[Gtgof] [Func-unesp] Consulta pública - Grupo de Trabalho de Gestão Orçamentária e Financeira

Sérgio - FMV/Araçatuba sergiobatista em fmva.unesp.br
Quarta Fevereiro 11 16:33:10 BRST 2015

Olá José Roberto Ruggiero, boa tarde.

Não sei se faz parte do escopo de trabalho do GTGOF, mas tenho algumas
dúvidas acerca, principalmente, das informações sobre a arrecadação do
ICMS e, sobretudo, da quota-parte da Unesp.
Há anos venho ouvindo que houve frustração de receitas e que o ICMS
arrecadado ficou abaixo do previsto. Essa informação, inclusive, já foi
apontada como motivadora para que não fossem dados aumentos salariais em
outros tempos (hoje a justificativa para isso é o excessivo
comprometimento do nosso Custeio com despesas com pessoal, algo acima de
90%!).

Pois bem, minha dúvida está no fato de: se houve pouca arrecadação, ou
se foi previsto um determinado valor de ICMS e este não foi atingido
(frustração de receita), logo o repasse do Governo do Estado para a
Unesp também ficou comprometido, devendo ser menor do que o previsto no
orçamento.

Contudo, fiz um comparativo dos últimos 5 anos (2010-2014) e notei que
ocorreu o contrário: houve superávit em 4 dos últimos 5 anos... tendo
sido repassado para a Unesp algo em torno de R$9,27 bilhões, contra uma
previsão inicial de mais de R$9,07 bilhões no período, ou seja, um
superávit de R$200 milhões (em anexo envio cópia da página da SEFAZ/SP
onde constam esses dados, trimestralmente). Logo, salvo ledo engano da
minha parte, deve ter havido excesso de arrecadação por parte do Estado,
resultando em um repasse maior para a Unesp nesse período (ou algum
outro motivo que tenha justificado esse repasse acima do previsto).

Se houveram repasses acima do previsto nesse período (2010-2014), não
consigo visualizar a evidência de uma crise (como está sendo apontado
nos meios de comunicação) por conta apenas do ano de 2014, que, este
sim, teve uma retração em comparação com os 4 anteriores.

Vejo como fato a preocupação com o excesso de despesas com pessoal,
girando na casa dos 90% do Custeio. Vejo como necessário o crescimento
consciente da Universidade, sobretudo de novas Unidades e da sua massa
salarial (isso inclui aumentos de salários, novas contratações e
reposições).

E também vejo a necessidade de maior transparência quanto a esses
números, pois se houve esse excesso de arrecadação que apontei acima (na
casa de R$200 milhões), onde e em que ele foi aplicado/investido? É ele
que compõe o "colchão" a que os Diretores estão se referindo, que está
sendo utilizado para custear despesas que ultrapassam o nosso Custeio?

Digo isso na certeza de que não houve reajuste nos valores distribuídos
às Unidades por conta da correção entre os valores previstos e
realizados. Se o realizado foi aumentado, seria justo que as Unidades
tivessem tido o seu repasse de Custeio também elevado, dentro do
percentual de participação de cada uma no bolo total.

Enfim, é isso... espero ter conseguido transmitir minha dúvida e, mais
ainda, que ela seja de relevante interesse por parte do GTGOF que, a meu
ver, tem um trabalho hercúleo para desenvolver.

Bom trabalho e tudo de bom.

Sérgio.
FMV/Araçatuba

--
Sérgio Souza Batista
Contador - CRC 1SP256951/O-3

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< 38 Anos - Orgulho de Ser Unesp >>>>>>>>>>>>>>>>>>