[Alunos-assis] Divulgação de Evento: Os Povos Clamam por Poder!

sidnei em assis.unesp.br sidnei em assis.unesp.br
Segunda Novembro 13 17:08:05 BRST 2017


Os Povos Clamam por Poder! 


Data: 22/11/2017 
Local: Anfiteatro Antonio Merisse - Unesp / Assis 
Horário: 19h00 


Inscrições gratuitas até 22/11/2017 (até as 12h00): www.inscricoes.fmb.unesp.br/fcl 



O historiador inglês Eric Hobsbawm classificou o século XX como "era dos extremos". Domenico Losurdo, filosofo italiano, afirma que foi o século da luta anticolonial, marcado pela resistência e conquista da independência por uma série de países até então dominados por grandes potências mundiais. Foi um período de enorme pulsação revolucionária, que parecia ter encontrado seus limites com o fim da guerra fria, a queda do muro de Berlim e o colapso dos regimes socialistas do leste europeu. 
Entramos no século XXI com a ideia perturbadora (para alguns) e confortante (para outros) do "fim da história", com um capitalismo neoliberal supostamente triunfante e infalível. Esse discurso encontrou suas inevitáveis negações. Em 2008, após o mundo todo sentir os efeitos devastadores de mais uma gigantesca crise capitalista, esse sistema de dominação, seus pressupostos e instituições voltam a ser abertamente questionados. 
As "soluções" propostas pelos grandes capitalistas e seus governos envolvem, em toda a parte, a redução dos salários, destruição de direitos trabalhistas, privatização dos serviços públicos e recursos naturais, além de um revival de incursões militares em qualquer país que não siga esse programa à risca. Inevitavelmente, as lutas de resistências ganham novo impulso e voltam a despertar interesse. 
Do Brasil a Síria, da África a Venezuela e da Grécia a península coreana, os povos do mundo clamam pelo poder de decidir seu próprio destino, de toma-lo em suas próprias mãos, sem a intervenção de interesses privados e potências estrangeiras. Quais são essas resistências? Qual deve ser nossa postura em relação a elas? Como a resistência deve ser feita no Brasil hoje? Essas são algumas das questões que pretendemos lançar e discutir no evento "Os povos clamam por poder!". 




-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20171113/c39aca44/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: arte 1.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 90992 bytes
Descrição: não disponível
URL: <https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20171113/c39aca44/attachment-0001.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis