[Alunos-assis] Lembrete - Tardes do Cedap - 25/05 - 14h00

paziam em assis.unesp.br paziam em assis.unesp.br
Quinta Maio 25 08:44:10 BRT 2017


Prezada Comunidade Acadêmica,

De ordem da Profa. Dra. Sílvia Maria Azevedo, Supervisora do CEDAP, divulgo abaixo a próxima palestra do Evento "Tardes do Cedap", que ocorrerá no dia 25 de maio de 2017, às 14h00, no Anfiteatro do CEDAP.
Na oportunidade, informo que haverá expedição de certificado para os participantes, a partir da assinatura de lista de presença.

Dia: 25/05/2017 - 14h00 - Anfiteatro do Cedap

Palestrante: Patrícia Trindade Trizotti (UNESP/Assis)

Título: A trajetória do folhetim na imprensa paulistana

Ementa: As estratégias empregadas pela imprensa inglesa no século XVIII, a fim de burlar os impostos que então recaíam sobre os jornais, teriam sido responsáveis pelo surgimento do folhetim. Este se constituía em um espaço localizado no rodapé dos periódicos e que na França oitocentista ganhou notoriedade ao abrigar uma gama variada de textos que incluíam, sobretudo, romances publicados capítulo a capítulo, de modo a incentivar a aquisição do jornal pelo leitor. O gênero foi incorporado na imprensa de vários países, inclusive, na brasileira durante o século XIX. Desse modo, o objetivo da apresentação é discutir a trajetória e principais características do folhetim na imprensa paulistana, a importância para a historiografia sobre o tema, bem como as transformações que passou ao longo do tempo até ser abandonado pelos jornais no limiar da década de 1950.


Atenciosamente


Ana Elisa Paziam dos Santos
Assessor Administrativo I
Unesp/FCL/Assis - Cedap
(18)3302-5835



Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis