[Alunos-assis] VIRADA CULTURAL PAULISTA 2009

Lista dos Alunos da Unesp/Assis alunos-assis em listas.unesp.br
Segunda Maio 11 10:39:34 BRT 2009


ASSIS - VIRADA CULTURAL PAULISTA 2009

A Diretoria da UNESP/Assis e a FAC - Fundação Assisense de Cultura tem o prazer de encaminhar o material sobre a realização VIRADA CULTURAL PAULISTA 2009. Segue, anexo a Programação da Virada Cultural em Assis.


Realização: Governo de São Paulo
Correalização: Fundação Assisense de Cultura e Prefeitura Municipal de Assis
Produção: Associação Paulista dos Amigos da Arte - APAA
Apoio: UNESP - FCL/Assis
_________________________________________

VIRADA CULTURAL PAULISTA APRESENTA MAIS DE 560 ATRAÇÕES EM 20 CIDADES DO 
ESTADO 


Sepultura, Marcelo D2, Jorge Ben Jor, Lenine, Moraes Moreira, Osesp, Dona Ivone Lara, Toquinho e Arnaldo Antunes são alguns dos artistas que se apresentam na 3ª edição da Virada Cultural Paulista. Programação de cinema inspirada no Ano da França no Brasil, grupos musicais que fizeram sucesso nos anos 80, além de apresentações de teatro, dança e circo, também estão entre os destaques do evento 

O  Governo  do  Estado  de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realiza, nos dias 16 e 17 de maio, a terceira edição da Virada Cultural  Paulista.  Com  investimento de R$ 5,5 milhões, a Virada levará para 20 municípios do Estado mais de 560 atrações artísticas, ampliando o sucesso  da  edição  de  2008,  que reuniu cerca de 740 mil pessoas em 19 cidades do interior e litoral. 

A  Virada  Cultural  Paulista  tem  início às 18h do sábado, dia 16, e as atrações  prosseguem até  as  18h  do domingo, dia 17. Durante 24 horas, instituições  culturais  e  espaços públicos serão ocupados por diversos espetáculos de música, todos com entrada franca. As unidades do Sesc São Paulo  e  do  SESI -  instituições  apoiadoras  do  evento - também têm programação integrada à Virada. 

"Chegou  o  dia  da  terceira Virada Cultural. Paulistas de 20 diferentes cidades do Estado vão ocupar teatros, praças, restaurantes e bares para usufruir mais de 560 atrações, entre espetáculos de música, dança, teatro e  circo,  além  da  exibição  de  filmes e exposições de arte", afirma o Secretário de Estado da Cultura João Sayad. 

O   evento será realizado em Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, 
Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi  Guaçu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d'Oeste, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Sorocaba e tem como correalizadores as prefeituras dos municípios contemplados. 

"A  Virada  Paulista  consolida-se como um evento de peso na agenda cultural do Estado. Nesta terceira edição, mantém o compromisso de levar nomes de destaque da cena cultural para os palcos do interior e litoral, assim  como o de promover o intercâmbio e a circulação de artistas locais entre as cidades", afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da SEC, responsável pela Virada. 

A  programação deste ano tem como novidade as atrações inspiradas no Ano da França no Brasil, assim como bandas que fizeram sucesso nos anos 80. Artistas como Sepultura, Marcelo D2, Jorge Ben Jor, Lenine, Ratos de Porão, Moraes  Moreira, Leci  Brandão, Ultraje a Rigor, Pitty, CPM22, Monobloco, Lobão, Cachorro Grande, Almir Sater, Dona Ivone Lara e Cordel do Fogo Encantado estão entre os destaques que vão embalar o público durante o terceiro final de semana de maio. Além de shows musicais, a Virada terá intensa programação de teatro, dança, intervenções urbanas, circo, cinema e música erudita. "A Virada Cultural Paulista é um evento que cresce a cada ano e, nesta edição, deve atingir um milhão de pessoas", diz Sturm. 

O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, considera a importância deste tipo de ação cultural para as cidades do interior paulista como meio de "dar acesso à comunidade aos elementos formadores de nossa cultura pela participação efetiva do cidadão nas mais diversas atividades artísticas". Ele ressalta ainda a Virada Cultural Paulista como uma oportunidade de ampliar o raio de ação e de experiências da instituição, proporcionando ambientes que favoreçam a convivência e a apreciação crítica e criativa para o desenvolvimento social do indivíduo". 

Programação 

A novidade da terceira edição da Virada Cultural é a programação com influência do Ano da França no Brasil. Entre as atrações, destaque para os filmes O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain/ França, 2001); Paris, Te Amo, uma coletânea com 21 curtas  (França, Alemanha, Suíça, 2006); Pintar ou Fazer Amor (Peindre ou Faire L'Amour/ França, 2005); Em Paris (Dans Paris/ França, 2006); e o infantil Brincadeiras de Criança (Résolument Animés - Enfantillages/ França, 2008) - filme composto por uma série de curtas-metragens de animação feitos por cineastas franceses e exibido em parceria com a Cinemateca Francesa e o Consulado da França em São Paulo nas cidades de Caraguatatuba, Sorocaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Presidente Prudente. 

Cidades como Santos e Jundiaí foram contempladas com uma agenda de filmes que contentará os amantes da telona. Os santistas, por exemplo, poderão conferir Decididamente Animados (Résolument Animés - Animations Citoyennes /França, 2008), uma seleção de curtas de animação da recente safra de jovens diretores franceses. 

Também vale a pena conferir o Cinema Tocado, uma sessão de cinema mudo com trilha sonora executada ao vivo pelos músicos Michelle Agnes (piano, harmônico) e Cristiano Rosa (sintetizadores, instrumentos eletrônicos vivos) e com interferências visuais e videografismos de Nívio Mota, que remonta aos primórdios da exibição pública de filmes, especificamente na França. A programação será composta por filmes de diretores franceses como  Melies, Renoir, assim como obras de Chaplin, Buster Keaton, O Gordo e o Magro e algumas animações anônimas do início do século XX. 

Em  Jundiaí, o público pode assistir a longas como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain/ França, 2001) e Paris, Te Amo (França, Alemanha, Suíça, 2006). Os mesmos filmes também estão na programação de Sorocaba. 
Na parte musical, artistas apresentarão canções francesas de seus repertórios, entre eles a banda Jokers, que faz show em Araraquara, a cantora Ligiana, que se apresenta em Bauru, e Renato Godá, que levará ao palco de Mogi Guaçu suas canções de amor e ódio, inspiradas em nomes como Serge  Gainsbourg, Tom Waits e Leonard Cohen. O show tem a atmosfera envolvente e descompromissada de um cabaré, onde jazz, folk, música cigana e chanson francesa convivem. 

Em Caraguatatuba, a Brava Companhia apresenta o espetáculo A Brava, em que drama e humor se misturam à música e a referências da cultura pop para recontar a saga de Joana D'Arc. A Brava traça paralelos entre a épica trajetória da santa padroeira da França e questões dos dias atuais. A peça está indicada ao Prêmio Shell de melhor direção para Fábio Resende. 

A presença de artistas de sucesso nos anos 80, com apresentações retrô, também dá um toque especial à programação. O público poderá conferir shows de artistas como Trio Los Angeles (Presidente Prudente), Antônio Carlos & Jocafi (Mogi Guaçu), Radio Taxi (Franca), Blitz (Ribeirão Preto e São José dos Campos), entre outros. 

Uma  marca registrada em todas as edições da Virada Cultural Paulista é o estímulo ao intercâmbio entre os artistas das cidades participantes. Entre os exemplos deste ano estão a Banda Vambora de Jaú, que se apresenta em Assis; o grupo Sunwalk & the Dog Brothers, de Ribeirão Preto, que toca em Araçatuba; Gaijin Sentai, de Caraguatatuba, vai a Araraquara; Mister Up Band, de Bauru, toca em Presidente Prudente; e Ziczira, de Indaiatuba, que leva seu rock alternativo para São João da Boa Vista. 

Histórico 

A Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Inspirada na Virada Cultural da capital, criada na gestão de José Serra quando prefeito de São Paulo, a Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público estimado é de 1 milhão de pessoas que poderão acompanhar 563 apresentações. 

Mais informações à imprensa: 

Approach - Secretaria de Estado da Cultura 
Karla Dunder - (11) 2627-8162 - kdunder em sp.gov.br 
Ciro Bonilha - (11) 2627-8243 - cbonilha em sp.gov.br 
Flavia Faiola - (11) 2627-8161 - ffaiola em sp.gov.br
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20090511/71df4691/attachment-0001.html 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : Virada Cultural - 2009 - Programação Assis.pdf
Tipo  : application/pdf
Tam   : 196939 bytes
Descr.: não disponível
Url   : https://listas.unesp.br/pipermail/alunos-assis/attachments/20090511/71df4691/attachment-0001.pdf 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Alunos-assis