[Alunos-assis] Palestra - Tardes do Cedap - 21/05/2015

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Quarta Maio 20 14:47:55 BRT 2015


Prezada Comunidade Acadêmica,

De ordem da Profa. Dra. Sílvia Maria Azevedo, Supervisora do Cedap, relembro que amanhã, 21/05/2015, às 14h00, no Anfiteatro do Cedap, haverá a palestra do Prof. Dr. José Carlos Barreiro, intitulada "Formação do Estado-Nação no Brasil através da literatura de viagem". 
A referida palestra integra a programação do Evento "Tardes do Cedap" do mês de Maio.
Na oportunidade, lembro, também, que haverá expedição de certificado para os participantes, a partir da assinatura da lista de presença.
Segue abaixo pequena ementa da referida palestra, a saber:

21/05/2015 - 14h00 - Anfiteatro do Cedap
Palestrante: José Carlos Barreiro – Unesp/Assis
Título: FORMAÇÃO DO ESTADO-NAÇÃO NO BRASIL ATRAVÉS DA LITERATURA DE VIAGEM.
Ementa: As transformações históricas ocorridas desde o fim do século XVIII e início do XIX suscitam uma espécie de redescoberta e revisitação do Brasil pelos viajantes. Procedentes de muitas regiões, eles percorrem todas as províncias do Brasil ao longo do século XIX, deixando registros minuciosos sobre aspectos múltiplos da cultura e da vida social, econômica e política do país. Através da leitura dos viajantes foi possível estudar as formas rituais e simbólicas do exercício de dominação das elites e do protesto popular como elementos importantes da construção do Estado-Nação no Brasil ao longo do período de estudo aqui definido.

Atenciosamente,


Ana Elisa Paziam dos Santos
Assessor Administrativo I
Unesp/FCL/Assis - Cedap
(18)3302-5835


More information about the Alunos-assis mailing list