[Alunos-assis] Programação de Junho/2015 - Evento Tardes do Cedap

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Terça Junho 2 10:28:33 BRT 2015


Prezada Comunidade Acadêmica,

De ordem da Profa. Dra. Sílvia Maria Azevedo, Supervisora do Cedap, divulgo abaixo a programação do Evento "Tardes do Cedap" prevista para o mês de Junho.
Na oportunidade, informo que haverá expedição de certificado para os participantes, a partir da assinatura da lista de presença.

JUNHO
10/06/2015 - 14H00 - Anfiteatro do Cedap

Palestrante: Ana Porto – IEL/Unicamp

Título: O romance policial entre a França e o Brasil (final do século XIX)
Ementa: A intenção desta palestra será apresentar o início do gênero “romance policial”, que tem relação direta com a obra do escritor francês Émile Gaboriau. A partir dos romances escritos por este escritor nas décadas de 1860 e 1870 do século XIX, iniciou-se um processo de criação de um novo gênero, conhecido atualmente como romance policial. No Brasil, os romances deste escritor tiveram ampla circulação sob a forma de livro e folhetim a partir da década de 1870. Aluísio Azevedo escreveu, ao menos, um romance em que é possível estabelecer paralelos com o romance policial da época. Pretende-se, com isso, apresentar o contexto de produção da criação do romance policial na França e no Brasil, além de mostrar o papel relevante da imprensa para que este se firmasse como um gênero de sucesso.


17/06/2015 - 14H00 - Anfiteatro do Cedap

Palestrante: Jean Marcel Carvalho França – Unesp/Assis

Título: "Piratas no Brasil — Aspectos da construção de uma narrativa histórica"
Ementa: A palestra discutirá dois aspectos relacionados à produção do livro “Piratas do Brasil”: de um lado, a pesquisa histórica — bibliográfica e documental — que possibilitou a escrita da obra; de outro, e complementarmente, os princípios teórico-metodológicos que impuseram, quando da composição do livro, um certo modo de narrar o passado.

Atenciosamente

Ana Elisa Paziam dos Santos
Assessor Administrativo I
Unesp/FCL/Assis - Cedap
(18)3302-5835


More information about the Alunos-assis mailing list