[Alunos-assis] Fwd: Carta aberta à comunidade da FCL/Assis Unesp

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Quarta Janeiro 28 15:35:37 BRST 2015


----- Mensagem original -----

De: "Diretório Acadêmico" <diretorioacademico.fclassis em gmail.com> 
Para: alunos-assis em listas.unesp.br 
Enviadas: Terça-feira, 27 de Janeiro de 2015 20:46:01 
Assunto: Carta aberta à comunidade da FCL/Assis Unesp 



Olá. Pedimos a gentileza de divulgar a seguinte carta aberta através da lista de email dos alunos, bem como outras listas que a direção organize. 
Agradecemos antecipadamente. 


Carta aberta à comunidade acadêmica da FCL/Assis – UNESP 

Assis, 20 de Janeiro de 2015. 

A gestão Prisma do Diretório Acadêmico XVI de Agosto vem por meio desta esclarecer a toda a comunidade acadêmica sobre os recentes acontecimentos, referentes às sindicâncias aplicadas pela reitoria, bem como informar sobre as ações que mobilizaremos nos próximos dias em consequência destas. 
No ano de 2013, os estudantes da UNESP entraram em greve por melhorias na Permanência Estudantil, pagamento das bolsas atrasadas aos bolsistas BAAE II (atual BEU) e contra a implementação do PIMESP em nossa universidade. O Movimento Estudantil do campus de Assis participou ativamente da mobilização, sustentando em nossa unidade a greve estudantil por 103 dias e garantindo a participação de estudantes de Assis em todos os atos realizados em São Paulo - inclusive nas duas ocupações da reitoria. 
No mesmo ano, a reitoria abriu processo de sindicância contra todos os estudantes que julgou estarem envolvidos na segunda ocupação. O processo, que foi concluído apenas no mês de dezembro de 2014, teve por decisão final da comissão sindicante a suspensão de 95 estudantes por 60 dias corridos. Após o recurso dos estudantes ser negado em sessão do Conselho Universitário de 11/12/2014, a suspensão foi publicada no diário oficial do Estado dia 20/12/2014 (Caderno 1 – Executivo, pág. 67), e seu início determinado para o dia 22/12/2014. No entanto, os estudantes suspensos só tiveram acesso aos termos em que a suspensão ocorreria no dia 12/01/2015, quando então foi enviado aos diretores e coordenadores executivos o ofício (circular nº 001/2015-RUNESP), que traz orientações à direção de como conduzir o processo. No campus de Assis os estudantes foram comunicados oficialmente pela Vice-Diretora em exercício da Direção, a Prof.ª Dra. Ana Maria Rodrigues de Carvalho, no dia 13/01/2015. 
Seguem abaixo os pontos mais relevantes deste documento: 
“2. Os estudantes estão suspensos de todas as atividades acadêmicas, incluindo-se participação em aula, defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvimento de projetos, participação em órgãos colegiados, etc”; 
“4. Estando as atividades suspensas, as bolsas e auxílios vinculados a programas institucionais da Unesp também deverão ser suspensos no período correspondente à penalidade disciplinar, e no caso das bolsas que não são gerenciadas pela Universidade, os respectivos orientadores devem ser comunicados para que as medidas cabíveis sejam adotadas”. 
Ocorre que entre os alunos penalizados pela sindicância, três da nossa FCL caracterizam caso particular. Eles perderam com a suspensão o benefício do auxílio BAAE I - cujo caráter de permanência nos alerta para como esses alunos irão se manter em vínculo com a universidade durante os próximos dois meses. Além disso, a reprova nas disciplinas que esses alunos estavam cursando terá como efeito a permanência do aluno por mais tempo no curso, o que demanda gastos por mais tempo justamente destes que já carecem de suporte. 
Graças à greve de 2013 o PIMESP foi barrado, as bolsas que estavam com seu pagamento atrasado foram pagas e foram criadas a Coordenadoria de Permanência Estudantil da UNESP (COPE) e a Comissão Permanente de Permanência Estudantil da UNESP (CPPE) para gerenciar os assuntos relativos à Permanência Estudantil. Tendo em vista essas importantes conquistas para a Unesp, bem como na qualidade de entidade de representação dos alunos da FCL, o Diretório Acadêmico entende que toda mobilização possível pelo auxílio a esses estudantes, que sofreram os efeitos negativos da mobilização para que tais mudanças fossem implementadas, deve ser executada. Felizmente, o próximo processo seletivo e o fim da suspensão não entrarão em choque, fazendo com que os alunos careçam de auxílio no período de dois meses apenas. O valor correspondente às bolsas para esse período, para três alunos, totaliza uma soma de 2.400,00. 
Aproveitamo-nos portanto da presente carta para fazer saber que ações visando a arrecadação dessa quantia estão sendo planejadas por nós e serão executadas nos próximos dias, assim como pedir à comunidade acadêmica o apoio que estiver disponível para a execução desse projeto. Convidamos os interessados em apoiar essas ações às reuniões da chapa, que acontecem todas quintas-feiras às 17h na sede social do Diretório Acadêmico. Toda sorte de colaboração é bem-vinda nesse momento. 

Atenciosamente, 


Guilherme Diagonel 
Presidente 
Chapa Prisma Gestão 2014/2015 do Diretório Acadêmico XVI de Agosto. 


contato: diretorioacademico.fclassis em gmail.com 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20150128/0cb0853f/attachment.html>


More information about the Alunos-assis mailing list