[Studio PANaroma] [Docentes-IA] PANaroma pelo SOCIALISMO
Flo Menezes
flo em flomenezes.mus.br
Quarta Agosto 31 19:02:22 BRT 2016
Cara Karin,
como não sei se teu email chegou nas listas, fiz questão de te responder com cópias às listas que enviei, sabendo que quem não desejar ler nossa troca de ideias, poderá parar de ler o que escrevo agora e jogar no lixo esta mensagem. Mas democratizei tua resposta para poder respondê-la, e o mais brevemente possível.
Tive que procurar o que seria “PIG”, e descobri na internet: Partido da Imprensa Golpista <https://en.wikipedia.org/wiki/Partido_da_Imprensa_Golpista>.
Por aí você talvez já possa ver que você está mais por dentro do PIG do que eu.
Minha análise é de quem, de algum modo, viveu parte dessa estória, na pele. Aos 18 anos, fui um dos 3000 primeiros filiados que viabilizaram a criação do PT em 1980. Militei em suas fileiras, nos diretórios (o meu era do Campo Belo, onde atuavam nomes brilhantes como os dos saudosos Eder Sader e Plínio de Arruda Sampaio, dentre outros).
Mas assisti também, desde os anos 1990, ao Grupo da Articulação tomar as rédeas do partido, excomungar pouco a pouco quase toda a esquerda marxista do PT (trotskistas em especial) e aumentar sobremaneira a política das alianças ESPÚRIAS com figuras as mais deploráveis da direita brasileira, numa estratégia típica do peleguismo que tanto caracterizou o líder sempre carismático Lula, que apesar de seu carisma sempre esteve mais para Lech Walesa do que para revolucionário.
Portanto, minha manifestação vai no sentido de uma terceira via.
No fundo, há dois caminhos possíveis para medidas mais progressistas: o da reforma, OU o da revolução.
O PT de Dilma, Lula e de quem continua a defendê-lo é o da reforma.
O caminho da esquerda marxista é o outro. Seja isto utópico ou não!
Não está em discussão a direita de Aécios, PMDB, PSDB, pastores, fascistas, fanáticos.
Com esses, podem-se fazer alianças, porém do ponto de vista NÃO da esquerda (à qual vc diz aderir), mas antes do ponto de vista da centro-direita, do reformismo, do "toma lá da cá”, das migalhas aos porcos ao troco dos grandes benefícios em proveito próprio e do fortalecimento do grande capital.
O PT é passado. Desmoronou. As pessoas mais dignas de suas origens já estão, salvo raríssimas exceções, fora dele há muito tempo. O que falta é a aglutinação desse poder crítico à esquerda, para que se torne também um poder mobilizador e, consequentemente, transformador.
Flo Menezes
> On 31 de ago de 2016, at 14:43, Karin Fernandes <karinfernandes em gmail.com> wrote:
>
>
> Prezados Flo e pessoas desta lista:
>
> Hoje estava lendo sobre a porcentagem de senadores respondendo a processos, em torno de 60%.
>
> A porcentagem de deputados não deve ser diferente, se não for maior. E o STF, então? Assistindo impasse ao golpe?
>
> Qualquer pessoa cidadã e politicamente ativa sabe muito bem que a Dilma se recusou a ceder às ameaças e chantagens do Cunha. Sabe também que a Dilma se recusou a dar o aumento ao STF e aos servidores do judiciário. Qualquer pessoa que acompanha a política brasileira que não apenas pelo PIG sabe muito bem que a Dilma se recusou a fazer acordos espúrios com o Congresso que envolvessem cortes e fim de programas sociais importantes.
>
> Portanto sempre imaginei que seria bastante lógico saber que num país onde a corrupção é uma instituição e o sistema político é totalmente viciado, qualquer pessoa conhecedora de como funciona tudo isso saberia que é bastante ingênuo achar que um partido teria como, seja através de alianças ou não, desconstruir sozinho todo esse esquema espúrio.
>
> O fato é que nenhum político se elege sem alianças. E se conseguir se eleger será OBRIGADO a fazer alianças, tanto com bons quanto com maus políticos, para poder governar. Essa não é uma questão partidária, essa é a forma como funciona o nosso infeliz sistema político. Dilma fez muitas alianças, até onde pode dentro da legalidade, e de nada adiantou, meramente porque o destino dela já tinha sido decidido assim que ganhou as eleições de 2014. Esse golpe não tem a ver com alianças ou não, tem a ver com o poder que a direita não consegue há anos pelo voto e decidiu tomar na marra. Já, se ela tivesse se aliado ao Ivan Valente, sequer teria ganho as eleições e já estaríamos nas mãos dessa direita há dois anos, porque o Aécio teria vencido. Preferiam isso? Não sejamos ingênuos.
>
> Portanto, me desculpe, Flo, mas continuar com esse mesmo discurso do PIG de que a culpa é do PT, eu não aceito isso. Antes de mais nada, nunca fui e não sou petista. Votei no Lula, para quem dei meu primeiro voto na vida, votei na Dilma, mas também votei em candidatos de outras legendas, sempre de esquerda, isso sim, sou de esquerda.
>
> Acho que continuar batendo no PT, isso o PIG já faz muito bem, a lava-jato já faz muito bem. Eu não vou participar disso porque acho que isso não acrescenta absolutamente nada à minha luta como pessoa de esquerda.
>
> Abraços à todos, com todo respeito, Karin
>
>
>
> Em 31 de agosto de 2016 13:47, <carminda.stenio em uol.com.br <mailto:carminda.stenio em uol.com.br>> escreveu:
> Apoio e estou dentro dessa campanha... ÀS RUAS! ÀS PARALIZAÇÕES PARA NOS FAZERMOS OUVIDOS!
> Carminda
>
>
> De: studio_panaroma em ia.unesp.br <mailto:studio_panaroma em ia.unesp.br>
> Enviada: Quarta-feira, 31 de Agosto de 2016 13:11
> Para: panaroma-b em listas.unesp.br <mailto:panaroma-b em listas.unesp.br>,docentes-ia em listas.unesp.br <mailto:docentes-ia em listas.unesp.br>
> Assunto: [Docentes-IA] PANaroma pelo SOCIALISMO
>
> Diante da atual grave crise social e política do Brasil, o Studio PANaroma, um centro de excelência, ensino, pesquisa, extensão e invenção em Composição Eletroacústica, sob minha Direção Artística, Compositor Flo Menezes, não se furta a reafirmar o Radicalismo Maximalista de suas proposições, sem qualquer concessão musical NEM política, e se declara enfileirado pela campanha às Eleições Diretas Já, reedição 2016, contra o governo golpista, mas também contra as alianças espúrias de uma pseudo-esquerda que tiveram como consequência a barbárie a que por ora assistimos, deixando o poder cair de mãos beijadas nas mãos da direita reacionária e nojenta.
>
> O toque artístico da foto seguinte, com seu teor político, fala por si!
> Rumo ao Socialismo Revolucionário!
>
>
> Flo Menezes visitando Trotsky em Coyoacán, México - julho de 2015.
>
>
> [Se você não deseja mais receber mensagens desta lista, envie um email!
> If you do not wish to receive further messages from this list, send an email!]
>
>
>
>
> Studio PANaroma
> de Música Eletroacústica da Unesp
>
> Diretor Artístico: Flo Menezes
> - - -
> Instituto de Artes da UNESP
> Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271
> c/o Studio PANaroma
> Várzea da Barra Funda
> 01140-070 – São Paulo – SP
> Brasil
>
>
> email: studio_panaroma em ia.unesp.br <http://../undefined//compose?to=studio_panaroma@ia.unesp.br>
>
>
>
>
>
> --
> www.karinfernandes.com.br <http://www.karinfernandes.com.br/>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://listas.unesp.br/pipermail/panaroma-b/attachments/20160831/cb6575e7/attachment-0001.html>
More information about the Panaroma-b
mailing list