[Alunos-assis] Tardes do Cedap - Próximas palestras do mês de Agosto

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Sexta Agosto 14 15:41:17 BRT 2015


Prezada Comunidade Acadêmica,

De ordem da Profa. Dra. Sílvia Maria Azevedo, Supervisora do Cedap, divulgo abaixo as próximas palestras do  Evento "Tardes do Cedap", que ocorrerão durante o mês de Agosto.
Na oportunidade, informo que haverá expedição de certificado para os participantes, a partir da assinatura da lista de presença.

AGOSTO
20/08/2015 - 14h00 - Anfiteatro do Cedap
Palestrante: Rogério Ivano (Pós-Doutorando - Unesp/Assis)
Título: Memória e esquecimento: argumentos de Paul Ricoeur
Ementa: Reflexões sobre "A memória, a história, o esquecimento", do filósofo francês Paul Ricoeur (2007). A distinção dessa obra esta na articulação do esquecimento com a memória e a história nas representações do passado histórico. Ricoeur propõe uma "pragmática do esquecimento" a ser analisada à luz dos "usos e abusos da memória", uma vez que dela decorrem formas de apagamento e omissão de lembranças na formação do passado.

27/08/2015 - 14h00 - Anfiteatro do Cedap
Palestrante: Marcelo F. Gouveia Nogueira (Unesp/Assis)
Título: "Símbolos na Armaria Nazista"
Ementa: O partido nacional socialista dos trabalhadores alemães (partido nazista) instituiu diversas maneiras para impor a sua máquina de guerra. Dentre estas, a utilização de artefatos e de símbolos que trouxessem à tona o orgulho e o nacionalismo do exército e do povo alemão foi uma pequena vertente. Adagas, capacetes, condecorações, braçadeiras e mesmo moedas foram alguns dos veículos utilizados para promover o aumento da estima, da fidelidade ao partido e, em última instância, do sentimento de superioridade racial da maioria da população. Em retrospectiva porém, tais símbolos tiveram um papel menor na guerra sendo antes coadjuvantes no reforço psicológico da ideologia nazista. A palestra pretende exemplificar alguns desses símbolos em peças de armaria.


Atenciosamente,


Ana Elisa Paziam dos Santos
Assessor Administrativo I
Unesp/FCL/Assis - Cedap
(18)3302-5835



More information about the Alunos-assis mailing list