[Alunos-assis] Fwd: CAPES abre 300 mil vagas em cursos virtuais para professores
Alex Bernardo
alex.bernardo em unesp.br
Sexta Outubro 16 15:15:12 -03 2020
Encaminho para conhecimento e divulgação.
Atenciosamente,
---------- Forwarded message ---------
De: Secretaria da Prograd <prograd.secretaria em unesp.br>
Date: sex., 16 de out. de 2020 às 15:01
Subject: Re: CAPES abre 300 mil vagas em cursos virtuais para professores
Aos Senhores
Diretores e Coordenadores Executivos,
Coordenadores de Cursos de Graduação,
DTA´s, STG´s e STAA´s
A pedido da Profa Gladis Massini-Cagliari, pedimos a gentileza de ampla
divulgação junto a sua Unidade.
Lembrando que as inscrições estão abertas desde o dia 15 de outubro,
durante 30 dias corridos ou até o esgotamento das vagas. Podem participar
professores em exercício e estudantes de licenciatura. A formação de turmas
se dará por ordem de inscrição.
Atenciosamente,
Secretaria da Pró-reitoria de Graduação
Em qui., 15 de out. de 2020 às 09:30, PROPG <propg em reitoria.unesp.br>
escreveu:
> ---------- Forwarded message ---------
> De: Comunicação CAPES <contato em comunicacao.capes.gov.br>
> Date: qui., 15 de out. de 2020 às 09:15
> Subject: CAPES abre 300 mil vagas em cursos virtuais para professores
> To: propg <propg em reitoria.unesp.br>
>
>
> EDUCAÇÃO BÁSICA
>
> *CAPES abre 300 mil vagas em cursos virtuais para professores*
> *Capacitação, gratuita e on-line, ajuda professores da educação básica e
> alunos de licenciatura na produção de vídeo aulas.*
>
> A partir desta quinta-feira, 15 de outubro, estão abertas as inscrições
> <http://app10.iazn.net/action/cli/2719/5107/942372/942086/11612> para 300
> mil vagas em cinco novos cursos gratuitos, totalmente on-line, para
> professores e estudantes de licenciatura em todo o país. A iniciativa, em
> homenagem ao Dia do Professor, é uma das estratégias da Coordenação de
> Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para enfrentar o
> impacto do isolamento social gerado pela pandemia da COVID-19 na área do
> ensino.
>
> O objetivo é preparar os profissionais da educação básica para usar
> ferramentas on-line em sala de aula, quando do retorno às atividades
> presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e
> aprendizagem. Ali os atuais e futuros professores aprenderão a produzir
> seus próprios materiais audiovisuais e a aperfeiçoar suas práticas de sala
> de aula de maneira presencial ou a distância. Organizados para serem feitos
> a partir de novembro de 2020 e durante 2021, os cursos têm carga horária
> diferenciada e buscam atender às necessidades específicas de cada
> interessado.
>
> O investimento na formação continuada de professores faz parte da diretriz
> da CAPES em buscar a valorização e a formação de professores da educação
> básica. Esta orientação está em sintonia com a visão do Ministério da
> Educação. “A pandemia de COVID-19 afetou a maioria das instituições de
> educação do País, levando os professores a adaptar as aulas presenciais
> para a modalidade virtual. Essa capacitação não será apenas pensando no
> atual momento que vivemos. As aulas on-line são uma realidade com ou sem
> pandemia. Temos que investir no desenvolvimento de conteúdos”, ressalta
> Milton Ribeiro, ministro da Educação.
>
> Benedito Aguiar, presidente da CAPES, considera que “uma nação se
> desenvolve à medida em que investe em educação, e as atualizações
> metodológicas são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem”.
> Segundo ele, “o uso de metodologias mediadas por novas tecnologias de
> informação e comunicação, mais do que nunca, precisa ser incentivado” e
> “não se pode pensar em melhoria do processo de ensino e aprendizagem sem
> investir na qualificação contínua do professor”. Aguiar assegura que a
> CAPES está profundamente engajada “nessa missão de valorizar o professor no
> Brasil.
>
> Fruto de uma parceria entre a CAPES e a Universidade Estadual do Maranhão
> (UEMA), as 300 mil vagas foram abertas graças ao empenho para formatar a
> estrutura dos cursos e deixá-los acessíveis ao público-alvo. “A formação de
> professores é um tema que deve ser tratado de forma prioritária,
> principalmente se considerarmos o cenário atípico em que estamos vivendo no
> momento. A pandemia e as suas consequências forçaram profissionais da
> educação a uma rápida e intensa adaptação. Dessa forma, a parceria com a
> CAPES se torna muito valiosa pela oportunidade de crescimento e atualização
> que proporciona, dentro desta nova realidade que estamos vivenciando”,
> observa Gustavo Costa, reitor da UEMA.
>
> *Cursos*
> Em ordem decrescente, os cinco cursos começam em “Como Produzir
> Videoaulas”. Com 25 horas de duração ele ensina as técnicas básicas para
> produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da
> construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais. Em seguida
> vem “Mediação em EaD”, com 30 horas. Aqui são apresentados os aspectos que
> envolvem a tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor,
> competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos
> mediados por tecnologias, bem como os diversos Ambientes Virtuais de
> Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo
> ensino-aprendizagem.
>
> O terceiro curso, “Desenho Didático para o Ensino On-Line”, é destinado a
> qualificar os participantes em Planejamento e Mediação e Instrumentos
> Avaliativos para Educação On-line. Sua carga é um pouco maior: 50
> horas/aula.
>
> Por fim, o quarto e quinto cursos – “Multimeios em Educação” e “Psicologia
> na Educação” – terão 60 horas de duração. O primeiro trata do uso da
> tecnologia como recurso didático e apresenta ao futuro professor,
> tecnologias que foram usadas na educação, mostrando formas de inovar e se
> apropriar dessa ferramenta, instigando assim a melhoria na aprendizagem. O
> último curso é voltado para o estudo científico proporcionado pela
> psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional.
> Nele o participante terá a oportunidade de compreender a evolução histórica
> da psicologia, identificando alguns dos seus principais conceitos e
> aplicando-os em suas atividades.
>
> *Inscrições*
> As inscrições serão abertas a partir do dia 15 de outubro, durante 30 dias
> corridos ou até o esgotamento das vagas, e podem ser feitas pelo seguinte
> endereço: https://eskadauema.com/theme/olm/catalog.php?category=21
> <http://app10.iazn.net/action/cli/2719/5107/942372/942086/11613>.Podem
> participar professores em exercício e estudantes de licenciatura. A
> formação de turmas se dará por ordem de inscrição.
>
> A abertura destes novos cursos culminará com a oferta de quase 500 mil
> vagas em cursos on-line oferecidos pela CAPES desde março de 2020. Depois
> de oferecer 145 mil vagas em cursos gratuitos de português, matemática,
> estatística e tecnologias da informação e da comunicação, a estratégia da
> Coordenação está direcionada agora para o processo de ensino-aprendizado de
> conteúdo, materiais e ferramentas tecnológicas para o novo ambiente
> educacional virtual.
>
> As ofertas de cursos obedecerão ao seguinte cronograma:
>
> Cronograma de início dos Cursos
> Novembro/2020 Como Produzir Vídeoaulas
> Mediação em EaD
> Desenho Didático para o Ensino *On-line*
> Fevereiro/2021 Multimeios em Educação
> Psicologia na Educação
>
> Assista ao vídeo
> <http://app10.iazn.net/action/cli/2719/5107/942372/942086/11614>
>
> *(Brasília – Redação CCS/CAPES)*
>
> *A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura
> CCS/CAPES*
> Visualizar navegador
> <http://app10.iazn.net/action/view/2719/5107/942372/942086/> |
> Compartilhar <http://app10.iazn.net/action/view/2719/5107/942372/942086/>
> | Não quero receber
> <http://app10.iazn.net/action/opt/2719/5107/942372/942086/> | Quero
> denunciar <http://app10.iazn.net/action/rep/2719/5107/942372/942086/>
> <http://app10.iazn.net//mail-mkt-footer>
>
<https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>
Livre
de vírus. www.avast.com
<https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>.
<#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20201016/1a389cf0/attachment-0001.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis