[Studio PANaroma at Unesp (Brazil)] New Book Release / Novo Livro – Lançamento

Flo Menezes flo em flomenezes.mus.br
Sábado Março 5 20:25:17 -03 2022


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New Book Release:
Novo Livro – Lançamento:


Flo Menezes (ed./ org.):
Scripture Music – Maximalism in the musical work of Flo Menezes
/
Música de Escritura – O Maximalismo na obra musical de Flo Menezes

edições flopan, São Paulo, 2022
supported by / apoio: Studio PANaroma de Música Eletroacústica & PROPG
(Unesp – State University of São Paulo, Brazil)

ISBN: 978-65-00-37644-9 (PDF)
ISBN: 978-65-00-37643-2 (ePub)

568 pages / 568 páginas

Texts by / textos de:
Ralph Paland, Sergio Kafejian, Leonardo Martinelli, Flávio Monteiro, Vladimir Safatle, Maurício Ayer, Daniel L. Barreiro, George Alveskog, Paola Baron, Willian Lentz, Fábio Scucuglia, Caio Tikaraishi Pierangeli, Raphael Vilani Domiciano, Helen Gallo, Gabriel Xavier, Leonardo Labrada, Tiago Gati, Victor Lacerda and Flo Menezes. 

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Baixe gratuitamente o livro “Música de Escritura” em formato PDF:
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Baixe gratuitamente o livro “Música de Escritura” em formato ePub:
http://flomenezes.mus.br/flomenezes/booksarticles_en/books_pdf/Scripture%20Music.epub <http://flomenezes.mus.br/flomenezes/booksarticles_en/books_pdf/Scripture%20Music.epub>


This publication brings together a selection of analytical essays and texts that focus on my musical and theoretical work, in a tribute that the authors pay me on the occasion of my 60th birthday, which will be on April 18, 2022.
And to what does it owe its title?
Lately, I have been asking myself, once again, about the essence of our work in composition. It can be and has been defined in several ways: contemporary music, avant-garde music, New Music (Neue Musik), Maximalist Music (my term since 1983, when, at age 21, I introduced it in a concert at MASP – São Paulo Art Museum – to define my own musical poetics), Music of Invention (term coined by the great poet Augusto de Campos)…
All these terms make sense and try to situate a musical making that takes distance from the music of the market, from the “popularesque” music (Béla Bartók’s term) or popular: a musical making that anchors its poetics in an intertextuality, as implicit as it may be, that retraces its achievements in a long transgressive course – of a transgress, not exactly of a “progress” – of the musical language throughout centuries and finds its roots in the advent of writing or musical notation. But writing was already born from a longing for scripture, and to this, yes, we direct our focus. The musical scripture is, therefore, what motivated the birth of musical notation so that, making use of it, it could develop itself. This is what defines, then, what we really do: for this reason, I have lately defined this doing as Scripture Music.

A presente publicação reúne uma seleção de ensaios analíticos e textos que têm por foco a minha obra musical e teórica, numa homenagem que os autores me prestam por ocasião de meus 60 anos, completados em 18 de abril de 2022.
E a que deve seu título?
Nos últimos tempos, tenho me perguntado, mais uma vez, acerca da essência de nosso fazer nas trilhas da composição. Ele pode ser e foi definido de diversas maneiras: música contemporânea, música de vanguarda, Música Nova (Neue Musik), Música Maximalista (meu termo desde 1983, quando, aos 21 anos, o introduzi em um concerto no MASP – Museu de Arte de São Paulo – para definir minha própria poética musical), Música de Invenção (termo cunhado pelo grande poeta Augusto de Campos)...
Todos esses termos fazem sentido e procuram situar um fazer musical que toma distância da música de mercado, da música “popularesca” (termo de Béla Bartók) ou popular: um fazer musical que ancora sua poética numa intertextualidade, por mais implícita que esta seja, que rebate seus feitos num longo decurso transgressivo – de um transgresso, não propriamente de um “progresso” – da linguagem musical ao longo de séculos e encontra suas raízes no advento da escrita ou notação musical. Mas a escrita nasceu já de um anseio de escritura, e a isso, sim, dirigimos nosso foco. A escritura musical é, pois, o que motivara o nascimento da escrita musical para que, dela se valendo, pudesse ela mesmo se desenvolver. Eis o que define, pois, o que realmente fazemos: por tal razão tenho ultimamente definido este fazer como Música de Escritura.

Flo Menezes

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Flo Menezes
Compositor
Telefone: ++55/11/98282-0960
Studio PANaroma: ++55/11/3393-8697
website: http://flomenezes.mus.br <http://flomenezes.mus.br/>

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