[Alunos-assis] DIVULGAÇÃO - Sobre Grafia Câmpus

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Quarta Março 20 11:23:06 BRT 2013


----- Mensagem original -----

De: "Reitoria UNESP" 
Enviadas: Quarta-feira, 20 de Março de 2013 10:59:30 
Assunto: Sobre Grafia Câmpus 

Encaminho mensagem abaixo e solicito a Vossa Senhoria que dê amplo 
conhecimento entre os integrantes de sua unidade e/ou equipe. 

ROBERVAL DAITON VIEIRA 
Chefe de Gabinete 


GRAFIA DA PALAVRA CÂMPUS 

Tendo em vista a necessidade de a Unesp uniformizar seus padrões linguísticos dentro das normas da língua portuguesa e seguindo o rumo da excelência em todas as suas instâncias, seja no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração, tanto na Reitoria como nas suas unidades, foi solicitado à Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves um parecer sobre a grafia da palavra “Câmpus”. 

A Profª Maria Helena é docente aposentada do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Araraquara e Professora Emérita da Unesp, autora de Gramática de usos do Português e do Guia de usos do português , obras publicadas pela Editora da Unesp, docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Em texto publicado na íntegra em http://www.unesp.br/portal#!/aci_ses/normas-e-padroes/sobre-campus-campi/ , ela aponta as seguintes indicações conclusivas em favor do uso de Câmpus, tanto no plural como no singular : 

1) Câmpus é um termo latino trazido à língua portuguesa para aplicação a um campo de especialidade, mas, pela própria acepção, tornou-se termo corrente, o que faz esperar sua incorporação à norma gráfica da língua. 
2) Como forma de origem latina, essa palavra tem naturalmente a feição de palavra portuguesa e facilmente coloca-se entre outras semelhantes no rol de substantivos da língua. 
3) Segundo as regras oficiais de acentuação, o acento circunflexo é necessário para a indicação de que se trata de palavra paroxítona, já que as palavras portuguesas terminadas em -u (s) não acentuadas são oxítonas. A partir daí, o plural é câmpus, igual ao singular (como bônus, íctus, vírus). 

O respeito a essa orientação - grafando sempre Câmpus, seja no plural ou singular - é uma padronização que pode e deve contribuir muito para uma comunicação de melhor qualidade dentro da Universidade. 

Atenciosamente, 

Roberval Daiton Vieira 
Chefe de Gabinete 





_______________________________________________ 
Diretores-l mailing list - Diretores-l em listas.unesp.br 
https://listas.unesp.br/mailman/listinfo/diretores-l 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20130320/03e1142f/attachment.html>


More information about the Alunos-assis mailing list