[Alunos-assis] Divulgação de Eventos: II Jornada de Inverno de Psicologia Analítica: Jung e a Arte às margens da cidade
Lista dos Alunos da Unesp/Assis
alunos-assis em listas.unesp.br
Sexta Julho 31 14:16:40 BRT 2015
II Jornada de Inverno de Psicologia Analítica: Jung e a Arte às margens da cidade
13 e 14 de agosto de 2015.
Inscrições: www.inscricoes.fmb.unesp.br/fcl
No solo em que germina o evento, que ocorrerá nos dias 13 e 14 do mês de agosto de 2015, florescem os encontros que transitam pela cidade e nos corredores da faculdade. Em suas mãos, um artesão, busca construir com delicadeza o objeto que reflete a paixão da alma. Neste manusear, a mão reverbera nos becos mais escondidos da alma, as lembranças e saberes que só são adquiridos pelas vivências na terra em que os dedos possam estar sujos entre as unhas, e ainda vívido o saber necessário para moldar a paixão do artesão. Nesta metáfora o trabalho artesanal é o sopro que movimenta aqueles que praticam a troca de saberes. Um olhar rico que exprime as riquezas e suspiros da alma. Como sentir o suspiro da alma artesã? Na pratica que se elimine a escadaria entre o docente e discente, na escuta que a faculdade possa vislumbrar a vida micro que a cidade pulsa. Há mundos além do cotidiano do campus (FLC-Assis), corpos que caminham e (des)caminham pelas cortinas que acessam a vida. O objetivo deste encontro é fazer germinar o trabalho artesanal entre docente e discente. Reconstruir e viabilizar uma ponte que interliga a cidade e o campus, por meio da obra e da figura do pintor Ranchinho. Buscaremos as memórias que constituem o rosto múltiplo deste artista. A cidade possui memória emotiva que desperta a alma dos transeuntes com afetos e encontros.
A inspiração para esse Encontro nos veio do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875 – 1961) que, pioneiramente, desvelou no discurso psicótico uma imensurável riqueza simbólica e mítica. Essa perspectiva foi criativamente desenvolvida em nosso meio pela Dra. Nise da Silveira. Dentro do sujeito está aberta a caixa de Pandora, tantas imagens e vozes ecoam dentro do dito “doidinho da praça”.
Sou médico e lido com pessoas simples. Sei, por isso, que as universidades não são mais fonte de conhecimento. As pessoas estão cansadas de especialização científica e do intelectualismo racional. Elas querem ouvir a verdade que não limite, mas amplie; que não obscureça, mas ilumine; que não escorra como água, mas que penetre até os ossos. Essa busca ameaça atingir erroneamente um público anônimo, porém extenso. (JUNG,1985, p.60)
Aqui, o resgate emerge no intuito de fazer (re)florescerem, em nosso campus (FLC-Assis) os encontros, por meio da psicologia analítica e das poéticas de artistas estigmatizados, esquecidos nos becos da cidade de Assis e pela faculdade. Que a delicadeza esteja no revitalizar cores e restituir vozes.
Somos estudantes de psicologia da Unesp de Assis e temos um grupo de estudo do Jung, desde 2013. Este evento é fruto da prática de leituras realizadas nos encontros aos sábados, em frente ao Restaurante Universitário.
JUNG, Carl Gustav. (1985). O Espírito na Arte e na Ciência: Petrópolis: Vozes.
--
Paulo César de Moraes
Supervisor da STAEPE
Seção Técnica de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão
(18)3302-5823
"Não permita que o elogio corrompa sua Humildade"
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20150731/52e80014/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: 2015731104351.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 75335 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20150731/52e80014/attachment-0001.jpg>
More information about the Alunos-assis
mailing list