[Alunos-assis] Informativo AREX n º 121 /2010 - Curso de Extensão à Distância - Estudantes de G raduação
Lista dos Alunos da Unesp/Assis
alunos-assis em listas.unesp.br
Quarta Setembro 1 08:19:12 BRT 2010
Como surgiram os primeiros colleges americanos? Qual o seu papel hoje na educação superior americana? Quais as diferenças entre o ensino americano e o brasileiro? Quais os novos desafios que a globalização lhes coloca?
Essas questões serão abordadas no curso de extensão à distância oferecido pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília a alunos de graduação da UNESP de todos os campi.
Para obter mais informações vá até http://www.marilia.unesp.br/helopait e clique em Educação Superior Americana. Lá encontrará links para o programa completo da disciplina e para um texto introdutório sobre o assunto.
Inscrições até 10 de setembro junto ao Saepe de Marília em http://www.marilia.unesp.br/eventos; início em 14 de setembro.
Curso de 60 créditos, a ser dado em 15 módulos semanais através da plataforma Moodle;
Antes de se inscrever oficialmente, sugerimos que os interessados entrem no Moodle, leiam o programa e escrevam uma pequena apresentação.
Vá até http://moodle.unesp.br, busque o curso em “Ambientes Experimentais”, cadastre-se no site e entre no curso através do código cranberry.
Patrícia Arantes
Escritório de Pesquisa
UNESP - Campus de Assis
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100901/446ffa5a/attachment-0001.html
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome : Inf_121-2010 - Curso de Extensão à Distância - Estudantes ….pdf
Tipo : application/octet-stream
Tam : 27098 bytes
Descr.: não disponível
Url : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100901/446ffa5a/attachment-0001.obj
-------------- Próxima Parte ----------
Ensino
Americano
e
Globalização
Pait,
Lins
da
Silva
&
Costa
1
A
EDUCAÇÃO
SUPERIOR
AMERICANA
E
OS
NOVOS
DESAFIOS
GLOBAIS
UNESP,
2º
semestre
de
2010
Professora:
Heloisa
Pait,
Professora
Assistente
do
Departamento
de
Sociologia
e
Antropologia
Faculdade
de
Filosofia
e
Ciências
de
Marília.
Colaboração:
Carlos
Eduardo
Lins
da
Silva,
Presidente
do
Instituto
de
Estudos
Econômicos
e
Internacionais
da
UNESP.
Assistente:
Priscila
Feliciano
da
Costa,
aluna
do
curso
de
pedagogia
da
UNESP
de
Marília.
Curso
de
extensão
oferecido
aos
alunos
da
UNESP,
com
apoio
da
Comissão
Fulbright
http://moodle.unesp.br,
código
cranberry
1. O
curso
é
pra
mim?
Como
saber
se
esse
curso
atende
a
suas
necessidades
no
momento?
Leia
esse
programa
com
atenção
e
entre
no
Moodle
para
obter
mais
informações.
Para
isso,
vá
até
http://moodle.unesp.br
e
entre
em
“Educação
Superior
Americana”,
em
Ambientes
Experimentais.
Faça
o
cadastramento
de
acordo
com
as
instruções
(e
clique
no
link
da
mensagem
de
confirmação
que
você
receber
por
email).
Para
se
inscrever
no
curso,
use
o
código
cranberry.
Lá
você
encontrará
um
fórum
para
tirar
dúvidas
e
outro
para
colocar
uma
apresentação
pessoal.
Caso
decida
fazer
o
curso,
seja
muito
bem--vindo!
Para
se
inscrever
oficialmente
no
curso,
matricule--se
junto
ao
Saepe
de
Marília
até
o
dia
3
de
setembro,
em
http://www.marilia.unesp.br/eventos.
Esse
programa
e
também
um
artigo
introdutório
sobre
o
assunto
estão
em
www.marilia.unesp.br/helopait.
2. Descrição
do
Curso
Nesse
curso
examinaremos
o
ensino
de
artes
liberais
americano
em
seu
contexto
histórico
e
global.
O
ensino
de
graduação
americano
difere
do
nosso
por
seu
caráter
interdisciplinar,
deixando--se
a
profissionalização
e
a
especialização
para
a
etapa
de
pós--
graduação.
O
ensino
americano
é
descentralizado,
e
as
faculdades
e
universidades
americanas
responderam
a
desafios
como
o
da
inclusão
e
da
democratização
do
ensino
de
modos
variados
ao
longo
de
sua
história.
Ele
enfrenta
hoje
muitos
desafios,
alguns
dos
quais
semelhantes
aos
nossos,
tais
como
o
de
oferecer
ensino
de
qualidade
para
uma
população
jovem
e
diversa
e
o
de
fazer
frente
à
nova
competição
global.
Veremos
também
o
Processo
de
Bologna,
que
pretende
renovar
o
ensino
superior
europeu
facilitando
o
intercâmbio
estudantil,
e
propostas
de
mudança
hoje
em
curso
no
Brasil.
Como
base
nessas
experiências
internacionais,
examinaremos
os
Ensino
Americano
e
Globalização
Pait,
Lins
da
Silva
&
Costa
2
desafios
contemporâneos
do
ensino
superior
e
a
construção
de
uma
educação
global
com
forte
intercâmbio
de
pessoas,
conhecimento,
tecnologias
e
modelos.
3. Pré--requisitos
Esse
é
um
curso
de
extensão
desenhado
para
os
alunos
de
graduação
da
UNESP.
Alunos
de
qualquer
curso
de
graduação
da
Unesp
interessados
nos
temas
abordados
são
muito
bem
vindos.
De
qualquer
curso?
Sim,
de
qualquer
curso.
Havendo
disponibilidade,
aceitaremos
alunos
de
pós--graduação
e
docentes
interessados
no
tema.
Funcionários
envolvidos
com
questões
estudantis
também
serão
aceitos
caso
haja
vagas.
O
curso
exigirá
acesso
à
internet
para
pesquisas
e
também
para
o
uso
do
Moodle,
a
plataforma
de
ensino
à
distância
utilizada.
Conhecimentos
básicos
de
inglês
são
necessários,
uma
vez
que
boa
parte
da
bibliografia
do
curso
está
nessa
língua.
Um
excelente
domínio
da
língua
portuguesa
também
é
necessário.
Você
terá
que
comprar
alguns
livros,
além
dos
textos
postados
no
site:
reserve
4
horas
de
estudo
por
semana
para
o
curso.
Também
se
espera
dos
alunos
abertura
a
novas
idéias,
curiosidade
sobre
realidades
distintas
e
capacidade
de
diálogo
com
perspectivas
diferentes,
vindas
dos
autores
examinados
ou
de
colegas
de
outros
cursos
e
da
professora.
O
curso
exigirá
dos
alunos
pensamento
autônomo,
iniciativa
e
capacidade
de
planejamento
para
a
produção
de
um
ensaio.
Sempre
é
bom
dizer
que
o
curso
também
requer
comportamento
ético
dos
participantes,
sendo
que
o
plágio
não
será
permitido.
4. Atividades
O
Moodle,
ambiente
virtual
de
ensino,
será
a
nossa
sala
de
aula.
É
aí
que
apresen--
taremos
nossas
idéias
e
experiências,
através
de
postagem
de
textos
nossos
e
de
outros
autores
ou
de
comentários
e
perguntas.
Conforme
a
necessidade,
usaremos
outras
tecnologias
de
comunicação.
Escolhemos
o
Moodle
por
ser
fácil
e
intuitivo,
e
termos
larga
experiência
em
seu
uso
como
apoio
a
aulas
presenciais.
A
cada
semana,
indicaremos
textos
para
leitura
e
proporemos
discussões
sobre
esses
textos
e
atividades
de
pesquisa.
O
curso
se
organizará
em
torno
da
elaboração
de
um
ensaio
a
ser
postado
no
início
do
último
mês
de
aula.
O
ensaio
de
3000
palavras,
que
pode
ser
feito
individualmente
ou
em
grupos
de
até
5
alunos,
será
iluminado
pelas
idéias
vistas
no
curso
e
trará
uma
reflexão
sobre
um
aspecto
do
ensino
superior
americano.
O
material
empírico
a
respeito
desse
último
será
levantado
ao
longo
do
curso.
Os
alunos
terão
minha
orientação
ao
longo
de
todas
as
etapas
da
elaboração
do
ensaio.
5. Objetivos
Os
objetivos
do
curso
são
os
seguintes:
familiarizar
os
alunos
com
o
modelo
de
ensino
superior
americano;
estimulá--los
à
reflexão
sobre
o
ensino
superior;
e
criar
laços
acadêmicos
entre
alunos
de
diversas
unidades
da
Unesp
através
do
trabalho
colaborativo
realizado
no
curso.
Ensino
Americano
e
Globalização
Pait,
Lins
da
Silva
&
Costa
3
6. Avaliação
Metade
da
avaliação
será
feita
a
partir
da
média
dos
4
melhores
exercícios
feitos
ao
longo
do
curso
e
postados
no
ambiente
Moodle.
A
outra
metade
será
feita
a
partir
do
ensaio
a
ser
entregue
no
início
do
último
mês
de
aula.
Os
exercícios
e
o
ensaio
serão
avaliados
através
dos
seguinte
critérios:
riqueza
do
material
examinado
(35%),
qualidade
da
reflexão
conceitual
(35%),
clareza
e
capacidade
expressiva
do
texto
(15%)
e
originalidade
do
tema
ou
da
abordagem
(15%).
7. Código
de
ética
Veja
o
código
de
ética
da
UNESP
em
http://www.unesp.br/aci/cod_etica.
É
essencial
que
você
cite
todas
as
fontes
que
usar:
livros,
artigos
de
jornal,
páginas
de
internet,
entrevistas,
comentários
de
colegas.
Há
várias
maneiras
de
citar,
das
mais
formais
às
mais
informais;
o
crucial
é
citar.
O
plágio,
que
é
a
apropriação
de
textos
e
idéias
de
outros
sem
o
devido
crédito,
não
será
admitido
no
curso.
No
momento
em
que
você
postar
seu
trabalho
no
site,
com
o
nome
dos
participantes,
estará
automaticamente
declarando
que
o
texto
é
da
autoria
de
todos
os
participantes
e
apenas
deles.
8. Instruções
para
o
uso
do
site
Para
entrar
no
curso,
vá
até
http://moodle.unesp.br
entre
e
entre
em
“Educação
Superior
Americana”,
em
Ambientes
Experimentais.
Faça
o
cadastramento
de
acordo
com
as
instruções.
Para
se
inscrever
no
curso,
use
o
código
cranberry.
Use
nomes
fáceis
de
lembrar
para
usuário
e
senha.
Para
seu
nome
público,
procure
usar
apenas
um
nome
e
um
sobrenome,
escrevendo
em
minúsculas
com
iniciais
maiúsculas.
No
curso
online,
terá
acesso
ao
programa
da
disciplina
semana
a
semana,
e
a
vários
textos
disponíveis
online.
Use
o
fórum
geral
para
dúvidas
e
debates
gerais
quaisquer.
Dicas
de
uso
do
site:
1.
escreva
em
português
padrão
correto,
ou
seja,
evite
linguagem
de
internet
e
também
jargão
acadêmico;
2.
no
assunto
de
suas
mensagens,
coloque
sempre
um
tema
geral,
curto;
3.
em
“próximos
eventos,
calendário,
preferências”,
coloque
“previsão
de
próximos
eventos
200”;
4.
clique
no
seu
nome
no
canto
direito,
depois
“modificar
perfil”,
“mostrar
avançados”,
aí
“tipo
de
digest
das
mensagens”
completo;
5.
ainda
em
perfil,
em
“monitoragem
do
fórum”,
coloque
sim;
6.
ainda
em
perfil,
escreva
uma
apresentação
curta
e
objetiva;
e
7.
querendo,
coloque
uma
foto
sua
e
complete
o
perfil.
Para
trabalhos
em
grupo,
o
autor
principal
deve
indicar
em
sua
mensagem
o
nome
de
todos
os
autores
do
trabalho
e
esses
devem
escrever
uma
resposta
ao
autor
principal
afirmando
que
também
são
autores
do
texto,
com
todos
os
nomes
do
grupo.
Todos
os
que
postarem
suas
mensagens
no
prazo
receberão
a
mesma
nota.
Ensino
Americano
e
Globalização
Pait,
Lins
da
Silva
&
Costa
4
9. Programa
inicial
(veja
alterações
no
site)
Semana
1. Introdução
(Pait
2010)
Semana
2. Entendendo
os
Estados
Unidos
(Karnal
2007)
(Feldman
2010)
(Johnson
1997)
Semana
3. A
alma
americana
(Jobs
2005)
(Du
Bois
1999)
(Dewey
2007)
Semana
4. Origens
européias
(Schwartzman
2006)
(Teichler
and
Wasser
1992)
Semana
5. O
que
são
artes
liberais?
(Lucas
2006)
(Smith
and
Bender
2008)
Semana
6. Desafios
(Bok
2007)
Semana
7. Discussão
dos
projetos
Semana
8. Um
modelo
plural
(Stulberg
and
Chen
2008)
Semana
9. O
processo
de
Bologna
(Terry
2008)
Semana
10. Propostas
para
o
Brasil
(Davidovich
2004)
(Hopper
2002)
Semana
11. Programas
internacionais
(Lewin
2008)
Semana
12. Discussões
sobre
os
ensaios
Semana
13. Discussões
sobre
os
ensaios
Semana
14. Discussões
sobre
os
ensaios
Semana
15. Reflexão
final
***
História
e
dilemas
do
ensino
americano
(Altbach
et
al.
2005)
(Boyer
1987)
(Breneman
1994)
(Cohen
and
Kisker
2009)
(Ehrenberg
1997)
(Handlin
1970)
(Katz
2005)
(Koblik
and
Graubard
2000)
(Thelin
2004)
Textos
adicionais
(Marsden
1994)
(Spellings
2006)
(Steinberg
2003)
Para
consulta
(ACT
2009)
(Callan
2008)
(Kutner
et
al.
2007)
(Snyder
et
al.
2009)
(Teaching
2009)
(U--CAN
2009)
(Peterson's
2010)
(Report
2010)
Ensino
Americano
e
Globalização
Pait,
Lins
da
Silva
&
Costa
5
10. Bibliografia
(em
negrito
sugestões
de
compra)
ACT.
(2009).
Act
High
School
Profile
Report
2008.
American
College
Testing
Program,
Iowa
City.
http://www.act.org
Altbach,
Philip
G.;
Berdahl,
Robert
O.,
&
Gumport,
Patricia
J.
(2005).
American
Higher
Education
in
the
Twenty-First
Century:
Social,
Political,
and
Economic
Challenges.
The
Johns
Hopkins
University
Press.
Bok,
Derek.
(2007).
Our
Underachieving
Colleges:
A
Candid
Look
at
How
Much
Students
Learn
and
Why
They
Should
Be
Learning
More
(New
Edition).
Princeton:
Princeton
University
Press.
Boyer,
Ernest
L.
(1987).
College:
The
Undergraduate
Experience
in
America,
the
Carnegie
Foundation
for
the
Advancement
of
Teaching.
New
York:
HarperCollins
Publishers.
Breneman,
David
W.
(1994).
Liberal
Arts
Colleges:
Thriving,
Surviving,
or
Endangered?
Washington
DC:
Brookings
Institution
Press.
Callan,
Patrick
M.
(Ed.).
(2008).
Measuring
Up
2008.
San
Jose,
CA:
The
National
Center
for
Public
Policy
and
Higher
Education.
http://measuringup2008.highereducation.org
Cohen,
Arthur
M.,
&
Kisker,
Carrie
B.
(2009).
The
Shaping
of
American
Higher
Education:
Emergence
and
Growth
of
the
Contemporary
System.
Jossey--Bass.
Davidovich,
Luiz.
(2004).
Subsídios
para
a
Reforma
da
Educação
Superior.
Academia
Brasileira
de
Ciências,
Rio
de
Janeiro.
http://www.abc.org.br/rubrique.php3?id_rubrique=70
Dewey,
John.
(2007).
Democracia
e
Educação.
Ática,
São
Paulo.
http://www.gutenberg.org/files/852/852--h/852--h.htm
Du
Bois,
W.E.B.
(1999).
As
almas
da
gente
negra.
Lacerda,
Rio
de
Janeiro.
http://www.gutenberg.org/files/408/408--h/408--h.htm
Ehrenberg,
Ronald
G.
(1997).
The
American
University:
National
Treasure
or
Endangered
Species?
Ithaca:
Cornell
University
Press.
Feldman,
Noah
(2010).
The
triumphant
decline
of
the
WASP.
The
New
York
Times,.
http://www.nytimes.com/2010/06/28/opinion/28feldman.html
Handlin,
Oscar.
(1970).
The
American
College
&
American
Culture:
Socialization
as
a
Function
of
Higher
Education.
New
York:
McGraw--Hill.
Hopper,
Richard.
(2002).
Constructing
Knowledge
Societies:
New
Challenges
for
Tertiary
Education.
World
Bank
Publications,
Washington,
D.C.
http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/TOPICS/EXTEDUCATION/0,contentMDK
:20283509~menuPK:617592~pagePK:148956~piPK:216618~theSitePK:282386~isCUR
L:Y,00.html
Jobs,
Steve
(2005).
Stay
Hungry,
Stay
Foolish.
Paper
presented
at
the
Commencement
address
at
Stanford
University,
Stanford.
http://news--
service.stanford.edu/news/2005/june15/jobs--061505.html
Johnson,
Paul.
(1997).
A
History
Of
The
American
People.
New
York:
HarperCollins.
Karnal,
Leandro.
(2007).
História
dos
Estados
Unidos.
São
Paulo:
Contexto.
Katz,
Stanley
N.
(2005).
Liberal
Education
on
the
Ropes.
Chronicle
of
Higher
Education,
51(30),
B6--B9.
http://chronicle.com/free/v51/i30/30b00601.htm
Koblik,
Steven,
&
Graubard,
Stephen.
(2000).
Distinctively
American:
The
Residential
Liberal
Arts
Colleges.
Transaction
Publishers.
Kutner,
Mark;
Greenberg,
Elizabeth;
Jin,
Ying
et
al.
(2007).
Literacy
in
Everyday
Life:
Results
from
the
2003
National
Assessment
of
Adult
Literacy.
National
Center
for
Education
Statistics
(NCES),
Washington.
http://nces.ed.gov/naal
Ensino
Americano
e
Globalização
Pait,
Lins
da
Silva
&
Costa
6
Lewin,
Tamar
(2008).
U.S.
Universities
Rush
to
Set
Up
Outposts
Abroad.
The
New
York
Times,.
http://www.nytimes.com/2008/02/10/education/10global.html
Lucas,
Christopher
J.
(2006).
American
Higher
Education,
Second
Edition:
A
History.
Palgrave
Macmillan.
Marsden,
George
M.
(1994).
The
Soul
of
the
American
University:
From
Protestant
Establishment
to
Established
Nonbelief.
Oxford:
Oxford
University
Press.
Pait,
Heloisa.
(2010).
As
Faculdades
de
Artes
Liberais
Americanas:
raízes,
adaptações
e
desafios
atuais.
In
Cristina
Pecequilo;
Erica
Simone
Almeida
Resende,
&
Eugenio
Diniz
(Eds.),
Os
Estados
Unidos
no
Mundo
Atual.
Curitiba:
Editora
Juruá.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/HeloisaPait/LiberalArts.pdf
Peterson's.
(2010).
Your
Comprehensive
Guide
to
College
Information.
http://www.petersons.com
Schwartzman,
Simon.
(2006).
A
universidade
primeira
do
Brasil:
entre
intelligentsia,
padrão
internacional
e
inclusão
social.
Estudos
Avançados,
20(56),
161--189.
http://www.schwartzman.org.br/simon/worldclass_pt.pdf
Smith,
Wilson,
&
Bender,
Thomas.
(2008).
American
Higher
Education
Transformed,
1940-
2005:
Documenting
the
National
Discourse.
Baltimore:
The
Johns
Hopkins
University
Press.
Snyder,
Thomas
D.
;
Dillow,
Sally
A.,
&
Hoffman,
Charlene
M.
(2009).
Digest
of
Education
Statistics
2008.
National
Center
for
Education
Statistics,
Institute
of
Education
Sciences,
US
Department
of
Education,
Washington
DC.
http://nces.ed.gov/programs/digest
Spellings,
Margaret.
(2006).
A
test
of
leadership:
charting
the
future
of
U.S.
Higher
Education.
U.S.
Department
of
Education,
Washington
DC.
http://www.ed.gov/about/bdscomm/list/hiedfuture/index.html
Steinberg,
Jacques.
(2003).
The
Gatekeepers:
Inside
the
Admissions
Process
of
a
Premier
College.
New
York:
Penguin
Paperbacks.
Stulberg,
Lisa
M.,
&
Chen,
Anthony
S.
(2008).
The
Forgotten
Origins
of
Affirmative
Action
in
College
and
University
Admissions,
1961--1969.
Working
Paper
2007-001,
Gerald
R.
Ford
School
of
Public
Policy,.
http://www.fordschool.umich.edu/research/pdf/chen--
stulberg.pdf
Teaching,
The
Carnegie
Foundation
for
the
Advancement
of.
(2009).
The
Carnegie
Classification
of
Institutions
of
Higher
Education™.
Stanford,
CA.
http://www.carnegiefoundation.org/classifications/index.asp
Teichler,
Ulrich,
&
Wasser,
Henry
(Eds.).
(1992).
German
and
American
universities:
mutual
influence
-
past
and
present.
Kassel:
Wissenschaftliches
Zentrum
für
Berufs--
und
Hochschulforschung
der
Gesamthochschule.
https://kobra.bibliothek.uni--
kassel.de/bitstream/urn:nbn:de:hebis:34--2006062913766/1/wb36.pdf
Terry,
Laurel
S.
(2008).
The
Bologna
Process
and
its
Impact
in
Europe:
It's
So
Much
More
Than
Degree
Changes.
Vanderbilt
Journal
of
Transnational
Law,
41,
107.
http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1139805
Thelin,
John
R.
(2004).
A
History
of
American
Higher
Education.
Baltimore:
The
Johns
Hopkins
University
Press.
U--CAN
(2009).
University
&
College
Accountability
Network.
Washington
DC.
http://www.ucan--
network.org
Report,
U.S.
News
and
World.
(2010).
America's
best
colleges.
http://www.usnews.com/sections/rankings
Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis