[Alunos-assis] IV Semináro Leituras da Modernidade: Entornos da Poesia

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Segunda Junho 25 14:08:59 BRT 2012


I V SEMINÁRIO LEITURAS DA MODERNIDADE: ENTORNOS DA POESIA 
DATA: 14,15 e 16 de agosto - FCL/ASSIS. 

As inscrições para apresentação de trabalho já estão abertas. 

Mais informações no link: http://www.assis.unesp.br/leiturasdamodernidade 

ou pelo e-mail leiturasdamodernidade em gmail.com 


Por favor, divulgue entre os interessados. 



Obrigado. 
Paulo Andrade 
Departamento de Literatura 
UNESP/ASSIS 












IV Semináro Leituras da Modernidade: Entornos da Poesia 



O “Seminário Leituras da Modernidade” é uma realização anual do Departamento de Literatura e do GELC (Grupo de Estudos de Literatura Contemporânea em Língua Portuguesa), cadastrado no CNPq e composto por membros do Departamento de Literatura (FCL-UNESP/ASSIS). Destina-se a estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado, lém de profissionais, da área. 

A cada ano o evento privilegia um tema que discute a Literatura e suas interfaces com outras áreas do pensamento. Nesta quarta edição, o Seminário tem como objetivos gerais: 

a) refletir sobre aspectos fundamentais da poesia moderna e contemporânea, como as relações entre as instâncias ética, estética e discursiva; 

b) Discutir como as mudanças tecnológicas e materiais ocorridas no mundo ocidental a partir da segunda metade do século XX afetaram a percepção do tempo, do espaço e, consequentemente, do real, pelo homem e pelos poetas da modernidade. 

c) Discutir o legado de poetas-críticos brasileiros e estrangeiros que renovaram as formas poéticas. 

d) Analisar, a partir de uma recuperação histórica do percurso da poesia para a infância e a juventude no Brasil, o lugar que o gênero ocupa na contemporaneidade, quando dialoga com outras artes em suportes vários. 

e) Mostrar como as novas produções permitem descobrir novos sentidos e refletir sobre o espaço do poema ocupa na vida atual. 

O evento contará com a participação de convidados internacionais como a crítica literária e poetisa portuguesa Profª Drª.Ana Luisa Amaral, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde integra também a direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. 

Ana Luisa Amaral é autora, com Ana Gabriela Macedo, do Dicionário de Crítica Feminista (Porto: Afrontamento, 2005) e preparou a edição crítica de Novas Cartas Portuguesas (1972), de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa (Lisboa: Dom Quixote, 2010). 

Como poetisa está representada em inúmeras antologias portuguesas e estrangeiras e tem feito leituras dos seus poemas em vários países, como Brasil , França , Estados Unidos, Alemanha , Irlanda , Espanha, Rússia , Romênia , Polônia , Suécia , Holanda , China , Colômbia e Argentina . Em torno da sua obra a companhia Assédio, com o Teatro do Campo Alegre , levou à cena dois espetáculos teatrais ( O Olhar Diagonal das Coisas e A História da Aranha Leopoldina ). 

Em 2007, venceu o Prêmio Literário Casino da Póvoa , atribuído no âmbito do encontro de escritores de expressão ibérica Correntes d'Escritas na Póvoa de Varzim , com a obra A Génese do Amor . No mesmo ano, foi contemplada, na Itália, com o Prêmio de Poesia Giuseppe Acerbi . O seu livro Entre Dois Rios e Outras Noites obteve, em 2008, o Grande Prêmio de Poesia da APE ( Associação Portuguesa de Escritores ). 

O Seminário inclui Conferências, Oficinas de poesia, Mesas-redondas, Sessão de comunicações e atividades culturais. 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20120625/0d127acf/attachment.html>


More information about the Alunos-assis mailing list