[Alunos-assis] CIRCUS apresenta a programação da II Mostra o Lixo

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Terça Maio 26 10:26:03 BRT 2015










WordPress.com 
	CIRCUS publicou: "Respeitável público!!! A CIRCUS apresenta a programação da II Mostra o Lixo a ser realizada entre os dias de 03 e 27 de junho (clique aqui para visualizar a programação completa). Assim como em sua primeira edição o evento terá seu ponta pé inicial" 		Responda a este post respondendo acima desta linha 
			Nova publicação em Mostra O LIXO 
					CIRCUS apresenta a programação da II Mostra o Lixo 
by CIRCUS 

Respeitável público!!! 

A CIRCUS apresenta a programação da II Mostra o Lixo a ser realizada entre os dias de 03 e 27 de junho ( clique aqui para visualizar a programação completa ). Assim como em sua primeira edição o evento terá seu ponta pé inicial com a solenidade de abertura no Memorial Rezende Barbosa e a presença dos representantes das instituições correalizadoras, além da CIRCUS. 
Conjuntamente à solenidade de lançamento da Mostra, haverá a abertura da Exposição de Artes Plásticas “O desenho como impureza - ou o risco visível”. O evento contará com um bate papo entre público, artistas e o curador da exposição . A partir das obras dos artistas plásticos Adolfo Emanuel, Mariana Lachner e Monique Brandão, e com curadoria de Danillo Villa (Chefe da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina), a exposição apresentará trabalhos/obras sobre a aquilo que queremos esquecer, deixar de lado, mas não é possível. Nesta exposição o público poderá apreciar trabalhos gráficos sobre o corpo humano ou sobre como nosso cotidiano é afetado por aquilo que se pretende esquecer. Há instalações com desenhos de mexas de cabelo ou flores, que funcionam como memória material de um corpo que não está presente; em outro trabalho, os limites da existência são denunciados por ferimentos e machucados feitos em azulejos; e ainda pinturas/desenhos em que animais exóticos com qualidades únicas, criam um mundo idealizado de relações equilibradas entre diferentes. Arte como ação do desassossego, da impertinência dos desafios individuais, do fortalecimento do que nem sempre é comunicável. Foi feito por quem não tem medo de remexer o lixo. 
A II Mostra o Lixo também vai às ruas e receberá a visita do grupo de teatro Pombas Urbanas. Este grupo de teatro é responsável pela gestão de um grande galpão cultural na Cidade Tiradentes, em São Paulo, e apresentará, na Praça da Vila Operária, a peça “Era uma vez um rei”, cuja estória apresenta um grupo de mendigos que se encontram em uma praça da cidade e entre latas, plásticos, garrafas e papelões uma brincadeira na qual um deles propõe ser rei. A partir disto, esses mendigos saem da realidade em que vivem para representar as relações de poder da mesma sociedade que os marginaliza. Além da apresentação teatral o grupo Pombas Urbanas participará de uma Ágora no Ponto de Cultura Galpão Cultural que terá como objetivo a troca de experiências sobre a gestão de espaços culturais autônomos, suas estratégias de sustentabilidade e mobilização cultural. 
O lixo também está presente no cinema, principalmente em documentários nacionais que, desde Ilha das Flores de Jorge Furtado, contribuem para traçar uma história daqueles que vivem da catação de materiais recicláveis em lixões, ruas, rios e que vê se organizando em cooperativas de catadores de materiais recicláveis e conquistando direitos fundamentais para o resgate da dignidade e valorização de um trabalho tão fundamental para a gestão dos espaços urbanos. Por isto a II Mostra o Lixo exibirá o documentário “Aterro” do Diretor Marcelo Reis. Aterro é um filme sobre sete mulheres pioneiras da catação de lixo no Brasil. Diante do atual e controverso sistema de aterragem, elas falam do aparente inevitável destino do lixo. Este documentário foi premiado com o Green Award do Third World Independent Film Festival, USA, 2011; o Prêmio Luis Espinal da Mostra Cine Trabalho, Marília-SP, Brasil, 2012 e o Prêmio de Melhor Longa Metragem do Juri Oficial do Festiver, Colômbia, 2012. 
O evento também chama o público assisense e região para dançar. O grupo de dança do Núcleo Artístico Pedro Costa apresentará o espetáculo “Pipando... onde dormem os pássaros”. O grupo de dança contemporânea de São Paulo resgata a memória e a identidade dos usuários de crack, na região paulistana conhecida como Boca do Lixo ou Cracolândia, e dá uma nova visão ao universo devastador desta droga. Uma galeria de personagens com vidas aparentemente normais – ricos e pobres, homens e mulheres, adultos e crianças – entregam-se ao mesmo destino. 
O Teatro Municipal de Assis ainda receberá a peça de teatro “A vida dos Homens Infames”, adaptada de texto homônimo de Michel Foucault (1977), em que faz uma provocação às produções biográficas sobre as figuras célebres da história humana. A peça fala de gente ao mesmo tempo "obscura e desafortunada", aquilo que a história fez questão de esquecer. O texto foi adaptado a partir de duas biografias, uma sobre um assassino, outra sobre uma hermafrodita, publicadas pelo filósofo: "Eu, Pierre Rivière, que Degolei Minha Mãe, Minha Irmã e Meu Irmão" (1977) e "Herculine Barbin, Diário de uma Hermafrodita" (1979). Aqui a proposta é de suscitar uma provocação sobre esta produção de experiências de vida que a cidade lida como restos, ou escórias da humanidade. 
Além dos espetáculos e exposições a II Mostra o Lixo também promove a Intervenção Artística “Cabeças” na parede de trás do Ponto de Cultura Galpão Cultural situada de encontro com os trilhos de trem. A partir de um projeto desenvolvido coletivamente, 8 grandes cabeças feitas parte a parte por diferentes pessoas serão pintadas nas paredes do Galpão Cultural, antigo galpão da Companhia Sorocabana. Sem uma determinação prévia de qual será a forma ou a aparência das cabeças, espera-se que sua “vinda” para a cidade ajude todos a pensar nas suas relações de afeto, nos cuidados que a cidade precisa para manter-se como construção coletiva. A intenção é que as cabeças liberem pensamentos e se cruzem entre os trilhos e permaneçam ali, cuidando de Assis. 
Oficinas de experimentação artística também estão de volta ao evento. Sucesso em sua primeira edição a Oficina de Pinhole – do inglês, buraco de alfinete – é o nome dado à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes (componente das máquinas fotográficas convencionais). Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaços vedados da luz . A oficina tem o intuito de explorar o funcionamento da câmera fotográfica por meio de uma prática artesanal a partir de materiais recicláveis (latas, caixas de papeis ou de plástico), nos quais a luz, através de um pequeno orifício (buraco de agulha), penetra atingindo o papel fotográfico. As aulas propõem o desenvolvimento do olhar e da relação entre a percepção visual e seu resultado revelado. 
Bricolagens manuais e digitais serão as outras oficinas a serem realizadas sob a orientação do artista gráfico, cartunista, diretor e ator de teatro Ricardo Bagge. A partir de revistas velhas e restos de imagens, o artista executa novos recortes que reavivam velhos pedaços de papel. A técnica será realizada manualmente, mas também em oficina de montagem de imagens por meio de técnicas de montagem digitais. 
Por fim, o encerramento da II Mostra o Lixo, no dia 27 de junho, acontecerá no Ponto de Cultura Galpão Cultural, com o Festival de Garagem e a presença de bandas Vamo Vovó Big Band (Assis) e Mocambo Groove (Pres. Prudente). A CIRCUS conta com a presença em massa do público para comemorar com todos a realização de mais este um evento. 
Sinopse: 
A II Mostra o Lixo retorna à cena revirando as lixeiras das cidades, não apenas no que diz respeito aos seus restos materiais, como também os restos imateriais. Aos restos da cidade somam-se refugos de nossas memórias sentimentais, relacionais e biográficas. Coletando as sobras resultantes da relação entre sujeito e espaços urbanos, o lixo é reinventado sob o olhar de diferentes linguagens artísticas. Artes plásticas, teatro, dança, fotografia, cinema e música invadem Assis durante o mês de junho, convidando toda a região para repensar nossa relação sobre tudo aquilo que expelimos de nosso cotidiano. 

CIRCUS | 23 de maio de 2015 às 2:29 pm | Categorias: Artes | URL: http://wp.me/p10GLF-iK 
	Comentário 	Ver todos os comentários 	Gostar 
	
Cancele a assinatura para não receber mais publicações de Mostra O LIXO. 
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas . 
Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 
https://mostraolixo.wordpress.com/2015/05/23/circus-apresenta-a-programacao-da-ii-mostra-o-lixo/ 		Obrigado por usar o WordPress.com 





-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20150526/2f5380b3/attachment-0001.html>


More information about the Alunos-assis mailing list