[Alunos-assis] Tardes do Cedap - 27/08 - 14h00 - A ASCENSÃO DA “DIREITA RADICAL” BRASILEIRA NO CONTEXTO INTERNACIONAL
paziam em assis.unesp.br
paziam em assis.unesp.br
Sexta Agosto 24 12:38:22 -03 2018
Prezada Comunidade Acadêmica,
De ordem da Profa. Dra. Sílvia Maria Azevedo, Supervisora do CEDAP, lembro que a próxima palestra do Evento "Tardes do Cedap" ocorrerá no dia 27 de agosto de 2018, às 14h00, no Anfiteatro do CEDAP.
Na oportunidade, informo que haverá expedição de certificado para os participantes, a partir da assinatura de lista de presença.
Palestrante: Dr. Ariel Goldstein - Doutor em Ciencias Sociais pela Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina
Título: A ASCENSÃO DA “DIREITA RADICAL” BRASILEIRA NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Ementa: Nos últimos anos, produziu-se no Brasil a ascensão de grupos que proclamam uma ideologia de “direita radical”. Inicialmente como reação aos governos do Partido dos Trabalhadores (PT), através de redes sociais, jornalismo e a televisão, os novos mediadores estão ganhando relevância. Com diferenças de acordo com os grupos, eles convergem em torno de uma agenda antifeminista, de perseguição às esquerdas, repressiva em questões de segurança e racista, que propõe “soluções simples e salvadoras” para os problemas profundos da sociedade.
Se é verdade que a direita política tem adquirido presença historicamente desde 1985 em partidos como o PFL, o tipo de interpelação construída por estes novos espaços representa uma busca ambiciosa para conquistar a agenda pública a setores mais amplos, a construção de uma “maioria silenciosa”.
Este fenómeno tem adquirido a sua expansão com a crise política, económica e social sem precedentes que se originou durante o segundo mandato de Dilma Rousseff, um cenário que foi consolidado após sua remoção do cargo em agosto de 2016. Atualmente, os grupos da “direita radical” no Brasil têm a sua maior expressão eleitoral na figura do candidato presidencial Jair Bolsonaro.
No entanto, longe de representar um evento isolado, esse fenômeno tem características comuns (e diferenças) com o que acontece em outros países. Neste sentido, o artigo analisa o fenômeno social e político da ascensão da “direita radical” no Brasil, em comparação com outros fenômenos semelhantes estão crescendo em países como os Estados Unidos, Hungria e Polónia.
Palavras chave: Bolsonaro; direita; Brasil; mídia; política
Atencisoamente,
Ana Elisa Paziam dos Santos
Assessor Administrativo I
Unesp/FCL/Assis - Cedap
(18)3302-5835
Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis