<html><head></head><body><div style="color:#000; background-color:#fff; font-family:bookman old style, new york, times, serif;font-size:16px"><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83020" dir="ltr"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83021">Estimados professores e alunos da FCL-Unesp/Assis.</span></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83022" dir="ltr"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83023">Venho por meio desta convidá-los para a abertura  e a Conferência de abertura do IV SEMEAR(Seminário de Educação de Assis e Região), I Colóquio do GEPEES (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade) e a Jornada do Núcleo de Ensino, a serem realizadas, amanhã, dia 30.11, a partir das 19h33, no Salão de Atos, da nossa Faculdade. </span></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83024" dir="ltr"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83025">Contando com as vossas presenças, renovo meus protestos de estima e consideração.</span></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83026" dir="ltr"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83027">Abraços fraternos</span></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83028"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83029"><br id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83030"></span></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83031"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83032">Resumo da Conferência de Abertura: </span></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83033"><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83034" style="background: white; margin: 0px; text-align: justify; line-height: normal; vertical-align: baseline;"><b id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83035" style="mso-bidi-font-weight:normal"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83036" style='margin: 0px; font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12pt;'><br id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83037"></span></b></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83038" style="background: white; margin: 0px; text-align: justify; line-height: normal; vertical-align: baseline;"><b id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83039" style="mso-bidi-font-weight:normal"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83040" style='margin: 0px; font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12pt;'>Ética, Educação e Sociedade: a universidade e a escola do ensino médio assediadas pelos empreendimentos privados.</span></b></div><div align="right" id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83041" style="background: white; margin: 0px; text-align: right; line-height: normal; vertical-align: baseline;"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83042" style='margin: 0px; font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12pt;'> </span></div><div align="right" id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83043" style="background: white; margin: 0px; text-align: right; line-height: normal; vertical-align: baseline;"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83044" style='margin: 0px; font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12pt;'>Bruno Pucci (UNIMEP)</span></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83045" style="background: white; margin: 0px; text-align: justify; line-height: normal; vertical-align: baseline;"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83046" style='margin: 0px; font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12pt;'> </span></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83047" style="background: white; margin: 0px; text-align: justify; line-height: normal; vertical-align: baseline;" dir="ltr"><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83048" style='margin: 0px; font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12pt;'>Com<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83049" style="margin: 0px;">   </span>base<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83050" style="margin: 0px;">   </span>em<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83051" style="margin: 0px;">   </span>reflexões<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83052" style="margin: 0px;">   </span>filosóficas<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83053" style="margin: 0px;">   </span>de<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83054" style="margin: 0px;">   </span>Theodor<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83055" style="margin: 0px;">   </span>Adorno, particularmente nos conceitos de formação (<i id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83056" style="mso-bidi-font-style:normal">Bildung</i>) e autonomia, proponho analisar <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83057" style="margin: 0px;"> </span>dois <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83058" style="margin: 0px;"> </span><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83059" style="margin: 0px;"> </span>empreendimentos <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83060" style="margin: 0px;"> </span><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83061" style="margin: 0px;"> </span>privados que estão nos dias de hoje influenciando sobremaneira a educação dos docentes do Ensino Médio: a atuação das Instituições do Ensino Superior, IES, com fins <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83062" style="margin: 0px;"> </span><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83063" style="margin: 0px;"> </span>lucrativos <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83064" style="margin: 0px;"> </span><span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83065" style="margin: 0px;"> </span>na graduação inicial desses <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83066" style="margin: 0px;"> </span>docentes; a <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83067" style="margin: 0px;"> </span>presença cada vez <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83068" style="margin: 0px;"> </span>mais intensiva e ostensiva <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83069" style="margin: 0px;"> </span>de<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83070" style="margin: 0px;">  </span>vinculações<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83071" style="margin: 0px;">  </span>explícitas<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83072" style="margin: 0px;">  </span>com<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83073" style="margin: 0px;">  </span>interesses<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83074" style="margin: 0px;">  </span>privados<span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83075" style="margin: 0px;">  </span>na Educação Básica, junto aos gestores e docentes, através da atuação de organizações da sociedade civil nas parcerias público-privadas. <span id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83076" style="margin: 0px;"> </span>Tanto a universidade do século XXI, quanto a Escola de Ensino Médio, se tornam progressivamente um campo de atuação e de conquista, direta ou indiretamente, dos megaempresários da educação. Algumas hipóteses de análise podem ser levantadas: o estado cada vez mais se desinteressa pela educação básica e superior como um serviço a ser prestado à comunidade; os empresários encontraram no ensino superior um negócio altamente rentável e no ensino médio um campo privilegiado para formar seus futuros profissionais à sua imagem e semelhança. São estas algumas das questões que a temática nos sugere. </span><b id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83077"></b><i id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83078"></i><u id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83079"></u><sub id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83080"></sub><sup id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83081"></sup><strike id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83082"></strike></div></div><div></div><div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83107"> </div><div class="signature" id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83103">_____________<div id="yui_3_16_0_1_1480419245991_83102">Prof. Dr. ALONSO BEZERRA DE CARVALHO<br>Departamento de Educação - Unesp/Assis<br>Programa de Pós-Graduação em Educação - Unesp/Marília<br>(18) 3302-5860 / (14) 99601-2113<br></div></div></div></body></html>