[Alunos-assis] Divulgação de Evento: Organização Local do Evento Documentos Ajuda do sistema Fale conosco “Me ne frego! Aspectos culturais e linguísticos do fascismo italiano”

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Quinta Maio 12 08:09:07 BRT 2016

“Me ne frego! Aspectos culturais e linguísticos do fascismo italiano”
01 de junho de 2016
Inscrições: www.inscricoes.fmb.unesp.br/fcl
Apresentação do documentário Me ne frego! Il fascismo e la lingua italiana , de Vanni Gandolfo e Valeria Della Valle. Duração: 58 minutos.
Durante os vinte anos de governo do fascismo, as tentativas de difundir e consolidar o uso da língua italiana na vida política, econômica e social do país foram contínuas, invasivas e, às vezes, ridículas. O desejo autoritário e belicista de afirmação da civilização italiana na Europa e no mundo passava também pela ‘limpeza’ da língua nacional de todos os termos e estruturas linguísticas estrangeiros que representavam uma fraqueza diante das nações mais desenvolvidas e poderosas. O documentário mostra algumas destas tentativas e também as dificuldades e as formas de resistência que encontrou o regime de Mussolini na concreta aplicação das leis de uniformização da língua na multiforme sociedade italiana.
O documentário é em italiano, com legendas em italiano.

--

Paulo César de Moraes
Supervisor da STAEPE

"Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita"