[Alunos-assis] divulgação - PALCO - exposição de fotos de Bob Sousa

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Segunda Maio 9 15:34:04 BRT 2011


Exposição: Palco

Fotógrafo: Bob Sousa 

 

De: 09 a 20 de maio de 2011

Horário de visitação: das 8 às 18 horas - de segunda à sexta-feira

Local: Espaço Cultural da FCL/UNESP-Assis






--------------------------------------------------------------------------------



Cenas do teatro paulistano são retratadas em exposição.
 

Medos, tensões, espasmos, o grito, o olhar, a dor e a lágrima, instantes eternizados, todos congelados pela fotografia. Esse universo da representação dos sentimentos e ações humanas é revelado na exposição "Palco", do fotógrafo Bob Sousa, da Assessoria de Comunicação da Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp).

 

São 24 cenas de peças montadas pelos principais grupos de teatro paulistanos. A mostra abre no dia 09 de maio, na FCL/Assis - UNESP, e fica até o dia 20 de maio.

 

Entre as imagens, Marisa Orth acende um cigarro com o isqueiro preto, enquanto interpreta a filósofa francesa Simone de Beauvoir, na peça "O Inferno sou eu", encenada em 2010. Já, José Celso Martinez Corrêa caminha entre velas, na montagem, de 2008, do grupo Teatro Oficina da obra "Taniko - o rito do Vale".

 

Sousa desenvolve um trabalho de registro de companhias teatrais de vanguarda da capital paulista. Desde 2002, ele acompanha diretores e atores em ensaios e apresentações. Suas fotos contam, assim, uma história da cena cultural paulistana. "Uni duas grandes paixões, a fotografia e o teatro. E com as exposições, divulga-se a cultura teatral e seus personagens reais", diz o fotógrafo.

 

Para o ator e diretor Otávio Martins, as fotos presentes na exposição captam o universo da representação em um único momento. "Não se trata de captar uma imagem ao acaso, mas de entender tudo o que se passa por trás do olhar do ator", diz. "Pois essa é a beleza do ofício do Bob Sousa, um apaixonado pelo trabalho do teatro." 

 

"O olhar do teatro sobre o mundo é repleto de sutilezas. As imagens captadas por Bob Sousa lançam alternativas de ver a arte de representar e a própria vida. Elas alimentam as multifacetadas possibilidades do existir", analisa o jornalista Oscar D'Ambrósio, critico de Artes da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil). "Cada uma é um olhar que enriquece o nosso e que se desdobra como grito solto no espaço."
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20110509/5b7b1d2a/attachment.html 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis