves 
  b.. Adoniran Barbosa 
  c.. Paulo Vanzolini 
  d.. Noel Rosa 
  e.. A Era do Rádio 
  f.. Bossa Nova 
  g.. Tropicália 
  h.. Ano da França no Brasil 
  i.. Consciência Negra 
  j.. Ancestralidades 
  k.. Ser tão Guimarães Rosa 
  l.. Palavras Encantadas de Mario Quintana 
  m.. Os Motivos da Rosa - Cecília Meireles 
  n.. Os Sonhos do Poeta - Antônio Lázaro de Almeida Prado 
  o.. Xadrez de Estrelas - Brasil & Portugal 
  p.. Due Patrie - Brasil & Itália 
  q.. Poemas de Amor 
  r.. Raízes 
  s.. Raízes Caipira 
  t.. O jeito mineiro de ser 
  u.. Poemas Eróticos e Canções de Amor 
  v.. Paratodos 
  w.. Para Crianças e Passarinhos 
  x.. Os Quatro Elementos 
  y.. O Mito de Orfeu 

--------------------------------------------------------------------------------




SOBRE OS ORGANIZADORES DO CHAMA POÉTICA

  


FERNANDA MARIA BUENO DE ALMEIDA PRADO 

É Psicóloga, Psicanalista e Produtora Cultural. Conselheira da Poiesis http://www.poiesis.org.br/, Agente Literária do poeta Antônio Lázaro de Almeida Prado cursou de Psicologia - UNESP campus de Assis e tem formação psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientae Participou de uma grande variedade de cursos sobre Mitologia , Filosofia e Literatura na UNESP, USP e cursos livres sobre poesia na Casa das Rosas e Biblioteca Alceu Amoroso Lima. A principal influência na sua formação literária é a de seu pai, Antônio Lázaro de Almeida Prado que é escritor, poeta, crítico literário e professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada.(professor fundador da UNESP de Assis- aposentado como professor emérito). seu pai é um grande mestre e sempre transmitiu com alegria seu conhecimento e pôde também ter acesso à sua vasta biblioteca que consta de mais de 20 mil volumes . Durante um longo período de sua infância e juventude assistiu às varias produções das Noites de Música e Poesia da UNESP e Catequese Musical que foram produzidas por seu pai, e que marcaram a toda uma geração de jovens estudantes da UNESP e moradores de Assis e região. É responsável pela direção dos grupos de estudos: Poesia, filosofia e psicanálise, iniciado em março de 2007 até a presente data. Várias atividades como produtora de eventos culturais na área psicanalítica desde 1983. Atividades mais recentes como produtora de eventos de literatura e arte em vários espaços culturais da cidade de São Paulo. Idealizadora, curadora e diretora do evento: "Sarau Chama Poética" que acontece desde 2004. Nos espaços culturais: SESC Ipiranga, Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e no Museu da Língua Portuguesa. Realizou em junho de 2008, em Gênova, o primeiro "Sarau Chama Poética" internacional no Pallazzo Ducale e Casa América. Desde o ano de 2004 vem produzindo o Sarau Chama Poética, originalmente na Casa das Rosas - Espaço de Literatura Haroldo de Campos e a partir de 2007 também no SESC Ipiranga e na Biblioteca Alceu Amoroso Lima e atualmente estes Saraus acontecem também no Museu da Língua Portuguesa. É a idealizadora do "Sarau Chama Poética". Faz a direção, escolha do tema, prepara o roteiro e a seleção de poemas. Os poemas e músicas escolhidos são intercalados em uma bonita e sofisticada costura que faz o evento ter um brilho e encantamento peculiar. Atualmente na cidade de São Paulo, Sarau Chama Poética é o sarau lítero-musical mais conhecido e reconhecido pela crítica e público.

Ouça entrevista de Fernanda M B de Almeida Prado: 


http://www.letraseleituras.com.br/entrevistas/?a=fernanda_de_almeida_prado 

  


ALEX DIAS

Ator e poeta, nasceu no dia 03 de janeiro de 1982. Natural de Campinas-SP passou toda a sua infância no interior do estado de São Paulo, concluindo em 2001 o curso de Magistério no CEFAM em São José do Rio Preto, cidade em que reside a sua família. No ano de 2006 concluiu o curso superior em Ciências da Informação e Documentação na USP-RP (Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto) com especialidade na área de Negócios pela FEA-USP (Faculdade de administração Economia e Ciências Contábeis) da USP de Ribeirão Preto. Exerceu em 2007 a função de Analista de Sistemas em um Instituto de Administração, trabalhando com Educação à Distância, concomitantemente participou de um curso livre de teatro pelo Projeto Ribeirão Em Cena. Em dezembro de 2008 concluiu na cidade de São Paulo o curso profissionalizante ator pela INCENNA - Escola de Teatro TV e Cinema. Possui, até o momento, dez participações em montagens teatrais, um curta-metragem, quatro campanhas publicitárias e participações nos Saraus Lítero-Musicais Chama Poética. Também obteve êxito em participações em concursos literários, tendo publicado alguns de seus poemas em projetos como o "Poetas de Gaveta" da USP, onde participou de quatro edições nos anos de 2003 a 2006. Premiado pelo NÓSSIDE - prêmio internacional de poesia promovido pela UNESCO.





--------------------------------------------------------------------------------


FOTOS:
Foto 1 - Alex Dias (fotógrafo: Gabriel de Almeida Prado)
Foto 2 - Fernanda de Almeida Prado (fotógrafa: Maria Rita Aguiar)
Foto 3 - Alex Dias e Francesca Cricelli (fotógrafa: Maria Rita Aguiar)
Foto 4 - Alex Dias e Francesca Cricelli (fotógrafa: Maria Rita Aguiar)
Foto 5 - Carmen Queiroz (fotógrafa: Maria Rita Aguiar)
Foto 6 - Carmen Queiroz (fotógrafa: Maria Rita Aguiar)



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100427/3a9d4fc0/attachment-0001.html 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : Alex Dias.jpg
Tipo  : image/jpeg
Tam   : 64882 bytes
Descr.: não disponível
Url   : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100427/3a9d4fc0/attachment-0006.jpg 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : Alex Dias e Francesca Cricelli - 2.jpg
Tipo  : image/jpeg
Tam   : 69725 bytes
Descr.: não disponível
Url   : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100427/3a9d4fc0/attachment-0007.jpg 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : Fernanda A Prado.jpg
Tipo  : image/jpeg
Tam   : 58660 bytes
Descr.: não disponível
Url   : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100427/3a9d4fc0/attachment-0008.jpg 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : Carmen Queiroz - 1.jpg
Tipo  : image/jpeg
Tam   : 61118 bytes
Descr.: não disponível
Url   : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100427/3a9d4fc0/attachment-0009.jpg 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : Alex Dias e Francesca Cricelli - 1.jpg
Tipo  : image/jpeg
Tam   : 37422 bytes
Descr.: não disponível
Url   : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100427/3a9d4fc0/attachment-0010.jpg 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : Carmen Queiroz - 2.jpg
Tipo  : image/jpeg
Tam   : 65413 bytes
Descr.: não disponível
Url   : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100427/3a9d4fc0/attachment-0011.jpg 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis