[Alunos-assis] Tardes do Cedap - Programação do mês de setembro

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Terça Setembro 15 08:23:24 BRT 2015


Prezada Comunidade Acadêmica,

De ordem do Prof. Dr. Márcio Roberto Pereira, Vice-Supervisor, no exercício da Supervisão, divulgo abaixo as próximas palestras do  Evento "Tardes do Cedap", que ocorrerão durante o mês de Setembro/2015.
Na oportunidade, informo que haverá expedição de certificado para os participantes, a partir da assinatura da lista de presença.

16/09/2015 - 14h00 - Anfiteatro do Cedap
Palestrante: Vera Maria Chalmers – IEL/Unicamp
Título: Edição e Resistência
Ementa: A palestra propõe-se a relatar a minha pesquisa sobre o projeto editorial libertário, nos jornais de cunho anarquista publicados na cidade de São Paulo, na virada do século dezenove para o vinte.

23/09/2015 - 9h00 - Anfiteatro do Cedap
Palestrante: Carlos Eduardo Affonso Ferreira
Titulo: Histórias de meu avô Tristão, a biografia de Alceu Amoroso Lima
Ementa: biografia de Alceu de Amoroso Lima conforme livro no prelo, Histórias de meu avô Tristão. Obra relata o percurso de vida de AAL, os movimentos sociais em que se envolveu e os principais temas de estudo de seu interesse. Inclui relato da convivência pessoal do autor com Alceu. Frequência à Abadia de Sta Maria, mosteiro beneditino em SP, de que era monja Madre Maria Teresa Amoroso Lima (1929-2013), filha de AAL, a quem Alceu escreveu diariamente durante 30 anos. As cartas estão no acervo do Cedap. Delas foram extraídos os seguintes livros:1) Cartas do pai livrariacultura.com.br/p/cartas-do-pai-722710; 2) Diário de um ano de trevas livrariacultura.com.br/p/diariodeumanodetrevas-42139675

23/09/2015 - 9h00 - Anfiteatro do Cedap
Palestrante: Guilherme Ramalho Arduini
Título: Em busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e os projetos de organização social
Ementa: Em livro recém publicado pela Edusp, e que dá nome à palestra, apresento a obra de Amoroso Lima, também conhecido pelo pseudônimo de Tristão de Athayde, sob a perspectiva da preocupação com a regulação do trabalho. A partir da leitura dos documentos da doutrina social da Igreja e de autores católicos europeus como Jacques Maritain e G K Chesterton, Alceu descreve o que considera a "Idade Nova" surgida a partir do advento das indústrias e das grandes cidades. Ele passa da palavra ao ato com a organização dos círculos operários católicos e com a participação nos bastidores da Constituinte de 1933, em defesa das reivindicações católicas.

Atenciosamente,


Ana Elisa Paziam dos Santos
Assessor Administrativo I
Unesp/FCL/Assis - Cedap
(18)3302-5835



More information about the Alunos-assis mailing list