[Alunos-assis] Reunião conjunta entre Reitoria, Adunesp, Sintunesp e discentes

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Sexta Junho 7 20:15:51 BRT 2013





Segue para conhecimento o Informativo da Reunião conjunta entre Reitoria, Adunesp, Sintunesp e discentes. 

Atenciosamente, 
Diretoria-FCL/Assis 
UNESP 
----- Mensagem original -----



Reunião conjunta entre Reitoria, Adunesp, Sintunesp e discentes 

A Reitoria da Unesp, visando a discussão de assuntos de interesse de suas comunidades (docentes, servidores técnico-administrativos e discentes), realizou reunião conjunta com representantes da Adunesp (Associação de Docentes da Unesp), Sintunesp (Sindicato dos Trabalhadores da Unesp) e representantes discentes na sexta-feira, dia 7/06/2013, na Reitoria da Unesp, das 11h às 18h30. 

Foram tratados os tópicos da pauta unificada apresentada pelos três segmentos. 

Plano de Permanência Estudantil 
Foi estabelecida a realização de uma reunião, na Reitoria da Unesp, dia 11 de junho, terça-feira, para tratar de questões emergenciais, como subsídio alimentação, auxílio-aluguel e Bolsa BAAE I. Participarão da reunião a pró-reitora de extensão, os vice-diretores e dez representantes de alunos. Também será discutida a criação de uma Comissão Permanente de Permanência Estudantil, com representantes dos três segmentos, para discutir critérios de concessão e distribuição de bolsas, moradias e restaurantes universitários. 

Sobre Pimesp 
A reitoria comunicou que o Conselho Universitário da Unesp, em reunião ordinária no dia 25 de abril, após receber manifestações das congregações das Unidades Universitárias, encaminhadas para uma comissão da Câmara Central de Graduação criada para discutir o Pimesp (Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista) proposto pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), deliberou ser favorável às metas de inclusão social do Programa. Elas estabelecem que ao menos 50% das matrículas em cada curso e em cada turno deverão ser ocupadas por alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. 

Dentro dessa meta, o percentual de negros, pardos e indígenas deverá ser, também no mínimo, 35%, valor verificado para a população do Estado de São Paulo no Censo Demográfico de 2010 realizado pelo IBGE. As metas deverão ser atendidas ao longo de três anos a partir de 2014. 

O Conselho Universitário solicitou ao Cruesp informações mais detalhadas sobre uma das estratégias propostas para atingir as metas: o Instituto Comunitário de Ensino Superior (ICES). Em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), ele possibilitaria a oferta de cursos superiores sequenciais com duração de dois anos, que atenderiam 40% do total das metas étnico-sociais. Essas informações, segundo o Conselho, seriam importantes para fundamentar o processo de discussão do Pimesp que continua ocorrendo nas Congregações da Unesp. Novas formas de ação para proceder a inclusão podem ser oferecidas pelas comunidades universitárias da Unesp. 

Paridade entre os três segmentos nos órgãos colegiados da Universidade 
A Reitoria retirará o item de pauta do Conselho Universitário e proporá que as unidades discutam o assunto de maneira ampla antes de que ele seja discutido e deliberado no CO. 

Reajuste salarial de 11% 
A Unesp levará ao Cruesp a manifestação de que seja mantida a política de ganho sobre a inflação praticada nos últimos anos desde que feita de maneira responsável e contínua dentro da realidade orçamentária da Universidade 

Isonomia 
Será estudado um cronograma de equiparação salarial, com reuniões de negociação entre a Reitoria e o Sintunesp, visando um planejamento total e gradual de equiparação nos próximos três anos (2014, 2015, 2016). Reuniões sobre o tema serão realizadas na primeira semana de julho. Também ficou estabelecida reunião com a Adunesp para tratar de questões específicas da categoria na primeira semana de julho. 

Isonomia de pisos e benefícios 
Será tratada em reunião a ser marcada para a primeira semana de julho entre a Reitoria e o Sintunesp. 

Não à repressão aos movimentos sociais 
A demanda de regularização do DCE da Unesp nos órgãos colegiados e a discussão sobre processos administrativos envolvendo alunos de Franca e de Araraquara serão tratadas em reunião dos representantes dos alunos com a Assessoria Jurídica da Unesp na próxima terça-feira, dia 11 de junho. 

Julio Cezar Durigan 
Reitor da Unesp 









-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20130607/152aadac/attachment.html>


More information about the Alunos-assis mailing list