[Alunos-assis] Divulgação de evento: Palestra - Uma aceitação silenciosa: ensinando atitudes em relação à diversidade devido à orientação sexual, identidade e expressão de gênero (SOGIE) no Chile - Com o Dr. Pablo Andrés Astudillo Lizama (Universidad Alberto Hurtado, Santiago de Chile)
Sidnei Marcio de Oliveira
sidnei.oliveira em unesp.br
Seg Out 9 09:11:05 -03 2023
Palestra - Uma aceitação silenciosa: ensinando atitudes em relação à
diversidade devido à orientação sexual, identidade e expressão de gênero
(SOGIE) no Chile - Com o Dr. Pablo Andrés Astudillo Lizama (Universidad
Alberto Hurtado, Santiago de Chile)
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As atitudes docentes podem ser definidas como valores e normas intrínsecas
dos sujeitos que direcionam seus processos pedagógicos. Essas atitudes
poderiam ser compreendidas a partir de pelo menos três fatores que
interagem entre si: a leitura das normas sociais que impactam os processos
educativos, o que foi aprendido durante a formação inicial de professores e
a adaptação dos indivíduos às culturas organizacionais dos locais de
trabalho. Onde eles trabalham. Com isto em mente, este artigo apresenta os
resultados de um estudo sobre as atitudes dos professores em relação à
diversidade devido à orientação sexual, identidade e expressão de gênero
(SOGIE) no Chile, levando também em consideração outros elementos
diferenciadores individuais que podem influenciar a forma como o ensino
atitudes ganham forma na prática profissional: gênero, trajetória e
geocultura.
Com base na análise de vinte entrevistas realizadas com professores de três
cidades do país (Santiago, Valparaíso e Talca) além de uma revisão de 132
currículos de programas de formação em pedagogia nas três regiões
observadas, chega-se à conclusão de que os professores Eles têm uma atitude
favorável à diversidade devido à SOIEG, embora essa disposição não se
traduza numa modificação do trabalho profissional, dos processos
pedagógicos ou no questionamento da política educativa. Esta aceitação
silenciosa oferece, portanto, oportunidades e limitações para avançar na
reflexão sobre a inclusão. Nestas condições, portanto, ainda é difícil
questionar a forma como a norma de género e sexualidade é constantemente
reproduzida e produzida pelas escolas no Chile.
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*Sidnei Márcio de Oliveira*
*Supervisor Técnico de Seção*
*STAEPE - FCL / Assis*
*(18)3302-5823*
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