[Alunos-assis] Divulgação da programação do Evento "Tardes do Cedap" para o mês de Maio/2015

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Sexta Maio 8 14:16:53 BRT 2015


Prezada Comunidade Acadêmica,

De ordem da Profa. Dra. Sílvia Maria Azevedo, Supervisora do Cedap, divulgo abaixo a programação do Evento "Tardes do Cedap" prevista para o mês de Maio.
Na oportunidade, informo que haverá expedição de certificado para os participantes, a partir da assinatura da lista de presença.

MAIO

14/05/2015 - 14h00 - Anfiteatro do Cedap
Palestrante: Carlos Roberto de Melo Almeida – Mestrando – Unesp/Assis
Título: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: Visões do conflito (1914-2014)
Ementa: Os canhões da Primeira Guerra Mundial silenciaram em novembro de 1918. É a partir desta data, porém, que tem início um novo conflito: a guerra das interpretações. Iniciado ainda antes do armistício, o debate em torno da Guerra e de suas causas tem movido intelectuais, historiadores e políticos até os nossos dias sem soluções definitivas. No entanto, não podemos perder de vista que as diferentes interpretações deitam raízes em uma visão de mundo e, sobretudo, em uma dada leitura da história. Nesta palestra, portanto, pretendemos apresentar as principais leituras propostas sobre a Guerra, procurando relacioná-las ao seu contexto mais amplo na historiografia, de modo que as alternâncias no debate acerca da Primeira Guerra sejam avaliadas em sua relação com a evolução do conhecimento histórico ao longo do século XX.


21/05/2015 - 14h00 - Anfiteatro do Cedap
Palestrante: José Carlos Barreiro – Unesp/Assis
Título: FORMAÇÃO DO ESTADO-NAÇÃO NO BRASIL ATRAVÉS DA LITERATURA DE VIAGEM.
Ementa: As transformações históricas ocorridas desde o fim do século XVIII e início do XIX suscitam uma espécie de redescoberta e revisitação do Brasil pelos viajantes. Procedentes de muitas regiões, eles percorrem todas as províncias do Brasil ao longo do século XIX, deixando registros minuciosos sobre aspectos múltiplos da cultura e da vida social, econômica e política do país. Através da leitura dos viajantes foi possível estudar as formas rituais e simbólicas do exercício de dominação das elites e do protesto popular como elementos importantes da construção do Estado-Nação no Brasil ao longo do período de estudo aqui definido.


Atenciosamente,

Ana Elisa Paziam dos Santos
Assessor Administrativo I
Unesp/FCL/Assis - Cedap
(18)3302-5835


More information about the Alunos-assis mailing list