[Alunos-assis] Evento: III Jornada de Inverno de Psicologia Analítica O Curador Ferido

Paulo César pcesar em assis.unesp.br
Sexta Setembro 9 08:06:15 BRT 2016


III Jornada de Inverno de Psicologia Analítica O Curador Ferido 
23 e 23 de setembro de 2016 


Inscrições: www.inscricoes.fmb.unesp.br/fcl 

Na III Jornada de Inverno de Psicologia Analítica que acontecerá no dia 22 e 23 do mês de setembro com a proposta de nos reencontrarmos com a sensibilidade da alma. Em 2015, os corredores da UNESP campus FLC-Assis estiveram recheados com a presença viva do Museu de Imagens do Inconsciente e do afeto daqueles que estiveram ao lado da Dra. Nise da Silveira. Ouvimos relatos de casos clínicos, compartilhamos imagens com os convidados honrosos, prestigiamos falas sobre a musicalidade e celebrando no anfiteatro do campus ‘A Alma da Cidade’! Tendo essas ondas de 2015 reverberado, retornamos agora com a III Jornada de Inverno: novas partituras estão sendo compostas e esperamos abraçar os ensinamentos da Dra. Nise, compreendendo o afeto como catalisador nos sofrimentos interiores do sujeito. Quais outras formas de amenizar uma dor psíquica? Como a espiritualidade pode auxiliar? Podemos beber da natureza e nos aliviar de patologias impostas? Como lidamos com a nossa própria ferida? 
Como a alma ferida abre um caminho de recuperação da humanidade de si e do outro? Hoje, nos deparamos com as questões de crises, conflitos e tantas outras que nos perturbam ... são tantas, não é? Essa máquina sufocadora nos gera tensão, engessamento, um “não consigo respirar! ”, “sinto um vazio”, vozes que ecoam como denúncia de um modo de produção social e de aniquilamento de significados, que nos mutilam! 
Nesse evento buscaremos fios que possam levar ao mosaico colorido de formas de tratamento e alívio do sofrimento psíquico, teceremos diálogos entre espiritualidade, musicalidade, psiquiatria e a pluralidade religiosa; para isso será, então, necessário nos despirmos das rígidas muralhas cientificas e arrogância intelectual para passamos por espectros que possam atravessar as formas comuns de tratamento: então que se ouse olhar por novas janelas! 



Programação: 

22/09/2016 

20h00 – 20h30 Abertura da III Jornada de Inverno de Psicologia Analítica: o curador ferido 
Maris Stella Alvares Gabriel (Mestre em Psicologia pela UNESP/Assis), Bruno Correia da Mota (FCL/Assis), Prof.Dr. Walter J. M. Magliorini (FCL/Assis) e Prof.ª Dr.ª. Andreia Lucia D. Oliveira Carvalho Rossi (Diretora FCL/Assis) 

20h30 – 22h30 Palestra: Cura-te a ti mesmo. 
José Jorge de Morais Zacharias - Membro da International Association for Analytical Psycology e da Associação Junguiana do Brasil – AJB. 

23/09/2016 

9h00 – 11h30 Mesa redonda: Música e Conexões do Sentido 
Maurício M. Monteiro: “A música como afeto” - professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM). Especialista em Música e Sonoridades, líder do grupo de pesquisa do CNPq de mesmo nome. 

Ana Maria C. P. de Campos: “A Conexão Ego-Self através da Escuta de Músicas Sagradas ” - Mestre em Ciências Médicas, Psicologia e Psiquiatria, pela Unicamp; Especialista em Musicoterapia Hospitalar e Organizacional pela Uni FMU Laureate International Universities; Magíster no Modelo Benezon de Musicoterapia, pela Fundación Benenzon de Musicoterapia, Argentina. 

Mediadora: Prof.ª Dr.ª Liamar Aparecida dos Santos- FCL/Assis 

14h00 – 17h00 Mesa redonda: “Marcas da infância” 
Dr.ª Ana Maria Galrão Rios: “ Ferida e Resiliência” - Especialista em Psicoterapia de abordagem corporal e em cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. 

Marie-Céline G.R.F. Lorthiois: “Criança, Espiritualidade e Saúde na Pedagogia Profunda” - Mestre pela PUC-SP, especialista em Cinesiologia e Idealizadora da Pedagogia Profunda - Pedagogia Junguiana. 

Mediadora: Maris Stella Gabriel 

17:30 Dança Circular – Marie-Céline G.R.F. Lorthiois 
Local: Rotatória em frente ao Prédio de Letras 

20h00 – 23h00 Mesa redonda: A alma ferida 

Prof.Ednei Teixeira: “A Reinvenção do Xamanismo nos Centros Urbanos” – Dirigente da Santa Luz. 

Pai Reinaldo de Oxalá: “Sabedoria dos Pretos Velhos” - Babalorixá do Ilé Àṣẹ Alámọ̀rere - Axé Aioká. 

Dr. Wilson Villas: “Janelas da Psiquiatria” - Graduado pela FAMEMA e atua em consultório particular. 

Dr. Ricardo Beauchamp de Castro - Graduado pela UERJ, residência em Psiquiatria pela UNIFESP e atua em consultório particular. 

Mediador: Eurípedes Costa do Nascimento - FCL/Assis 



-- 

Paulo César de Moraes 
Supervisor da STAEPE 
Seção Técnica de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão 
(18)3302-5823 

"Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita" 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20160909/c529e8b6/attachment.html>


More information about the Alunos-assis mailing list