[Alunos-assis] CIRCUS e FEMA convidam a todos para prestar homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, com a presença do filho Lionel e sua esposa Lygia e exibição do filme “Dois Córregos - Verdades Submersas”

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Quarta Junho 20 14:55:12 BRT 2012


CIRCUS e FEMA convidam a todos para prestar homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, com a presença do filho Lionel e sua esposa Lygia e exibição do filme “ Dois Córregos - Verdades Submersas” 






É com muito pesar que a CIRCUS comunica a mudança na programação do dia 22 de junho da Mostra o Lixo, que contaria com a presença do premiado cineasta Carlos Reichenbach. Como foi amplamente noticiado Carlão – como era conhecido por todos no meio do cinema – faleceu no dia 14 de junho, mesma data em que completara 67 anos. A programação que previa uma “conversa com o diretor” e a exibição do filme “Dois córregos” seguida de debate com o convidado, cederá espaço para uma homenagem póstuma ao cineasta, com a presença do filho Lionel e sua esposa Lygia além da exibição do filme. Convidamos a todos para participar dessa singela homenagem a esse grande personagem do cinema brasileiro. 
Carlos Reichenbach nasceu em Porto Alegre, mas viveu toda sua vida na cidade de São Paulo, cenário de suas principais obras e local em que participou de diversos movimentos de vanguarda como o Cinema Marginal e da Boca do Lixo. Espécie de dissidência do politizado Cinema Novo, o "Cinema da Boca" sonhava com espaço para experimentação em produções de baixo custo que tivessem apelo popular e espelhassem a realidade do País, refutando as regras de produção e distribuição nos circuitos comerciais. 
Premiado nos principais festivais do país, Reichenbach teve sua obra reconhecida internacionalmente e chegou a ser tema de uma mostra com seus filmes no prestigioso Festival de Roterdã, na Holanda, nos anos 80. 
Carlão deixa 22 filmes assinados como diretor, 21 roteiros filmados e 38 películas em que dirigiu a fotografia. Entre seus principais filmes como diretor estão “A Ilha dos Prazeres Proibidos” (1979), “Império do Desejo” (1981), “Filme Demência” (1985), “Anjos do Arrabalde” (1987), “Alma Corsária” (1993),” Dois Córregos - Verdades Submersas” (1999) e “Garotas do ABC” (2003). 
Carlos Reichenbach era sócio da produtora Dezenove Som e Imagens ao lado de Sara Silveira e Maria Ionescu e apresentava, desde 2004, a Sessão do Comodoro no CineSesc, que exibia todo mês filmes raros e inéditos no circuito brasileiro. Dividia a atividade cinematográfica com as funções de crítico e ensaísta em diversas publicações, além de participar de cursos de roteiro e criação cinematográfica, e palestras sobre o filme brasileiro no Brasil e exterior. Durante quatro anos, também lecionou como titular da cadeira de direção cinematográfica do curso de cinema e vídeo da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo. 
Filme: Dois Córregos - Verdades Submersas 
Dois Córregos é um drama intimista que narra o "rito de passagem" de duas adolescentes em 1969. Foi inspirado em fatos acontecidos com o diretor quando adolescente e na convivência com seu padrinho de batismo, durante o período em que ele ficou clandestino numa casa à beira da represa Billings da sua família. Mas é também é um filme político, já que seu eixo central é a história de um processo de desalienação e de recuperação de identidade. Apesar do tema político entrar "pela porta dos fundos", a inspiração deste projeto foi essencialmente poética. São as relações humanas que interessam ao diretor. 
Oitenta e cinco por cento do filme se passa na cidade de Dois Córregos, em dois tempos diferentes: a época do lançamento do filme e 1969. Com algumas cenas filmadas em Super 8 e em branco e preto, posteriormente ampliadas para 35 mm nos Estados Unidos. 
Trata-se de um filme que tem uma relação especial com a música. Isso não acontece por acaso, afinal o diretor estudou música. A trilha do Ivan Lins e os arranjos do maestro Nélson Aires agem como um personagem do filme. 
Sinopse 
Em meio à repressão imposta pela ditadura militar vivem Ana Paula (Vanessa Goulart) e Lydia (Luciana Brasil), duas adolescentes burguesas e inexperientes que passam uma temporada em uma fazenda. Lá elas conhecem Tereza (Ingra Liberato) e convivem por um fim de semana prolongado com o tio de uma delas, Hermes (Carlos Alberto Riccelli), um homem misterioso que está clandestino no país. 
Premiações: 
*52o Festival Internazionale del Film Locarno - Representante Oficial do Brasil na Mostra Competitiva 
* III Festival Luso Brasileiro Santa Maria da Feira - Prêmio de Melhor Atriz para Ingra Liberato 
* Festival de Natal 1999 - Melhor Filme (Júri Oficial); Melhor Atriz Coadjuvante (Luciana Brasil); Melhor Trilha Sonora (Ivan Lins); Melhor Fotografia (Melhor Fotografia) 
* 7o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá - Prêmio de Melhor Filme (Júri Popular); Melhor Diretor (Carlos Reichenbach); Melhor Atriz (Ingra Liberato) 
* Prêmio SESC "Os Melhores Do Ano" - Melhor Filme (Júri Popular); Melhor Diretor (Prêmio dos Críticos) 
* Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) - Melhor Diretor (Carlos Reichenbach) 
* Grande Prêmio Cinema Brasil - Melhor Roteiro (Carlos Reichenbach) 
* Latin Grammy Nomination - Ivan Lins has been nominated for Best Pop Instrumental Performance for Dois Corregos - a track from Dois Corregos: Trilha Sonora do filme de Carlos Reichenbach. 

Programação: 
Exibição do filme “Dois Córregos” e homenagem ao diretor 
Horário: 20:00 as 22:30 h 
Público alvo: livre 
Local: auditório FEMA 
________________________________________ Ricardo Abussafy de Souza 
CIRCUS - Circuito de Interação de Redes Sociais 
E-mail: abussafy em gmail.com 
Skype: Ricardo Abussafy de Souza 
Tel.: (18) 3022-1302/ (18) 8125-0150 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20120620/b2e4145c/attachment.html>


More information about the Alunos-assis mailing list