<div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px;text-align:justify">Informamos que a FAPESP estará aberta para o público externo até o dia </span><b><span style="font-size:12.8px;text-align:justify">21/12/202</span><span style="font-size:12.8px;text-align:justify">3</span></b><span style="font-size:12.8px;text-align:justify"> (quinta-feira), ficando fechada entre os dias <b><font color="#ff0000">22 de dezembro de 2023 e 21 de janeiro de 2024</font></b>.</span><br style="font-size:12.8px;text-align:justify"><br style="font-size:12.8px;text-align:justify">A entrega de Relatórios Científicos (RC) e documentos, no período de fechamento da Fundação, deverá ser feita via correios, para processos em papel. Para processos SAGe, o envio é realizado via sistema. Conforme normas, as Prestações de Contas enviadas a partir de 01/01/2022 deverão ser submetidas exclusivamente em formato eletrônico via SAGe.<br style="font-size:12.8px;text-align:justify"><br style="font-size:12.8px;text-align:justify"><span style="font-size:12.8px;text-align:justify">As </span><u style="font-size:12.8px;text-align:justify">liberações de verbas</u><span style="font-size:12.8px;text-align:justify"> deverão ser solicitadas até </span><font color="#ff0000" style="font-size:12.8px;text-align:justify"><b>20/12/2023</b></font><span style="font-size:12.8px;text-align:justify">. Após essa data esse serviço ficará indisponível, retornando em 22/01/2024. Verbas para despesas previstas para Janeiro deverão ser solicitadas até a referida data ou deverão ser solicitadas no retorno do serviço para reembolso.</span></div><div class="gmail_default"><br></div><div class="gmail_default"><div style="text-align:justify"><div><span style="font-size:12.8px">Números de contas correntes de bolsas poderão ser informados no período, nos seguintes endereços:</span></div><div><ul><li style="margin-left:15px"><b style="font-size:12.8px">Bolsas no país</b><span style="font-size:12.8px">: pelo SAGe (no menu “Processos -> Meus Processos”, selecionar o processo concedido; no menu “Mais Ações”, selecionar a opção “Informar Dados Bancários”)</span><br></li><li style="margin-left:15px"><b style="font-size:12.8px">Bolsas no exterior</b><span style="font-size:12.8px">: <a href="https://fapesp.br/converse/solicitacoes/informar-conta-corrente-para-bolsa-de-pesquisa-no-exterior-bpe" target="_blank">https://fapesp.br/converse/solicitacoes/informar-conta-corrente-para-bolsa-de-pesquisa-no-exterior-bpe</a></span><br></li><li style="margin-left:15px"><b style="font-size:12.8px">Bolsas BEPE</b><span style="font-size:12.8px">: <a href="https://fapesp.br/converse/solicitacoes/informar-conta-corrente-para-bolsas-no-exterior-bepe" target="_blank">https://fapesp.br/converse/solicitacoes/informar-conta-corrente-para-bolsas-no-exterior-bepe</a></span></li></ul></div></div><div style="text-align:justify"><span style="font-size:12.8px">O atendimento telefônico <b>não funcionará</b> no período de <b><font color="#ff0000">22 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024</font></b>. </span></div><div style="text-align:justify"><span style="font-size:12.8px">O serviço Converse com a FAPESP não funcionará no período de <b><font color="#ff0000">21 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024</font></b>, com exceção dos assuntos a seguir:</span></div></div></div></div></div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div class="gmail_default"><div style="text-align:justify"><ul><li style="margin-left:15px"><span style="font-size:12.8px"><a href="https://fapesp.br/converse/informacoes/orientacao-geral" target="_blank">Informações</a> (atendimento apenas para situações urgentes, que demandarem tratamento durante o período de suspensão do atendimento regular)</span></li><li style="margin-left:15px"><span style="font-size:12.8px"><a href="https://fapesp.br/converse/assessores" target="_blank">Canal do Assessor</a></span></li><li style="margin-left:15px"><span style="font-size:12.8px"><a href="https://fapesp.br/converse/informacoes/presidente-ou-membros-do-conselho-superior-da-fapesp" target="_blank">Presidente ou membros do Conselho Superior da FAPESP</a></span></li></ul></div></div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px">Reiteramos o <b>Comunicado sobre emissão de comprovantes de despesas em nome dos Outorgados</b>:</span></div><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><br></span></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div><blockquote style="margin:0px 0px 0px 40px;border:none;padding:0px"><div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><i>A FAPESP informa alteração nas Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas, por meio da publicação da <a href="https://fapesp.br/16262" target="_blank">Portaria PR n. 137</a>, de 24 de agosto de 2023.</i></span></div></div></div><div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><i><br></i></span></div></div></div><div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><i>A Portaria altera os itens 3.1.1.1, 3.1.6.2 e 3.4.1 das normas de Prestação de Contas disponíveis em <a href="https://www.fapesp.br/normaspc" target="_blank">www.fapesp.br/normaspc</a>.</i></span></div></div></div><div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><i><br></i></span></div></div></div><div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><i>Com as novas normas, a partir de 1º de setembro de 2023, todas as notas fiscais de aquisição de materiais permanentes e materiais de consumo no país com recursos de Auxílios à Pesquisa devem passar a ser emitidas em nome do Outorgado, e não mais utilizando o CNPJ da FAPESP.</i></span></div></div></div><div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><i><br></i></span></div></div></div><div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><i>Esta alteração foi realizada pela Fundação considerando a publicação da Instrução Normativa RFB n. 2.145, de 26 de junho de 2023, que alterou a Instrução Normativa RFB nº 1.234, de 11 de janeiro de 2012.</i></span></div></div></div><div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><i><br></i></span></div></div></div><div><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><i>Para auxiliar os pesquisadores em dúvidas relacionadas ao assunto, foi disponibilizada uma FAQ que poderá ser acessada em <a href="https://www.fapesp.br/faqcnpj2" target="_blank">fapesp.br/faqcnpj2</a>.</i></span></div></div></div></blockquote><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><br></span></div></div><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px">Informamos ainda que o Escritório de Pesquisa e Internacionalização atenderá normalmente até o dia</span><span style="font-size:12.8px"> </span><b style="font-size:12.8px">22/12/202</b><span style="font-size:12.8px"><b>3</b></span><span style="font-size:12.8px"> </span><span style="font-size:12.8px">e a partir </span><b style="font-size:12.8px">de 18/01/2024</b><span style="font-size:12.8px">, permanecendo fechado entre os dias</span><span style="font-size:12.8px"> </span><font style="font-size:12.8px"><b style="color:rgb(255,0,0)">23/12/2023 e 17/01/2024</b></font><span style="font-size:12.8px">.</span></div><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px"><br></span></div><div class="gmail_default"><div>Para assinatura da Direção em Documentos de Submissão à FAPESP, entre <b>02/01/2024 e 17/01/2024</b>, siga as seguintes instruções:</div><div><br></div><div>- Preencha o Formulário para Cadastramento de Projetos de Pesquisa disponível em: <a href="https://forms.gle/m2Lp75SiYLAvZU2n8" target="_blank">https://forms.gle/m2Lp75SiYLAvZU2n8</a>;</div><div><br></div><div>- Envie os Documentos "Anexo II" já assinado pelo Orientador e "Manifestação do Dirigente", preenchidos conforme as instruções abaixo, para <a href="mailto:sta.assis@unesp.br" target="_blank">sta.assis@unesp.br</a>:</div><div><br></div><div>      - <b>Anexo II (utilize o modelo disponível no SAGe, alterado em novembro/2019):</b></div><div>         - <b>Título do Projeto:</b> Informe o título completo da pesquisa exatamente como está no SAGe;</div><div>         - <b>Bolsista:</b> Nome completo do bolsista;</div><div>         - <b>Pesquisador Responsável e/ou Orientador/Supervisor: </b>Nome completo do Orientador;</div><div>         - <b>Instituição Sede:</b> Faculdade de Ciências e Letras de Assis/FCLASSIS/UNESP;</div><div>         - <b>1.a e 1.b: </b>Sim. A Faculdade possui um Escritório de Apoio ao Pesquisador;</div><div>         - <b>2.a, 2.b e 2.c: </b>Não;</div><div>         - <b>Data:</b> Data de preenchimento do formulário.</div><div><br></div><div>      - <b>Manifestação do Dirigente (utilize o modelo disponível no SAGe, alterado em agosto/2021):</b></div><div>         - <b>Pesquisador Responsável/Beneficiário: </b>Nome Completo do Orientador/Nome do Bolsista;</div><div>         - <b>Título do Projeto:</b> Informe o título completo da pesquisa exatamente como está no SAGe;</div><div>         - <b>Nome da Instituição:</b> Faculdade de Ciências e Letras de Assis/FCLASSIS/UNESP;</div><div>         - <b>Nome do Dirigente: </b>Renata Giassi Udulutsch (Mesmo que seja a professora Daniela a assinar ou algum substituto eventual, esse campo deve ser preenchido com o nome da Diretora. A Direção coloca o carimbo de quem assinar o documento)</div><div>         - <b>Cargo/Função:</b> Diretora</div><div>         - <b>Local, Data e Assinatura:</b> Assis, Data de preenchimento do formulário.</div><div><br></div><div>     - Após a assinatura, a Seção devolve por e-mail.</div><div><br></div><div>As prestações de Contas devem ser elaboradas via SAGe. Para informações sobre o módulo de Prestação de Contas, assista o vídeo disponível em <a href="https://fapesp.br/14883/video-elaboracao-de-prestacao-de-contas-eletronica" target="_blank">https://fapesp.br/14883/video-elaboracao-de-prestacao-de-contas-eletronica</a><br></div><div><br></div><div>Para demais assuntos urgentes, enviar mensagem para <a href="mailto:sta.assis@unesp.br" target="_blank">sta.assis@unesp.br</a>.</div><div><br></div></div><div class="gmail_default"><span style="font-size:12.8px">Atenciosamente,</span></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div><div><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><pre cols="72"><font color="#000000"><span style="white-space:pre-wrap">Márcio José Gusmão Carvalho
Seção Técnica Acadêmica
Escritório de Pesquisa e Internacionalização
+55 18 3302 5872
Faculdade de Ciências e Letras de Assis
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Avenida Dom Antonio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19806-900 - Assis, São Paulo, Brasil</span></font><span style="white-space:pre-wrap"><br></span></pre></div></div></div></div></div></div></div>