[Alunos-assis] BOLSAS para o desenvolvimento de Projeto de pesquisa-ação junto a Secretaria Municipal de Educação de Assis
eduardo.galhardo em unesp.br
eduardo.galhardo em unesp.br
Segunda Maio 24 12:48:39 -03 2021
Prezados Estudantes dos Cursos de Licenciatura e de Graduação em Psicologia
da Faculdade de Ciências e Letras Unesp Campus de Assis
Venho pro meio deste informar sobre a abertura de Processo seletivo
para atuação no Projeto de pesquisa-ação junto ao Núcleo de Ensino.
Serão selecionados 2 estudantes para atuarem no projeto descrito abaixo e
receberem bolsa a partir de junho de 2021.
Os interessados devem enviar sua inscrição até o dia 29/05 por meio
de preenchimento de questionário (google forms) no endereço
https://forms.gle/WKEANEmvy1ZPxfGN8https://forms.gle/WKEANEmvy1ZPxfGN8 -
PREENCHER ATÉ 29/05 UTILIZE SEU E-MAIL DA UNESP
INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO DO NÙCLEO DE ENSINO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
FORMAÇÃO COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ASSIS
O projeto tem como objetivo promover ensino colaborativo visando desenvolver
habilidades e competências dos bolsistas do projeto por meio da participação
em conjunto aos professores que atuam junto a estudantes público-alvo da
educação inclusiva na rede municipal de Ensino de Assis. As interações
ocorrerão tanto nesta fase de ensino remoto quanto posteriormente ao retorno
as atividades presenciais bem como na adoção do ensino híbrido. Após
levantamento do quantitativo de estudantes atendidos na rede Municipal
iniciaremos as atividades de formação colaborativa para auxiliar os
professores a buscar a efetiva inclusão de alunos com deficiências (de
qualquer tipo e causa) na educação básica do município de Assis. Portanto, a
inclusão escolar significa mudanças de mentalidades, de políticas e de
práticas educativas, que exigirá uma educação de qualidade para todos, não
importando sua limitação.
Apesar da transformação do processo de ensino e aprendizagem durante o
ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia temos a ampliação da
exclusão de estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica e de
estudantes com deficiência. Temos muitas pesquisas recentes que confirmam
essa exclusão e que necessitarão de medidas inovadoras efetivando uma
mudança de paradigma que ressignifique e construa novas possibilidades de
trabalhar a inclusão a partir da participação dos educadores neste espaço de
diálogo que ampliará a parceria da Universidade e o Ensino Municipal de
Assis contribuindo também na formação de estudantes da UNESP
Objetivos:
* Verificar entre os estudantes matriculados na rede municipal quais
são público-alvo da Educação Especial nas Escolas Municipais de Assis. Como
as atividades educacionais estão sendo desenvolvidas durante o ensino remoto
e posteriormente se houver a retomada das atividades presenciais;
* Participar das reuniões de HA (Horas Atividades semanais para
planejamento, estudos, avaliação, formação continuada) com o objetivo de
atuar no processo de ensino colaborativo;
* Participar das reuniões de Horas de Estudos Coletivo (HE) destinado
a organização e acompanhamento do plano individual e adaptação;
* Analisar as possibilidades de utilização das TDICs no ensino remoto
para estudantes com deficiência;
* Realizar atividades formativas de forma colaborativa com utilização
de metodologias ativas apoiadas com ambiente virtual de aprendizagem (curso
no Moodle).
Dr. Eduardo Galhardo
Depto Psicologia Clínica
Faculdade de Ciências e Letras -Universidade Estadual Paulista "Júlio de
Mesquita Filho" - UNESP
<mailto:eduardo.galhardo em unesp.br> eduardo.galhardo em unesp.br
Tel.: (18) 3302-5902
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