[Alunos-assis] PROGRAMA ERASMUS MUNDUS – PROJETO BABEL

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Quarta Novembro 7 09:14:18 BRST 2012


Estão abertas as inscrições para o consórcio Erasmus Mundus Ação 2 
*BABEL*, coordenado pela Universidade do Porto.
O *projeto BABEL* (com o apoio financeiro atribuído pela Comissão 
Européia através do programa Erasmus Mundus) oferece bolsas a estudantes 
de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, docentes e técnicos 
administrativos de universidades da América Latina que desejem realizar 
um período de mobilidade, ou formação integral, em algumas das melhores 
universidades da Europa. As bolsas incluem um pagamento mensal, viagem 
de ida e volta, seguro e taxas de matrícula.

*1. Público Alvo:* estudantes de graduação, mestrado, doutorado e 
pósdoutorado, docentes e técnicos administrativos.

*2. Inscrições:* As inscrições deverão ser realizadas por dois meios:
*• Todos os interessados* deverão candidatar-se pela plataforma online 
do projeto BABEL: http://babel.up.pt/
• /Aos estudantes de graduação/ estarão abertas as inscrições pelo 
Sistema de Intercâmbio, módulo usado no Sisgrad para todos os editais 
regulares de intercâmbio.
• /Aos estudantes de pós-graduação//, docentes e técnicos 
administrativos/solicitamos que enviem seus documentos ao e-mail: 
erasmus em reitoria.unesp.br com cópia para eri em assis.unesp.br.
O prazo para a realização de todas as inscrições foi estabelecido pelo 
projeto até o dia 31/12/2012

*3. São elegíveis candidatos pertencentes às seguintes áreas:*
• Ciências Agrárias
• Arquitetura, Planejamento Urbanístico e Regional
• Estudos Comerciais, Ciências de Gestão
• Educação, Formação de Professores
• Engenharia, Tecnologia
• Geografia, Geologia
• Direito
• Matemática, Informática
• Ciências Médicas
• Ciências Naturais
• Ciências Sociais
• Comunicação e Ciências da Informação
• Outras áreas de estudo: Energias renováveis, Alterações climáticas, 
Direitos humanos

*4. As universidades de destino na Europa seguem abaixo:*
• Bélgica: *Ghent University*
(http://www.ugent.be/en)
• Espanha: *Universidad de Valladolid*
(http://www.universityofvalladolid.uva.es/)
• Espanha: *Universitat Politècnica de Valencia*
(http://www.upv.es/index-en.html)
• França: *Université Montpellier 2*
(http://www.univ-montp2.fr/)
• Holanda: *Rijksuniversiteit Gröningen*
(http://www.rug.nl/corporate/index)
• Itália: *Politecnico di Torino*
(http://www.polito.it/)
• Polônia: *Adam Mickiewicz University*
(http://www.amu.edu.pl/)
• Portugal: *Universidade do Porto*
(http://www.up.pt/)
• Suécia: *Lund University*
(http://www.lunduniversity.lu.se/)

*5. Apoio financeiro*
O projeto prevê aos candidatos selecionados os seguintes auxílios 
financeiros durante todo o período de mobilidade na Europa:
• Bolsa mensal referente aos custos de permanência no país de acolhimento;
• Passagens para uma viagem de ida e volta;
• Seguro de saúde, acidente e viagem;
Os estudantes estarão também isentos do pagamento de taxas de matrícula 
na Universidade de Destino, uma vez que estas (quando aplicáveis) serão 
cobertas pelo projeto.
Os valores mensais relativos a cada tipo de mobilidade seguem conforme a 
tabela abaixo:

*Estudantes de graduação e mestrado*
	1000€/mês
*Estudantes de doutorado*
	1500€/mês
*Investigadores de pós-doutorado*
	1800€/mês
*Pessoal acadêmico e administrativo*
	2500€/mês


6. Todas as informações sobre o projeto, seus participantes, processo de 
inscrição e documentos exigidos, bem como seu regulamento, estão 
disponíveis em: http://babel.up.pt/

*7. Início do Período de Mobilidades:* Setembro de 2013

*8. Requisitos e condições específicos para a inscrição dos 
candidatos****estudantes de graduação:*
• O candidato deve estar regularmente matriculado na graduação, a partir 
do segundo ano e após ter integralizado no mínimo 40% dos créditos;
• Apresentar bom rendimento escolar;
• Possuir conhecimento do idioma da Universidade de Destino atendendo os 
critérios estabelecidos pelas instituições disponíveis no site do programa;
• Possuir plenas aptidões físicas e mentais para a realização do 
intercâmbio. A UNESP reserva-se o direito de verificar a veracidade de 
informações prestadas pelos candidatos em qualquer ocasião, estando o 
mesmo sujeito à exclusão do processo de intercâmbio a qualquer momento 
no caso de inexatidão ou omissão de informações. A UNESP isenta-se ainda 
de quaisquer responsabilidades sobre complicações advindas da omissão de 
informações.

*9. No momento da inscrição dos candidatos pela plataforma do projeto, 
será****exigida uma documentação específica. Contudo, para a inscrição 
pelos processos **internos da UNESP, solicitamos a todos os candidatos 
que nos encaminhem os seguintes **documentos:*

• Curriculum vitae;
• Cópia de passaporte ou comprovante de solicitação;

Lembramos que os estudantes de graduação devem fazer esse envio, 
impreterivelmente, pelo *Sisgrad*.
Os /estudantes de pós-graduação, docentes e técnicos administrativos/ 
que enviarão seus documentos por e-mail (erasmus em reitoria.unesp.br) , 
devem encaminhar também um Comprovante de Vínculo Institucional. No caso 
dos estudantes de pós-graduação, serão aceitos os comprovantes de 
matrícula. Para os docentes e técnicos administrativos, serão aceitos 
documentos que comprovem a dedicação integral à UNESP.

10. Seleção
• A seleção e a aprovação dos candidatos serão de responsabilidade da 
comissão avaliadora do Projeto BABEL.
• Para que todos os processos sejam devidamente encaminhados, a UNESP 
concederá o aval institucional para os seus respectivos candidatos.
• No entanto, esta homologação somente ocorrerá para os candidatos que 
completarem devidamente seus processos de inscrição tanto na plataforma 
específica do projeto, quanto nos meios de submissão de candidaturas 
disponibilizados pela AREX.

*Período de Inscrição dos Candidatos:*
Estudantes de Graduação: *até _20/12/2012_ pelo SisGrad*.
Estudantes de Pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos: *até 
às _17h do dia 21/12/2012_ pelo e-mail erasmus em reitoria.unesp.br com 
cópia para eri em assis.unesp.br*.

-- 
Márcio José Gusmão Carvalho
Escritório de Pesquisa e Internacionalização
UNESP - Câmpus de Assis

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20121107/4c5eee30/attachment.html>


More information about the Alunos-assis mailing list