[Preservacao-digital] Notícia_Tramitação digital de documentos entre órgãos começa em julho de 2016

Maria Blassioli Moraes mmoraes em reitoria.unesp.br
Sexta Abril 8 08:53:20 BRT 2016


Prezados,

compartilho notícia a respeito da implantação de barramento de processo eletrônico pelo órgãos federais.
http://www.planejamento.gov.br/assuntos/logistica-e-tecnologia-da-informacao/noticias/tramitacao-digital-de-documentos-entre-orgaos-comeca-em-julho-de-2016-1


Tramitação digital de documentos entre órgãos começa em julho de 2016

Inovação foi anunciada em fórum de TIC dos Institutos Federais

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppPrintEmail
Publicado:  07/04/2016 10h54,
Última modificação:  07/04/2016 10h54
 
 
A solução de Barramento do Processo Eletrônico Nacional (Barramento PEN) será implantada em julho de 2016. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (6) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), durante o 1° Fórum de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos Institutos Federais, em Brasília. A ferramenta permitirá a tramitação digital de documentos entre diferentes órgãos.
 
“Esta solução de integração vai permitir ao Instituto Federal de Brasília tramitar documentos digitalmente para o Ministério da Educação”, exemplificou o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira, que informou ainda que o Barramento PEN será entregue no modelo de computação em nuvem.
 
O Barramento PEN é uma das ações do MP para auxiliar os órgãos a atenderem o estabelecido pelo Decreto n° 8.539/2015. A norma estabelece prazo de dois anos para os órgãos da Administração Pública Federal (APF) implantarem o processo eletrônico na tramitação de documentos.
 
PEN
 
A nova solução de barramento faz parte dos projetos para implantar o PEN no governo. As outras duas iniciativas são o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Protocolo Integrado.  


Maria Blassioli Moraes
Arquivista
Reitoria - Unesp
(11) 5627-0440




More information about the Preservacao-digital mailing list