[Alunos-assis] Evento - João Antônio: 20 anos sem "o clássico velhaco - 05/10/2016

paziam em assis.unesp.br paziam em assis.unesp.br
Sexta Setembro 30 14:27:21 BRT 2016


Assis, 30 de setembro de 2016.

Prezada Comunidade Acadêmica,

De ordem da Profa. Dra. Sílvia Maria Azevedo, Supervisora do Cedap, divulgamos abaixo o Evento "João Antônio: 20 anos sem "o clássico velhaco", o qual será realizado no próximo dia 05/10/2016, com início às 9h00, no Anfiteatro do Cedap.
Notificamos que haverá expedição de certificado para os participantes, a partir da assinatura da lista de presença.


Encontro João Antônio


No ano em que se comemora o 20º. aniversário da morte de João Antônio (1937-1996), o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP) da UNESP-Assis, que detém a guarda do seu acervo, não poderia deixar de homenagear o escritor pelo significado altamente expressivo de sua obra.

Além da carreira literária, iniciada em 1963 com a publicação do livro de contos, Malagueta, Perus e Bacanaço, pelo qual ganhou reconhecimento nacional e internacional, João Antônio foi também jornalista, tendo colaborado nos principais jornais e revistas do Brasil da segunda metade do século XX, como Última Hora, Pasquim, Jornal do Brasil, Realidade, Manchete. Traduzido em várias línguas, alguns de seus contos foram publicados em antologias na Tchecoslováquia, Espanha, Argentina, Alemanha Ocidental e Venezuela.

Ao longo da vida, João Antônio construiu volumoso acervo, composto de textos originais, recepção crítica, recortes de jornais e revistas, correspondência, cartões postais, discos, de modo que hoje, juntamente com a sua biblioteca, composta de 7 mil livros, muitos deles autografados, e objetos pessoais, o pesquisador pode ter acesso a esta importante fonte de documentação depositada no CEDAP.

Desde o ano posterior à morte de João Antônio, em outubro de 1996, seu acervo está sob a tutela do Centro, que passou a receber pesquisadores de todo o Brasil. Pesquisas de Iniciação Científica, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Pós-Doutorado, grande parte das quais desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP de Assis, vieram ampliar a já volumosa fortuna crítica de João Antônio. Eventos e exposições sobre a obra do escritor foram outras atividades promovidas pelo CEDAP, contando com grande afluência de alunos, de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores de todo Brasil.

A realização do “Encontro João Antônio”, no dia 05 de outubro de 2016, cuja programação acompanha esta apresentação, é uma forma não apenas de lembrar o ano da morte do escritor, mas também manter viva e pulsante a obra de João Antônio.

Ao promover a divulgação de um dos mais importantes escritores brasileiros, o CEDAP cumpre com o seu papel enquanto importante centro de memória disseminador do conhecimento na área da literatura.

 

PROGRAMAÇÃO

05/10/2016 - 09h00 - Anfiteatro do Cedap - Abertura e Mesa Redonda

Dr. Júlio Cezar Bastoni da Silva (Pós-Doutorando - UFSCar) - Da Pobreza à Miséria: o Brasil segundo João Antonio

Dra. Telma Maciel da Silva (UEL/Londrina) - De verbos e verbetes: ecos da agenda-dicionário na correspondência João Antônio & Jácomo Mandatto 

Dr. Gilberto Figueiredo Martins (UNESP/Assis) - O Judas de João e outra Malhação

 

14h00 às 18h00 - Anfiteatro do Cedap -  Exibição de Filme 

Profa. Dra. Sílvia Maria Azevedo (UNESP/Assis) - Mediadora do filme




Atenciosamente, 

Ana Elisa Paziam dos Santos
Assessor Administrativo I
Unesp/FCL/Assis - Cedap
(18)3302-5835



More information about the Alunos-assis mailing list