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<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="2" width="100%">
<tbody>
<tr bgcolor="#dddddd"><td class="msgbody"><b>De:</b> &quot;Catia Ines Negrao B Andrade&quot; &lt;catiaines@assis.unesp.br&gt; 
<br /><b>Para:</b> literatura09@uol.com.br 
<br /><b>Cópia:</b> italiano09@uol.com.br 
<br /><b>Assunto:</b> Museu da Língua Portuguuesa mostra Fernando Pessoa 
<br /><b>Data:</b> Wed, 25 Aug 2010 13:28:26 +0100 
<br /></td></tr>
<tr><td class="msgbody">
<br />Museu da Língua inaugura mostra interativa sobre Fernando Pessoa 
<br />
<br />Exposição parte de viés didático-sensorial para explorar obra do poeta e de 
<br />seus heterônimos 
<br />
<br />Além do uso de recursos digitais, &quot;Fernando Pessoa, Plural como o Universo&quot; 
<br />tem seção com livros, revistas e documentos raros 
<br />Quando: de terça a domingo 
<br />Onde: Museu da Língua Portuguesa - Centro - São Paulo Quanto: R$ 6,00 
<br />Gratuito para menores de 6 anos e maiores de 60 anos, e, aos sábados para 
<br />todos os visitantes. 
<br />
<br />GUSTAVO FIORATTI 
<br />COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 
<br />
<br />Acompanhado de seus heterônimos, o poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) 
<br />é o próximo autor a desembarcar em uma exposição temporária do Museu da Língua 
<br />Portuguesa. 
<br />&quot;Fernando Pessoa, Plural como o Universo&quot; abre hoje para o público e permanece 
<br />em cartaz até janeiro do ano que vem. 
<br />O uso da palavra &quot;plural&quot; no título é justificado assim que o visitante chega 
<br />à exposição. Na primeira sala, os heterônimos criados por Pessoa, entre eles 
<br />Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares, ganham vida em cabines, em 
<br />que o visitante entra para uma espécie de imersão privada. 
<br />No escurinho, trechos de poemas são projetados sempre um a um. Para passar de 
<br />um texto para outro, o visitante só precisa levantar a mão até um sensor. 
<br />Com curadoria de Carlos Felipe Moisés, poeta formado pela USP, e Richard 
<br />Zenith, escritor e ensaísta americano radicado em Lisboa desde 1987, a 
<br />exposição é rica de interações digitais do gênero. 
<br />&quot;A opção de mostrar apenas trechos foi feita porque as poesias de Fernando 
<br />Pessoa, em geral, eram muito extensas; &quot;Ode Marítima&quot;, de Álvaro de Campos, 
<br />por exemplo, tem cerca de 900 versos&quot;, explica Zenith. 
<br />Por esse viés didático-sensorial, é possível perceber também que o poeta 
<br />português não criou desdobramentos de personalidade somente para diversificar 
<br />a linguagem. Seus heterônimos também possuem biografias particulares. 
<br />Ricardo Reis, por exemplo, é um médico da cidade do Porto que estudou em 
<br />colégio de jesuítas. Pessoa não atribui a ele data de morte -apenas de nascimento. 
<br />
<br />PARTE DOCUMENTAL 
<br />Um labirinto com poemas em relevo nas paredes leva o visitante para um segundo 
<br />salão. Ali, a cenografia de Helio Eichbauer coloca em evidência a parte 
<br />documental da mostra. 
<br />E monta uma mesa de leituras, onde ficam espalhadas edições traduzidas para 
<br />várias línguas (inglês, grego, russo, entre outras). 
<br />Entre os documentos, há revistas publicadas nas décadas de 10, 20 e 30 do 
<br />século passado, como a &quot;Portugal Futurista&quot;, marco do movimento modernista 
<br />português. As peças foram emprestadas por um colecionador de Pernambuco, José 
<br />Paulo Cavalcanti Filho. 
<br />Sobre a mesa, há ainda a projeção de um manuscrito do livro &quot;Mensagem&quot;. Suas 
<br />páginas podem ser viradas também por meio de um sensor. O original está na 
<br />Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. 
<br />
<br />
<br />
<br />Cátia I. N. Berlini de Andrade &lt;catiaines@assis.unesp.br&gt;
<br />Área de Língua e Literatura Italiana 
<br />Departamento de Letras Modernas 
<br />Faculdade de Ciências e Letras 
<br />UNESP - Câmpus de ASSIS</td></tr>
</tbody>
</table>

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