[Alunos-assis] Divulgação do Evento Anual "Tardes do Cedap" - Palestras previstas para Abril/2015

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Quarta Abril 1 11:11:21 BRT 2015


TARDES DO CEDAP 

Programação – Abril/2015 

07/04/2015 -14h00 

Local: Anfiteatro do Cedap 
Palestrante: Ronaldo Cardoso Alves – Unesp/Assis 
Título: O Ensino de História e suas vertentes de pesquisa: caminhos para o estudo da construção do conhecimento histórico no cotidiano 
Ementa: A palestra tem como objetivo apresentar diferentes possibilidades de pesquisa em Ensino de História compreendendo este campo de investigação como espaço de intersecção teórico-metodológico entre a História e outras áreas do conhecimento (Educação, Antropologia, Sociologia, Psicologia Social, etc). Em que medida a pesquisa em ensino de História pode contribuir para que o trabalho do historiador professor reflita acerca das carências de orientação temporal da sociedade contemporânea? Materiais didáticos, documentos oficiais e fontes escritas de diferentes matizes, além de fontes audiovisuais, sonoras, imagéticas, orais e da cultura material, entre outras, compõem o trabalho investigativo do pesquisador em Ensino de História que, partindo da epistemologia da História, tem o desafio de promover a relação desta ciência com a práxis de vida. 

17/04/2015 - 14h00 

Local: Sala de Vídeo Conferência da STS 
Palestrante: Lucas Antonio de Araújo – Doutor pela Unesp/Franca 
Título: As imagens do passado, da ruralidade da nacionalidade na música sertaneja. 
Ementa: Abordaremos a música sertaneja que se constituiu como gênero musical de grande popularidade, principalmente a partir da década de 1950, quando se abre para distintas influências, sejam elas de ritmos rurais nacionais, considerados típicos de outras regiões, sejam sonoridades estrangeiras. Ela foi definindo padrões e modelos do que seria considerado tradicional em seu interior, entre os anos 50 e 70, bem como imagens acerca da realidade em que estava inserida e a defesa de certos valores e visões de mundo. Ela será também responsável pela circulação e, por vezes, pela construção de diversos “retratos de Brasil” sonoros e narrativos, da formação e exaltação do passado nacional, assim como pela fomentação de uma autoimagem do gênero como representante da tradição musical rural do país. A compreensão das variações destas imagens e dos padrões estéticos e sonoros em que elas se inserem é de grande importância para nos aproximarmos das visões de mundo, valores, relações entre o novo e o velho, tradição e modernidade, posições culturais e políticas na formação de um gênero de grande apelo popular, principalmente, entre setores sem educação formal, durante períodos de intensas transformações e transições, em que o país deixa de ser majoritariamente rural para se tornar urbano. A música sertaneja se constituíra em uma espécie de “trilha sonora” de boa parte da população brasileira que viveu essa transição. 



Rodrigo Fukuhara 
Unesp/FCL/Assis - Cedap 
(18)3302-5835 
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