[Alunos-assis] show - Carlinhos Antunes - 06/05/2011 - 20 horas - Salão de Atos

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Quarta Maio 4 18:02:02 BRT 2011


CONCERTO 

TODAS AS CORDAS DE SÃO PAULO
com

CARLINHOS ANTUNES

 

DATA: 06/05/2011 (sexta-feira) 
LOCAL: Salão de Atos - FCL/UNESP-Assis
HORÁRIO: 20 horas 
 
--------------------------------------------------------------------------------


CONCERTO TODAS AS CORDAS DE SÃO PAULO
 

Todas as Cordas de São Paulo é um rico panorama do mundo das cordas existentes em São Paulo e um giro pelas culturas do mundo. Muito mais que um simples concerto, é um conceito que envolve diversidade cultural, intercâmbio e música de qualidade. É formado por instrumentistas experientes e ecléticos. São mais de cem cordas que se entrelaçam, se multiplicam e realizam funções diversas e inusitadas.




 


REPERTÓRIO
Gêneros como frevo, samba, choro-tango, valsas, chamamés, baião, chula baiana, flamenco, andaluz e outros, expressam riqueza e  variedade culturais e são a garantia de um concerto de qualidade e popular.



 

CONCEITO
Para comemorar os 30 anos de carreira, Carlinhos Antunes apresenta um concerto utilizando instrumentos de várias partes do mundo, tocados por ele e convidados, adquiridos durante suas viagens por quase 40 países.



Para fazer parte desse projeto Antunes convidou músicos de cordas de diversas partes do Brasil,  que tocam vários instrumentos e trabalham com ele há muitos anos. Aliás juntar músicos de diversas partes do mundo tem sido a principal característica de Carlinhos Antunes ao longo desses anos. Para citar alguns exemplos: a Orquestra Mediterrânea, em 2005; a Orquestra Mundana, em 2006, o Projeto Latinidades, em 2003: o Quarteto Original Brasil Escócia, em 2010 e o Duo Antunes Lefeuvre, em 2007. 



Muito mais que um mosaico, o Show "Todas as Cordas de São Paulo" faz uma visita as raízes profundas do Brasil e um mergulho em nossas ancestralidades. Para tanto utiliza instrumentos musicais de cordas  ligados as nossas origens  indigenas, africanas, européias e orientais. Os ritmos e as melodias presentes nas composições mostram a riqueza e diversidade culturais brasileiras,  além do diálogo com a musica de nossas fronteiras.



Outra peculiaridade desse show reside no fato de utilizar somente instrumentos de cordas, muitos deles desconhecidos do público de São Paulo, como a Kora, o Saz, o alaúde, mas que pelo timbre soam bastante familiar. Como exemplos: a kora soa como se fosse uma harpa; o saz turco e o tiple como uma viola; o cuatro venezuelano como um cavaquinho; o alaúde como um violão; a rabeca como um violino. Além disso, todos os instrumentos fazem funções diversas rítmicas, melódicas e harmônicas e dialogam entre si como numa orquestra camerística.

 

VERSÃO REDUZIDA DA ORQUESTRA MUNDANA
O grande desafio do show "Todas as Cordas de São Paulo" é fazer soar com instrumentos de cordas, músicas que normalmente são executadas pela Orquestra Mundana com vários instrumentos inclusive os de sopro e de percussão. Além disso, como dissemos acima, é fazer com que o público se identifique com músicas e instrumentos muito diferentes dos nossos habituais. Isso só é possível graças a versatilidade dos músicos e dos arranjos.  Esses, além do Sobre Todas as Cordas, atuam como solistas ou em diversas formações no Brasil e no mundo.


 


MÚSICOS
Carlinhos Antunes (viola, violão, cuatro, charango, tiple, kora, koni, saz, alaúde, guitarrón chileno e berimbau); Thomas Rohrer (rabeca); Rui Barossi (baixo acústico e elétrico); Danilo Penteado (cavaquinho, bandolim, baixo, tiple e piano); Beto Angerosa (percussão)







 

CARLINHOS ANTUNES é músico e historiador formado pela PUC-SP. Toca violão, viola, tiple, charango, cuatro, kora n'goni, saz entre outros. Tem como principal característica viajar e pesquisar sons de diversas partes do mundo e do Brasil com isso adquirindo uma respeitada carreira nacional e internacional.

Conhece 40 países e já atuou como solista ou em grupo, no Marrocos, onde viveu, Peru, Nicarágua, Holanda, Escócia, Cuba, França, Inglaterra, Grécia, País de Gales, Itália, Espanha (onde viveu cinco anos), Turquia, Suíça, Croácia, Burkina Faso e  Suriname, participando dos grandes festivais desses países. Em São Paulo atuou nas principais salas como Sala São Paulo, Tom Brasil, Auditório Ibirapuera, Sesc Pompéia, Vila Mariana e Pinheiros.  



Com 30 anos de carreira, esse músico já atuou e gravou com grandes nomes do Brasil e do exterior, como Tom Zé, Adoniran Barbosa, Jair Rodrigues, Vânia Bastos, Fátima Guedes, Filó Machado, Oswaldinho do Acordeom, Grupo Tarancón, Badi Assad, Terra Brasil, Susana Baca do Peru, Carlos Nuñes e Canisares da Espanha, Paul Winter dos EUA, Mahala Räi Band e Ionel Manole Trio (Taraf de Haidouks) da Romênia, Carácas Son Siete da Venezuela, Samir e Wissan Jubran da Palestina, Antonio Chainho de Portugal, Siwan Perver do Kurdistão, Grupo 4SHURE da Holanda, Pascal Lefeuvre da França, Petros Tabourius da Grécia, Xabi Lozano da Espanha, Tenores de Bitti, da Itália, Bilja Bistri da Sérvia, Djiguiya de Burkina Faso, Chris Stout da Escócia, Oleg Fateev da Moldávia, dentre muitos outros artistas.







Projeto realizado com o apoio do Governo de São Paulo - Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - PROAC - 2010

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20110504/e6c0c23a/attachment-0001.html 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : CARLINHOS ANTUNES.jpg
Tipo  : image/jpeg
Tam   : 11900 bytes
Descr.: não disponível
Url   : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20110504/e6c0c23a/attachment-0001.jpg 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis