[Alunos-assis] Unesp apura denúncias de fraude em autodeclaração

Direção - FCLAssis secdiretor em assis.unesp.br
Quinta Março 23 10:29:46 BRT 2017


Encaminhamos para conhecimento. 


Unesp apura denúncias de fraude em autodeclaração 
Medidas serão tomadas contra casos comprovados de falsidade ideológica 
[23/03/2017] 




F r ente aos desdobramentos da política de reserva de vagas adotada pela Unesp, no que se refere à autodeclaração racial (Preto, Pardo e Indígena – PPI) e às denúncias de falsidade nelas contidas, a Unesp criou, pela Portaria Unesp, de 6/12/2016, uma Comissão Temporária Assessora do CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade para tratar de assuntos étnicos. 


A Comissão vem apurando denúncias de crime de falsidade ideológica na autodeclaração que chegam via Diretórias Técnico-Acadêmicas e Ouvidorias da Universidade, assim como Grupos Coletivos internos e externos à Universidade. Os responsáveis, se o delito for comprovado, podem ser punidos inclusive com expulsão da instituição. 


A Comissão tem como atribuições: fomentar o debate, promover o estudo e divulgar resultados a respeito das questões raciais na Unesp; acompanhar e avaliar os resultados da política de reserva de vagas para os PPIs; propor os critérios para a comprovação da veracidade das autodeclarações realizadas na inscrição no vestibular por meio da reserva de vagas; definir o momento em que o estudante deverá comprovar a autodeclaração realizada na inscrição do vestibular; apurar denúncias relativas a falsas autodeclarações raciais no concurso vestibular; propor soluções para problemas relativos a desvios na utilização do sistema de reserva de vagas; e apresentar ao CEPE uma minuta de legislação para tratar das questões étnicas na Unesp no prazo de 180 dias. 


A Comissão tem como integrantes: docente representante da etnia negra (docente com envolvimento no assunto e/ou com pesquisa na área); docente representante da etnia indígena (docente com envolvimento no assunto e/ou com pesquisa na área); docente representante da Prograd - Pró-reitoria de Graduação; representante técnico administrativo da universidade; representante da Vunesp - Fundação para o Vestibular da Unesp; representante da Assessoria Jurídica da Unesp; representante docente ou discente do Centro de Estudos Indígenas Miguel Angel Menendez (Ceiman), da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Araraquara; e representante docente ou discente do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE). 

Sistema de Reserva de Vagas 
O Sistema de Reserva de Vagas na Unesp está em fase de implantação e atingirá a totalidade de inclusão de 50% de estudantes oriundos de escolas públicas dos quais 35% deverão ser PPIs apenas no Vestibular para ingresso em 2018. 
A aplicação de reserva de vagas de 15%, 25%, 35% e 45% aos estudantes oriundos das escolas públicas ingressantes em 2014, 2015, 2016 e 2017, respectivamente, manteve sempre a proporção de 35% PPIs. A meta de 2016, por exemplo, foi superada, atingindo 55,6% de PPIs, dentro da reserva para os estudantes oriundos de escolas públicas. 
Com a criação da Comissão, a Unesp reitera o compromisso de acompanhar o Sistema de Reserva de Vagas em implantação, verificando os seus efeitos, reflexos e desdobramentos, além de aprimorar as normas e procedimentos para que os objetivos de inclusão sociorracial sejam integralmente alcançados. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa 
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/noticia/26186/unesp-apura-denuncias-de-fraude-em-autodeclaracao/ 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20170323/d13312e7/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis