[Alunos-assis] Informativo AREX n º 121 /2010 - Curso de Extensão à Distância - Estudantes de G raduação

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Quarta Setembro 1 08:19:12 BRT 2010


Como surgiram os primeiros colleges americanos? Qual o seu papel hoje na educação superior americana? Quais as diferenças entre o ensino americano e o brasileiro? Quais os novos desafios que a globalização lhes coloca?
Essas questões serão abordadas no curso de extensão à distância oferecido pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília a alunos de graduação da UNESP de todos os campi.
 
Para obter mais informações vá até http://www.marilia.unesp.br/helopait e clique em Educação Superior Americana. Lá encontrará links para o programa completo da disciplina e para um texto introdutório sobre o assunto.
 
Inscrições até 10 de setembro junto ao Saepe de Marília em http://www.marilia.unesp.br/eventos; início em 14 de setembro.
 
Curso de 60 créditos, a ser dado em 15 módulos semanais através da plataforma Moodle;
 
Antes de se inscrever oficialmente, sugerimos que os interessados entrem no Moodle, leiam o programa e escrevam uma pequena apresentação. 
Vá até http://moodle.unesp.br, busque o curso em “Ambientes Experimentais”, cadastre-se no site e entre no curso através do código cranberry.
 

Patrícia Arantes 
Escritório de Pesquisa 
UNESP - Campus de Assis
 
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Nome  : Inf_121-2010 - Curso de Extensão à Distância - Estudantes ….pdf
Tipo  : application/octet-stream
Tam   : 27098 bytes
Descr.: não disponível
Url   : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20100901/446ffa5a/attachment-0001.obj 
-------------- Próxima Parte ----------
Ensino 
Americano 
e 
Globalização 
Pait, 
Lins 
da 
Silva 
& 
Costa 
1 
A 
EDUCAÇÃO 
SUPERIOR 
AMERICANA 
E 
OS 
NOVOS 
DESAFIOS 
GLOBAIS 
UNESP, 
2º 
semestre 
de 
2010 
Professora: 
Heloisa 
Pait, 
Professora 
Assistente 
do 
Departamento 
de 
Sociologia 
e 
Antropologia 
Faculdade 
de 
Filosofia 
e 
Ciências 
de 
Marília. 
Colaboração: 
Carlos 
Eduardo 
Lins 
da 
Silva, 
Presidente 
do 
Instituto 
de 
Estudos 
Econômicos 
e 
Internacionais 
da 
UNESP. 
Assistente: 
Priscila 
Feliciano 
da 
Costa, 
aluna 
do 
curso 
de 
pedagogia 
da 
UNESP 
de 
Marília. 
Curso 
de 
extensão 
oferecido 
aos 
alunos 
da 
UNESP, 
com 
apoio 
da 
Comissão 
Fulbright 
http://moodle.unesp.br, 
código 
cranberry 
1. O 
curso 
é 
pra 
mim? 
Como 
saber 
se 
esse 
curso 
atende 
a 
suas 
necessidades 
no 
momento? 
Leia 
esse 
programa 
com 
atenção 
e 
entre 
no 
Moodle 
para 
obter 
mais 
informações. 
Para 
isso, 
vá 
até 
http://moodle.unesp.br 
e 
entre 
em 
“Educação 
Superior 
Americana”, 
em 
Ambientes 
Experimentais. 
Faça 
o 
cadastramento 
de 
acordo 
com 
as 
instruções 
(e 
clique 
no 
link 
da 
mensagem 
de 
confirmação 
que 
você 
receber 
por 
email). 
Para 
se 
inscrever 
no 
curso, 
use 
o 
código 
cranberry. 
Lá 
você 
encontrará 
um 
fórum 
para 
tirar 
dúvidas 
e 
outro 
para 
colocar 
uma 
apresentação 
pessoal. 
Caso 
decida 
fazer 
o 
curso, 
seja 
muito 
bem-­-vindo! 
Para 
se 
inscrever 
oficialmente 
no 
curso, 
matricule-­-se 
junto 
ao 
Saepe 
de 
Marília 
até 
o 
dia 
3 
de 
setembro, 
em 
http://www.marilia.unesp.br/eventos. 
Esse 
programa 
e 
também 
um 
artigo 
introdutório 
sobre 
o 
assunto 
estão 
em 
www.marilia.unesp.br/helopait. 
2. Descrição 
do 
Curso 
Nesse 
curso 
examinaremos 
o 
ensino 
de 
artes 
liberais 
americano 
em 
seu 
contexto 
histórico 
e 
global. 
O 
ensino 
de 
graduação 
americano 
difere 
do 
nosso 
por 
seu 
caráter 
interdisciplinar, 
deixando-­-se 
a 
profissionalização 
e 
a 
especialização 
para 
a 
etapa 
de 
pós-­- 
graduação. 
O 
ensino 
americano 
é 
descentralizado, 
e 
as 
faculdades 
e 
universidades 
americanas 
responderam 
a 
desafios 
como 
o 
da 
inclusão 
e 
da 
democratização 
do 
ensino 
de 
modos 
variados 
ao 
longo 
de 
sua 
história. 
Ele 
enfrenta 
hoje 
muitos 
desafios, 
alguns 
dos 
quais 
semelhantes 
aos 
nossos, 
tais 
como 
o 
de 
oferecer 
ensino 
de 
qualidade 
para 
uma 
população 
jovem 
e 
diversa 
e 
o 
de 
fazer 
frente 
à 
nova 
competição 
global. 
Veremos 
também 
o 
Processo 
de 
Bologna, 
que 
pretende 
renovar 
o 
ensino 
superior 
europeu 
facilitando 
o 
intercâmbio 
estudantil, 
e 
propostas 
de 
mudança 
hoje 
em 
curso 
no 
Brasil. 
Como 
base 
nessas 
experiências 
internacionais, 
examinaremos 
os 

Ensino 
Americano 
e 
Globalização 
Pait, 
Lins 
da 
Silva 
& 
Costa 
2 
desafios 
contemporâneos 
do 
ensino 
superior 
e 
a 
construção 
de 
uma 
educação 
global 
com 
forte 
intercâmbio 
de 
pessoas, 
conhecimento, 
tecnologias 
e 
modelos. 
3. Pré-­-requisitos 
Esse 
é 
um 
curso 
de 
extensão 
desenhado 
para 
os 
alunos 
de 
graduação 
da 
UNESP. 
Alunos 
de 
qualquer 
curso 
de 
graduação 
da 
Unesp 
interessados 
nos 
temas 
abordados 
são 
muito 
bem 
vindos. 
De 
qualquer 
curso? 
Sim, 
de 
qualquer 
curso. 
Havendo 
disponibilidade, 
aceitaremos 
alunos 
de 
pós-­-graduação 
e 
docentes 
interessados 
no 
tema. 
Funcionários 
envolvidos 
com 
questões 
estudantis 
também 
serão 
aceitos 
caso 
haja 
vagas. 
O 
curso 
exigirá 
acesso 
à 
internet 
para 
pesquisas 
e 
também 
para 
o 
uso 
do 
Moodle, 
a 
plataforma 
de 
ensino 
à 
distância 
utilizada. 
Conhecimentos 
básicos 
de 
inglês 
são 
necessários, 
uma 
vez 
que 
boa 
parte 
da 
bibliografia 
do 
curso 
está 
nessa 
língua. 
Um 
excelente 
domínio 
da 
língua 
portuguesa 
também 
é 
necessário. 
Você 
terá 
que 
comprar 
alguns 
livros, 
além 
dos 
textos 
postados 
no 
site: 
reserve 
4 
horas 
de 
estudo 
por 
semana 
para 
o 
curso. 
Também 
se 
espera 
dos 
alunos 
abertura 
a 
novas 
idéias, 
curiosidade 
sobre 
realidades 
distintas 
e 
capacidade 
de 
diálogo 
com 
perspectivas 
diferentes, 
vindas 
dos 
autores 
examinados 
ou 
de 
colegas 
de 
outros 
cursos 
e 
da 
professora. 
O 
curso 
exigirá 
dos 
alunos 
pensamento 
autônomo, 
iniciativa 
e 
capacidade 
de 
planejamento 
para 
a 
produção 
de 
um 
ensaio. 
Sempre 
é 
bom 
dizer 
que 
o 
curso 
também 
requer 
comportamento 
ético 
dos 
participantes, 
sendo 
que 
o 
plágio 
não 
será 
permitido. 
4. Atividades 
O 
Moodle, 
ambiente 
virtual 
de 
ensino, 
será 
a 
nossa 
sala 
de 
aula. 
É 
aí 
que 
apresen-­- 
taremos 
nossas 
idéias 
e 
experiências, 
através 
de 
postagem 
de 
textos 
nossos 
e 
de 
outros 
autores 
ou 
de 
comentários 
e 
perguntas. 
Conforme 
a 
necessidade, 
usaremos 
outras 
tecnologias 
de 
comunicação. 
Escolhemos 
o 
Moodle 
por 
ser 
fácil 
e 
intuitivo, 
e 
termos 
larga 
experiência 
em 
seu 
uso 
como 
apoio 
a 
aulas 
presenciais. 
A 
cada 
semana, 
indicaremos 
textos 
para 
leitura 
e 
proporemos 
discussões 
sobre 
esses 
textos 
e 
atividades 
de 
pesquisa. 
O 
curso 
se 
organizará 
em 
torno 
da 
elaboração 
de 
um 
ensaio 
a 
ser 
postado 
no 
início 
do 
último 
mês 
de 
aula. 
O 
ensaio 
de 
3000 
palavras, 
que 
pode 
ser 
feito 
individualmente 
ou 
em 
grupos 
de 
até 
5 
alunos, 
será 
iluminado 
pelas 
idéias 
vistas 
no 
curso 
e 
trará 
uma 
reflexão 
sobre 
um 
aspecto 
do 
ensino 
superior 
americano. 
O 
material 
empírico 
a 
respeito 
desse 
último 
será 
levantado 
ao 
longo 
do 
curso. 
Os 
alunos 
terão 
minha 
orientação 
ao 
longo 
de 
todas 
as 
etapas 
da 
elaboração 
do 
ensaio. 
5. Objetivos 
Os 
objetivos 
do 
curso 
são 
os 
seguintes: 
familiarizar 
os 
alunos 
com 
o 
modelo 
de 
ensino 
superior 
americano; 
estimulá-­-los 
à 
reflexão 
sobre 
o 
ensino 
superior; 
e 
criar 
laços 
acadêmicos 
entre 
alunos 
de 
diversas 
unidades 
da 
Unesp 
através 
do 
trabalho 
colaborativo 
realizado 
no 
curso. 

Ensino 
Americano 
e 
Globalização 
Pait, 
Lins 
da 
Silva 
& 
Costa 
3 
6. Avaliação 
Metade 
da 
avaliação 
será 
feita 
a 
partir 
da 
média 
dos 
4 
melhores 
exercícios 
feitos 
ao 
longo 
do 
curso 
e 
postados 
no 
ambiente 
Moodle. 
A 
outra 
metade 
será 
feita 
a 
partir 
do 
ensaio 
a 
ser 
entregue 
no 
início 
do 
último 
mês 
de 
aula. 
Os 
exercícios 
e 
o 
ensaio 
serão 
avaliados 
através 
dos 
seguinte 
critérios: 
riqueza 
do 
material 
examinado 
(35%), 
qualidade 
da 
reflexão 
conceitual 
(35%), 
clareza 
e 
capacidade 
expressiva 
do 
texto 
(15%) 
e 
originalidade 
do 
tema 
ou 
da 
abordagem 
(15%). 
7. Código 
de 
ética 
Veja 
o 
código 
de 
ética 
da 
UNESP 
em 
http://www.unesp.br/aci/cod_etica. 
É 
essencial 
que 
você 
cite 
todas 
as 
fontes 
que 
usar: 
livros, 
artigos 
de 
jornal, 
páginas 
de 
internet, 
entrevistas, 
comentários 
de 
colegas. 
Há 
várias 
maneiras 
de 
citar, 
das 
mais 
formais 
às 
mais 
informais; 
o 
crucial 
é 
citar. 
O 
plágio, 
que 
é 
a 
apropriação 
de 
textos 
e 
idéias 
de 
outros 
sem 
o 
devido 
crédito, 
não 
será 
admitido 
no 
curso. 
No 
momento 
em 
que 
você 
postar 
seu 
trabalho 
no 
site, 
com 
o 
nome 
dos 
participantes, 
estará 
automaticamente 
declarando 
que 
o 
texto 
é 
da 
autoria 
de 
todos 
os 
participantes 
e 
apenas 
deles. 
8. Instruções 
para 
o 
uso 
do 
site 
Para 
entrar 
no 
curso, 
vá 
até 
http://moodle.unesp.br 
entre 
e 
entre 
em 
“Educação 
Superior 
Americana”, 
em 
Ambientes 
Experimentais. 
Faça 
o 
cadastramento 
de 
acordo 
com 
as 
instruções. 
Para 
se 
inscrever 
no 
curso, 
use 
o 
código 
cranberry. 
Use 
nomes 
fáceis 
de 
lembrar 
para 
usuário 
e 
senha. 
Para 
seu 
nome 
público, 
procure 
usar 
apenas 
um 
nome 
e 
um 
sobrenome, 
escrevendo 
em 
minúsculas 
com 
iniciais 
maiúsculas. 
No 
curso 
online, 
terá 
acesso 
ao 
programa 
da 
disciplina 
semana 
a 
semana, 
e 
a 
vários 
textos 
disponíveis 
online. 
Use 
o 
fórum 
geral 
para 
dúvidas 
e 
debates 
gerais 
quaisquer. 
Dicas 
de 
uso 
do 
site: 
1. 
escreva 
em 
português 
padrão 
correto, 
ou 
seja, 
evite 
linguagem 
de 
internet 
e 
também 
jargão 
acadêmico; 
2. 
no 
assunto 
de 
suas 
mensagens, 
coloque 
sempre 
um 
tema 
geral, 
curto; 
3. 
em 
“próximos 
eventos, 
calendário, 
preferências”, 
coloque 
“previsão 
de 
próximos 
eventos 
200”; 
4. 
clique 
no 
seu 
nome 
no 
canto 
direito, 
depois 
“modificar 
perfil”, 
“mostrar 
avançados”, 
aí 
“tipo 
de 
digest 
das 
mensagens” 
completo; 
5. 
ainda 
em 
perfil, 
em 
“monitoragem 
do 
fórum”, 
coloque 
sim; 
6. 
ainda 
em 
perfil, 
escreva 
uma 
apresentação 
curta 
e 
objetiva; 
e 
7. 
querendo, 
coloque 
uma 
foto 
sua 
e 
complete 
o 
perfil. 
Para 
trabalhos 
em 
grupo, 
o 
autor 
principal 
deve 
indicar 
em 
sua 
mensagem 
o 
nome 
de 
todos 
os 
autores 
do 
trabalho 
e 
esses 
devem 
escrever 
uma 
resposta 
ao 
autor 
principal 
afirmando 
que 
também 
são 
autores 
do 
texto, 
com 
todos 
os 
nomes 
do 
grupo. 
Todos 
os 
que 
postarem 
suas 
mensagens 
no 
prazo 
receberão 
a 
mesma 
nota. 

Ensino 
Americano 
e 
Globalização 
Pait, 
Lins 
da 
Silva 
& 
Costa 
4 
9. Programa 
inicial 
(veja 
alterações 
no 
site) 
Semana 
1. Introdução 
(Pait 
2010) 
Semana 
2. Entendendo 
os 
Estados 
Unidos 
(Karnal 
2007) 
(Feldman 
2010) 
(Johnson 
1997) 
Semana 
3. A 
alma 
americana 
(Jobs 
2005) 
(Du 
Bois 
1999) 
(Dewey 
2007) 
Semana 
4. Origens 
européias 
(Schwartzman 
2006) 
(Teichler 
and 
Wasser 
1992) 
Semana 
5. O 
que 
são 
artes 
liberais? 
(Lucas 
2006) 
(Smith 
and 
Bender 
2008) 
Semana 
6. Desafios 
(Bok 
2007) 
Semana 
7. Discussão 
dos 
projetos 
Semana 
8. Um 
modelo 
plural 
(Stulberg 
and 
Chen 
2008) 
Semana 
9. O 
processo 
de 
Bologna 
(Terry 
2008) 
Semana 
10. Propostas 
para 
o 
Brasil 
(Davidovich 
2004) 
(Hopper 
2002) 
Semana 
11. Programas 
internacionais 
(Lewin 
2008) 
Semana 
12. Discussões 
sobre 
os 
ensaios 
Semana 
13. Discussões 
sobre 
os 
ensaios 
Semana 
14. Discussões 
sobre 
os 
ensaios 
Semana 
15. Reflexão 
final 
*** 
História 
e 
dilemas 
do 
ensino 
americano 
(Altbach 
et 
al. 
2005) 
(Boyer 
1987) 
(Breneman 
1994) 
(Cohen 
and 
Kisker 
2009) 
(Ehrenberg 
1997) 
(Handlin 
1970) 
(Katz 
2005) 
(Koblik 
and 
Graubard 
2000) 
(Thelin 
2004) 
Textos 
adicionais 
(Marsden 
1994) 
(Spellings 
2006) 
(Steinberg 
2003) 
Para 
consulta 
(ACT 
2009) 
(Callan 
2008) 
(Kutner 
et 
al. 
2007) 
(Snyder 
et 
al. 
2009) 
(Teaching 
2009) 
(U-­-CAN 
2009) 
(Peterson's 
2010) 
(Report 
2010) 

Ensino 
Americano 
e 
Globalização 
Pait, 
Lins 
da 
Silva 
& 
Costa 
5 
10. Bibliografia 
(em 
negrito 
sugestões 
de 
compra) 
ACT. 
(2009). 
Act 
High 
School 
Profile 
Report 
2008. 
American 
College 
Testing 
Program, 
Iowa 
City. 
http://www.act.org 
Altbach, 
Philip 
G.; 
Berdahl, 
Robert 
O., 
& 
Gumport, 
Patricia 
J. 
(2005). 
American 
Higher 
Education 
in 
the 
Twenty-­First 
Century: 
Social, 
Political, 
and 
Economic 
Challenges. 
The 
Johns 
Hopkins 
University 
Press. 
Bok, 
Derek. 
(2007). 
Our 
Underachieving 
Colleges: 
A 
Candid 
Look 
at 
How 
Much 
Students 
Learn 
and 
Why 
They 
Should 
Be 
Learning 
More 
(New 
Edition). 
Princeton: 
Princeton 
University 
Press. 
Boyer, 
Ernest 
L. 
(1987). 
College: 
The 
Undergraduate 
Experience 
in 
America, 
the 
Carnegie 
Foundation 
for 
the 
Advancement 
of 
Teaching. 
New 
York: 
HarperCollins 
Publishers. 
Breneman, 
David 
W. 
(1994). 
Liberal 
Arts 
Colleges: 
Thriving, 
Surviving, 
or 
Endangered? 
Washington 
DC: 
Brookings 
Institution 
Press. 
Callan, 
Patrick 
M. 
(Ed.). 
(2008). 
Measuring 
Up 
2008. 
San 
Jose, 
CA: 
The 
National 
Center 
for 
Public 
Policy 
and 
Higher 
Education. 
http://measuringup2008.highereducation.org 
Cohen, 
Arthur 
M., 
& 
Kisker, 
Carrie 
B. 
(2009). 
The 
Shaping 
of 
American 
Higher 
Education: 
Emergence 
and 
Growth 
of 
the 
Contemporary 
System. 
Jossey-­-Bass. 
Davidovich, 
Luiz. 
(2004). 
Subsídios 
para 
a 
Reforma 
da 
Educação 
Superior. 
Academia 
Brasileira 
de 
Ciências, 
Rio 
de 
Janeiro. 
http://www.abc.org.br/rubrique.php3?id_rubrique=70 
Dewey, 
John. 
(2007). 
Democracia 
e 
Educação. 
Ática, 
São 
Paulo. 
http://www.gutenberg.org/files/852/852-­-h/852-­-h.htm 
Du 
Bois, 
W.E.B. 
(1999). 
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