[Alunos-assis] Divulgação do Evento Violência de Gênero Em-cena: Helena Vadia+NAH

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Quarta Agosto 10 15:59:42 BRT 2016


[cid:737493c1-2916-4210-b904-b05ee246dae4]


O estágio de psicologia, Clinic em rte- integrado por estudantes da Unesp/Assis com a supervisão do Professor Dr. Fernando Teixeira-, tem o enorme prazer em convidar a todxs para participarem deste evento que tem como propósito possibilitar um ambiente de desconstrução, discussão e empoderamento.
Essa proposta nasce a partir da vontade de ação. A partir da necessidade de nos (re)afirmarmos perante tantas afrontas que nos afetam cotidianamente, tanto nos micro como nos macro fascismos. Isto é, surge pelo desejo e necessidade de lutarmos contra todas as violências- machismos, LGBTTfobias, racismos e tantas outras- que nos assolam todos os dias, e também contra o golpe que está em curso no Brasil que coloca em cheque todas as conquistas sociais das minorias.
Enfim, chamamos a todxs para esse espaço de (re)existência!

O QUE É?
-HELENA VADIA: UMA PERFORMOPALESTRA QUE ABORDA DISCUSSÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DE UMA NARRATIVA QUE DATA DA PRÉ- HISTÓRIA.
Helena Vadia nasce em Barão Geraldo, distrito de Campinas-SP, como parte da pesquisa de mestrado de Pâmella Villanova em Artes da Cena pela Unicamp, intitulada "Feminilidade dissonante em cena: uma exploração andrógena e vadia do mito de Helena", com orientação da ProfaDra Verônica Fabrini.
Trata-se da exploração cênica do mito de Helena, a mulher vadia, erótica, sexualmente ativa. No corpo da atriz são experimentados marcadores de feminilidade e de masculinidade, justamente questionando a dualidade. Tão ambígua quanto Helena, a cena teatral é considerada um campo fértil para a flexibilização do fazer gênero, da performatividade de gênero.
Passando pelos dispositivos Drag (Queen, King e Faux) e por algumas simbologias ligadas a feminino e masculino, Pâmela experimenta outras obras de arte e outros corpos intérpretes para sintetizar o que por fim soou relevante no mito de Helena. Nasce HELENA VADIA: um formato híbrido entre conhecimento do teatro e conhecimento acadêmico (cuidando para não cair na dualidade mais uma vez).
Indicação: Maiores de 16 anos.
Contribuição financeira espontânea: A entrada não será cobrada, mas após a apresentação será passado o chapéu!! Portanto, levemos dinheiro para contribuirmos com a arte e com os gastos da viagem da atriz (que vem de campinas).

-RODA DE CONVERSA com NAH
Após a apresentação de HELENA VADIA, proporemos uma roda de conversa com a discussão sobre violências de gênero, e sobre tantos outros que possam surgir após a performapalestra.
Para tanto, além da Pâmella Villanova, iremos contar com a presença do psicólogo Edson Marcelo, membro do Núcleo de Atenção ao Homem de Presidente Prudente (NAH) e pós-graduando em Psicologia pela UNOESTE, .
O trabalho realizado pelo NAH tem como metodologia a abordagem em grupo, metodologicamente pela análise do discurso, de caráter reflexivo, onde a finalidade é a desconstrução da violência de gênero endêmica na nossa sociedade, através da apresentação do Núcleo e dos profissionais que compõem a equipe da intervenção, com um ambiente que propicie um espaço de acolhimento, escuta, sondagem, problematização e vivência para a ressignificação do cotidiano dos homens que se encontram no contexto da violência doméstica e familiar endereçada às mulheres, contribuindo para a reeducação, modificação e construção de novas masculinidades. A adesão para o NAH pode ser através da articulação de rede socioassistencial de caráter primário, e secundário; encaminhamentos de ordem judicial no qual tem o caráter da obrigatoriedade como responsabilização pelo ato cometido no qual foi responsabilizado pela Lei Maria Da Penha, e por fim, também é incluso no NAH a busca espontânea. Os atendimentos são feitos uma vez por semana, com a duração 2 horas e 30 minutos, totalizando 20 encontros
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20160810/fa57b962/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: arte.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 92574 bytes
Descrição: arte.jpg
URL: <https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20160810/fa57b962/attachment-0001.jpg>


More information about the Alunos-assis mailing list