[Supervisorascci] Fwd: ATIVIDADE COM MASSINHA DE SAL CASEIRA
Eliana Aparecida Batista
ea.batista em unesp.br
Terça Abril 28 11:20:40 -03 2020
Bom dia,
Compartilho receita de massinha feito pela ADI Lívia.
Att,
Eliana
---------- Forwarded message ---------
De: Livia Maria Batista Sampaio dos Santos <lmbs.santos em unesp.br>
Date: ter., 28 de abr. de 2020 às 10:11
Subject: Fwd: ATIVIDADE COM MASSINHA DE SAL CASEIRA
To: Eliana Aparecida Batista <ea.batista em unesp.br>
---------- Forwarded message ---------
De: Elisa Cristiane Bizzi <e.bizzi em unesp.br>
Date: ter, 28 de abr de 2020 00:59
Subject: Re: ATIVIDADE COM MASSINHA DE SAL CASEIRA
To: Livia Maria Batista Sampaio dos Santos <lmbs.santos em unesp.br>
Muito legal Lívia. Adorei 👏 seria 😘
Em seg, 27 de abr de 2020 22:10, Livia Maria Batista Sampaio dos Santos <
lmbs.santos em unesp.br> escreveu:
> Vamos brincar de Massinha???
>
>
>
> Brincar com massinha é divertido e ainda traz outros benefícios:
>
>
>
> Promove a concentração e o relaxamento em crianças
>
> Modelar contribui para o relaxamento das crianças quando estão muito
> inquietas, pois para trabalhar com esse material elas devem estar
> concentradas e calmas.
>
>
>
> Desenvolve as habilidades motoras finas
>
> Amassar, separar, e depois juntar a massinha são movimentos que colaboram
> com o aprendizado da escrita. Melhoram a força, destreza e agilidade nas
> mãos, e especialmente nos dedos. Na alfabetização a criança ficará por um
> tempo maior segurando o lápis para escrever. Ao brincar com a massinha
> estamos fortalecendo toda a estrutura muscular da mão da criança para este
> momento.
>
>
>
> Identificam as cores
>
> Para algumas crianças o processo de identificação das cores é um pouco
> difícil, brincar com a massa de modelar é uma atividade que possibilita
> reconhecer diferentes cores e a criação de novas cores ao misturar as
> massas diferentes.
>
>
>
> Diferenciam quantidades
>
> Além de aprender as cores, as crianças reconhecem a diferença de grandes
> ou pequenas porções, pouco ou muito, melhorando a capacidade de comparação,
> e a numérica.
>
>
>
> Desenvolve os sentidos
>
> As crianças que brincam com massinha de modelar desenvolvem vários
> sentidos de uma só vez. O olfato porque geralmente a massinha tem um cheiro
> agradável, o tato porque criam diferentes texturas quando pressionam a
> massa, e a visão, quando moldam e identificam as figuras que formam.
>
>
>
> Promove a criatividade
>
> As crianças podem materializar com a massinha todas as formas que têm em
> suas mentes.
>
>
>
> Socialização e respeito ao outro
>
> Ao brincar em pares ou grupo a criança aprende a compartilhar, a valorizar
> suas produções e a dos outros, a expressar suas vontades e a negociar o uso
> de objetos em comum.
>
>
>
> Reforça a autoestima das crianças
>
> Ao criar figuras de massinha a autoestima das crianças é fortalecida, elas
> se sentem satisfeitas quando percebem que seu trabalho ficou bem feito. E
> também nos momentos que outra pessoa as elogia pela sua criação.
>
>
>
> Aumenta a capacidade de concentração
>
> Explorando a massinha a criança se concentra em colocar em prática todas
> as possibilidades que são provocadas por seus pensamentos: apertar,
> enrolar, esticar, furar... Ela experimenta várias possiblidades.
>
> Assegura sua autonomia
>
> Quando as crianças estão manipulando com a massinha elas decidem *como
> serão ou de que cor serão suas criações*, essa ação reforça sua tomada de
> decisão e sua autonomia.
>
>
>
> Melhora a linguagem das crianças
>
> As brincadeiras com massinha de modelar expandem a linguagem das crianças,
> pois precisam aprender novos conceitos para expressar o significado das
> figuras que fazem.
>
> A receita da massinha segue anexo ao e-mail. O modo de preparo segue nos
> links... Devido a probleminhas técnicos durante a gravação o vídeo foi
> gravado em duas partes:
>
> Parte 1: https://youtu.be/RH6SYobgKFY
>
> Parte 2: https://youtu.be/QWqne_dQZQg
>
>
> *Dicas da tia Lívia:*
>
> · Lavem bem as suas mãos e as mãos da criança antes e depois de
> brincar.
>
> · Imprima a receita e leia junto com a criança. Conte os copos e
> mostre nos dedinhos. Se não puder imprimir mostre no celular. (ANEXO)
>
> · Forre a superfície com um plástico ou use uma bandeja ou
> assadeira. A massa não é gordurosa, porém gruda em algumas superfícies ao
> secar.
>
> · Envolva a criança no processo de preparo da massinha. Permita
> que ela experimente o sabor dos ingredientes (exceto os corantes e tintas),
> a textura, o cheiro. Converse, pergunte, oriente, incentive, valorize os
> acertos, perceba o que ela já sabe, deixa a criança se expressar.
>
> · Explique que depois de pronta não pode colocar a massinha na
> boca.
>
> · Oriente a criança sobre os locais da casa onde ela pode e não
> pode brincar com a massinha. Evite tapete, toalha, cama e sofá.
>
> · A cor depende da quantidade de corante/tinta que você dissolve
> na água: para cores vivas coloque mais, para cores suaves coloque menos;
>
> · A massa pode ser feita sem corantes/tinta. Depois de brincar e
> modelar, se quiser leve ao forno médio, pré-aquecido e asse as produções
> que poderão ser pintada depois. Quando começa a cheirar pão assado ou ficar
> douradinho está na hora de tirar do forno. Espere esfriar para pintar.
>
>
> · Para fazer mais massa dobre a receita. Massas de cores diferentes faça
> uma receita de cada vez.
>
>
> · A quantidade de água varia de acordo com a farinha usada e
> também com o clima do dia por conta do sal. Dias chuvosos pedem menos água,
> dias secos e quentes pode ser necessário mais água.
>
>
> · Separe utensílios que podem usados pela criança com segurança na
> hora de modelar. Sugestões: tampinhas de garrafa pet, facas sem ponta e sem
> corte, garfos, rolo de macarrão, espremedor de alho, pente, forminhas de
> silicone, potinhos e palitos.
>
>
> · A criança pode estranhar a textura da massa, o que é muito
> natural. Incentive-a romper essa barreira.
>
>
> · Ensine a criança pelo seu exemplo, ela irá imitar você. Mostre
> prazer ao modelar. Faça e ensine a criança a fazer bolinhas, cobrinhas,
> amassar, cortar, furar... nomeie suas ações.
>
>
> · A massa dura até 4 dias na geladeira. Coloque em potinhos bem
> fechados ou saquinhos de congelar alimentos e coloque na geladeira. Quando
> a criança utilizar a massinha gelada, converse com ela sobre a temperatura
> da massinha. Estimule o raciocínio dela através de perguntas como: há algo
> diferente na sua massinha? O que você está sentindo?
>
>
> · Desenvolva na criança o hábito da organização e da cooperação
> dando a ela a oportunidade de ajudar a limpar tudo depois de brincar e
> guardar a massinha na geladeira.
>
>
> · Tire fotos e faça vídeos para compartilhar com equipe do CCI!!!
> Aproveite a brincadeira!!
>
> --
>
>
> *Lívia Maria*
>
> *ADI/CCI*
>
> *"Quando jovens,aprendemos. Quando velhos,entendemos." *
>
> *(Albert Einstein**)*
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://listas.unesp.br/pipermail/supervisorascci/attachments/20200428/61b9a142/attachment-0001.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Supervisorascci