[Preservacao-digital] Cenário de uso de RDC-Arq (Repositório Arquivístico Digital Confiável) em conjunto com o SIGAD

Protocolo - IB protocib em rc.unesp.br
Quarta Abril 13 10:34:26 BRT 2016

Clériston,

bom dia!
Encaminhei em outro e-mail sobre a palestra que assisti sobre Correio
Eletrônico. Assisti em 2010 esta palestra e me lembro muito pouco.
No nosso google drive postei um material do CONARQ que trata sobre o Correio
Eletrônico. Acredito que vai esclarecer a dúvida.
A grosso modo o e-mail passa a ser um documento e não mais apenas uma
mensagem.
Na experiência do Metrô, o e-mail antes de passar a ser "oficial", era
utilizado para muitas mensagens particulares dos usuários e após a sua
"oficialização", passou a existir como documento e tratado como tal.
Aqui na Unesp, acontece muitas vezes de o e-mail ser imprimido e colocado
dentro de um Processo e neste mesmo e-mail muitas vezes acontece de ter uma
conversa informal, com outro assunto e não só o assunto referente àquele
Processo.
Enfim, o e-mail passaria a ser um documento, ou passaria a ser oficial, da
instituição.
Se estiver errado, por favor me corrijam.

"adoção de uma série de medidas que possibilita o

gerenciamento da mensagem de correio eletrônico em sua produção, uso,
manutenção e

destinação, aplicando as normas e os procedimentos arquivísticos para o
tratamento desse

documento, incluindo seus prazos de guarda e eliminação"

Att

Vagner
STCom
IB-RIO CLARO