[Alunos-assis] Divulgação de evento: Curso de Extensão - INDISCIPLINA & BULLYING: SOLUÇÕES AO ALCANCE DE PAIS E PROFESSORES

Sidnei Marcio de Oliveira sidnei.oliveira em unesp.br
Qui Ago 1 17:27:08 -03 2024


Curso de Extensão - INDISCIPLINA & BULLYING: SOLUÇÕES AO ALCANCE DE PAIS E
PROFESSORES
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No presente curso de extensão universitária, discorrerei sobre “dicas”
necessárias para que os professores possam desenvolver ações educativas, de
modo que os seus alunos se sintam motivados a não apresentarem condutas de
indisciplina e de bullying. Basicamente, defenderei a tese – sem
desconsiderar as demais – de que, para a legitimação de condutas não
violentas, é necessário ao aluno construir valores éticos e morais e
diminuir a importância dada aos valores ligados à glória, ao hedonismo e ao
higienismo. Para corroborar a presente tese, primeiramente, definirei
termos como bullying, moral, ética e formas de glória. Em seguida,
dissertarei sobre o conceito de respeito. Por fim, farei considerações com
a finalidade de demonstrar como a superação da indisciplina e do bullying
dependem, sobremaneira, do exercício das virtudes por meio do
estabelecimento de relações interpessoais cujo norte deve ser a justiça, o
respeito mútuo, a generosidade, a dignidade do ser humano e o diálogo.
Acrescentarei, ainda, um aspecto pouco considerado, todavia importante para
a construção de valores morais e éticos e, em consequência, para o
equacionamento da indisciplina e do bullying. Refiro-me à overdose de
regras que inundam as instituições escolares. Elas não são em si danosas,
pois nos possibilitam a regulação de nossas condutas com outrem. Porém,
como não demandam reflexão (apenas obediência), elas levam facilmente ao
erro, além de não contribuírem para o desenvolvimento e/ou ao
fortalecimento da lógica de pensamento reversível e da lógica de ação
recíproca. Refiro-me, ainda, ao fato de os docentes buscarem ser pessoas
polidas e exigirem tratamento igual, tanto dos colegas quanto dos alunos e
dos seus familiares e dos demais membros da instituição escolar. A boa
educação não é uma excelência moral. Todavia, é imprescindível à construção
das virtudes. Para que a ética e a moral vinguem e, consequentemente, o
aluno não faça uso da indisciplina e do bullying, é necessária a construção
de regras e valores éticos e morais por todos. Afinal, como podemos formar
filhos e alunos que tenham a não violência como norma, se pais e educadores
não fazem uso do diálogo e a todo momento reafirmam a “pedagogia” da
violência? A situação com os professores não é diferente. Entre outras
condutas, observo a maioria a) transformar a ação educativa numa espécie de
obrigação formal; b) nutrir indiferença por seus alunos e, ao atendê-los,
dar preferência aos correspondentes ao modelo desejado; c) manifestar pouco
interesse em compreender os motivos que levam certos aprendizes a agirem de
determinado modo; d) chamar a atenção do aluno – quase sempre publicamente
– e com o fito de humilhá-lo e e) buscar capacitar-se apenas com o intento
de ter melhoria salarial. Por último, sugiro que, em uma sociedade marcada
pelo espetáculo e pela falta de exercício da excelência moral, o espaço
escolar deve funcionar como lugar de resistência às práticas violentas e de
cultivo de valores favoráveis à cultura da paz. Diante do exposto, que tal
iniciar a ação educativa pelo exercício da generosidade, da justiça, da
prudência, do respeito mútuo e do bom humor?


Curriculum vitae: sinopse

Prof. Dr. Nelson Pedro-Silva, Psicólogo formado pela UNESP, Mestre em
Psicologia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Psicologia Escolar e do
Desenvolvimento Humano pela USP-SP. Professor-Doutor do Departamento de
Psicologia Social do Curso de Psicologia da UNESP. Especialista em várias
disciplinas (Psicopedagogia, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do
Desenvolvimento Humano, Relacionamento Humano e Psicologia Ética e Moral).
Ex-Editor da Revista Vertentes – publicação científica do Departamento de
Psicologia Evolutiva da UNESP. Autor dos seguintes livros: Ética,
indisciplina & violência nas escolas (Vozes, 2004, 7ª ed.), As mulheres que
os homens desejam (2008), Entre o púbico e o privado: ensaio sobre o valor
da lealdade à palavra empenhada na contemporaneidade (Editora Unesp, 2006)
e Indisciplina e bullying: soluções ao alcance de pais e professores
(Vozes, 2013). Escreveu mais de 50 capítulos de livros, artigos científicos
e é coautor de vários livros, dentre os quais, destaca-se
Disciplina/indisciplina: ética, moral e ação do professor (Mediação, 2005,
3ª ed.) e A escola adoecida: ansiedade, depressão e síndrome de Burnout
(Caravana, 2020, 1ª ed.). Ministrou, desde 1994, mais de 20 cursos de
especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, tendo elaborado
grade curricular das disciplinas de tais cursos para Botucatu (SP), São
Manuel (SP) e Avaré (SP). Igualmente, ministrou mais de 40 cursos de
extensão universitária, atualização e aperfeiçoamento e proferiu
aproximadamente 100 palestras pelo Brasil. Atualmente, dedica-se a analisar
as relações interpessoais em tempos de cultura digital.


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*Sidnei Márcio de Oliveira*
*Supervisor Técnico de Seção*
*STAEPE - FCL / Assis*
*(18)3302-5823*
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